A possibilidade de ter acesso privilegiado a características internas do sistema é uma das maiores vantagens do Android. Graças ao seu código aberto, o processo de root é um extremamente capacitador e possibilitador de múltiplas utilidades. Não se limitando a customizar e automatizar, mas também é possível forçar um update, concertar uma falha de sistema, instalar uma nova ROM e até mesmo retornar a uma versão anterior.
O principal ponto que afasta o usuário comum do root é o seu complexo método de instalação, que muda de aparelho para a aparelho. Devido a esta variedade, é necessário que se tenha o minimo de conhecimento sobre a tecnologia, prevenindo resultados desastrosos. Contudo, para algumas marcas como a Motorola, existem poucas variações do método, possibilitando adquirir um conhecimento geral de como efetua-lo.
Passo a passo
Para iniciar é necessário realizar um backup, pois tudo será apagado no processo. Em seguida é necessário ativar a depuração USB no menu de desenvolvedores e fazer o download ADB e Fastboot para o desbloqueio do bootloader, vital para prosseguir por aqui.
Para ativar a depuração USB: nas configurações do seu dispositivo, vá em sobre e dê 7 toques no Número de compilação, até visualizar a mensagem que indica que o Modo do desenvolvedor foi habilitado. Em seguida é só voltar e localizar a opção nas Opções de desenvolvedor, que ficou na última posição da lista. Ative a opção “desbloqueio de OEM” também se estiver disponível.
Para desbloquear o bootloader: Faça o download do ADB Tools em seu computador e extraia em uma pasta no seu computador. É importante baixar os drivers para o ADB, assim como os da Motorola e este “erro-fix” para caso haja algum problema ao usar o programa. Neste ponto, você irá desligar o seu aparelho e entrar em modo fastboot: basta segurar o botão volume menos juntamente com o botão power até ele exibir esta tela:
Navegando através dos botões de volume, procure a opção “Restart bootloader” e aperte o botão power. Conecte o cabo USB do PC ao smartphone e abra o site neste link. Basta logar com sua conta Google, voltar na pasta do ADB e segurar o botão shift ao clicar com o botão direito em um capo vazio, para encontrar a opção “abrir janela de comando”
Na janela aberta, você ira digitar “fastboot oem get_unlock_data” (sem as aspas) e apertar enter. Com o código gerado, você copiará todo o conteúdo e irá colar na opção 6 no site da Motorola logado em sua conta, apagando todos os 4 espaços que houver no código colado. Em seguida clique verifique se o dispositivo pode ser desbloqueado, desça a página e clique em “eu concordo” e “solicite unlock key”.
Você receberá então um código por e-mail. Copie-o e vá de novo e cole ele na janela de comando da seguinte forma: fastboot oem unlock <Insira aqui o código de 20 caracteres com o botão direito do mouse> e aperte enter. Pronto! O aparelho será reiniciado automaticamente (caso não seja digite na janela de comando “fastboot reboot” e aperte enter), e o bootloader estará desbloqueado. O aparelho estará totalmente zerado, faça a configuração inicial e ative novamente a depuração USB.
Para instalar o custom recovery: Após o desbloqueio do bootloader, será necessário a instalação de um recovery customizado. Recomendamos fazer o download do TWRP (na versão ideal para o seu smartphone) e salve ele na mesma pasta em que você descompactou as ferramentas ADB. Entre novamente em modo fastboot com o cabo conectado ao PC, na pasta ADB clique e segure o botão de Shift e clique com o botão direito do mouse num campo livre da pasta para abrir novamente a janela de comando e digite estes códigos em sequência: “fastboot flash recovery ‘nome do arquivo’” (novamente sem as aspas) e aperte enter para instalar o TWRP.
Fazendo o Root: Depois de instalado o Recovery, é hora de passar o arquivo zip do SUPER SU (na versão ideal para o seu smartphone) para a memória interna ou cartão de memória, entrar novamente em modo fastboot e navegar com as teclas de volume até a opção “Recovery Mode”. Dentro da interface do TWRP entre na opção “Install”, selecione o fix primeiramente e deslize a bolinha abaixo para fazer o flash. Volte para Home, Install e selecione o SUPER SU, repetindo o processo de Flash. Clique em Wipe Cache/Dalvik, faça e deslize a bolinha para realizar a ação. A partir dai clique em “Back” e “Reboot System”. O seu aparelho estará rootado.
Confirmando o root: Se não tiver certeza se funcionou, confira a gaveta de apps para ver se estará presente a função SuperSU. Caso ainda tenha duvida então instale o app Root Checker, que após exigir o acesso root, exibirá um botão para mostrar se o aparelho tem ou não o root propriamente instalado.
- OBS: Realize o procedimento por sua conta e risco. O Meu-Smartphone não se responsabiliza por possíveis danos causados ao seu aparelho.