Uma autoridade Italiana que está relacionada a Concorrência e Mercado (AGCM) abriu oficialmente uma investigação contra a Apple e a Samsung sobre a questão do desempenho em dispositivos móveis mais antigos. Quando apontamos para a Apple, sabemos que isso não é um assunto novo, mas a Samsung também está sendo colocada nesse pacote, apesar de afirmar publicamente que não diminui o aceleramento dos seus dispositivos com atualizações.
A AGCM recebeu relatórios de consumidores alegando o contrário. Os relatos dizem que essas duas empresas estão reduzindo o desempenho de produtos antigos para incentivar as pessoas a comprar novos modelos. Isto tem sido feito alegadamente através de uma atualização de software que não informa adequadamente o consumidor das conseqüências.
Isso faz um pouco de sentido, pois não é raro ver usuários fazerem comentários aleatório sobre a lentidão de seus aparelhos, especialmente após receber determinadas atualizações de software. A propósito, os telefones Samsung são conhecidos por terem degenerado mais rápido que a sua concorrência. Já a Apple, bem, isso só está sendo evidenciado a partir das últimas semanas.
Dito isso, o órgão regulamentador realizará investigações separadas e colaborará juntamente com a Unidade Especial Antitruste. Não está claro quais dispositivos Samsung estão envolvidos nisso. Sabe-se mais sobre o caso da Apple, Tim Cook prometeu que uma futura atualização do iOS permitirá aos usuários escolherem priorizar o desempenho ou a duração da bateria.