Atendendo a diversos pedidos, aqui está o comparativo do serviço de Streaming de música da Microsoft, o Groove Music. Para quem não conhece o novato, este é uma evolução das empreitadas da empresa com a distribuição e reprodução licenciada no mundo da música, iniciadas com o Zune e encorpadas com o Xbox Music, que vinha nativo em todo exemplar do console, assim como posteriormente nos Lumias e aparelhos com Windows Phone e Windows 8.
Com a chegada do Windows 10, na tentativa de evitar confundir o público casual, foi abandonado a identidade relacionada ao centro de jogos para adquirir uma ideia mais universal e que case com qualquer tipo de pessoa, ao mesmo tempo que a empresa aprimorou e tornou mais intuitivo as funções relacionadas ao streaming de música, que é uma das sensações do momento. Eis que nasce o Groove Music.
OBS1: Ainda que muitos tenham solicitado um comparativo entre as versões do Groove, alguns leitores pediram uma comparação com Spotify e Google Play Music, que estão sim guardadas para um futuro próximo. Nesta primeira fase, estaremos comparando versões do mesmo apps entre as plataformas, contudo, em breve estaremos promovendo comparativos entre serviços de mesmo foco e nos sistemas indicados, conforme o feedback.
OBS2: Estarei analisando totalmente a interface e funcionalidades oferecidas na versão padrão do Groove para as plataformas selecionadas, uma vez que não possuo assinatura premium e não tenho acesso as demais funções. Da mesma forma, estarei colocando serviços dos quais não faça uso, pois o comparativo deve trazer opiniões concretas sobre a experiência de uso (algo que eu não posso ter sem utilizar plenamente). Serviços como Netflix e Spotify, dos quais possuo assinatura terão analises completas, e caso eu migre entre os serviços, estarei adicionando informações sobre as funções ainda não vistas.
Tela Inicial
Ao abrir o app, você irá se deparar por padrão sempre com a tela “Explorar. É possível perceber que a Microsoft se importou bastante em trazer para as versões dos sistemas concorrentes a mesma experiência de uso, com os mesmos tons de preto, mesmos ícones e fontes.
A única diferença visível na interface fica por conta dos slides, imagens dos cartões, que curiosamente dão um ar mais sofisticado no Android. Contudo, é possível ver de cara que esta mesma versão é basicamente uma “simplificação” do original, pelo menu muito menos recheado.
Biblioteca
Olhando os detalhes, nota-se a presença dos temas no Windows, característica exclusiva da plataforma e que acaba por ditar boa parte do look do app. No Android a cor padrão é o azul, que é tratada como tema do app (assim como o azul escuro do Facebook e o ciano do Twitter), sendo impossível alterar.
Tudo estaria totalmente igual, se não fossem os filtros: no WP eles estão sempre visíveis e possuem uma ampla gama de marcações, o que é extremamente simplificado no Android com uma pequena janela que é expandida apenas ao clicar no botão que fica escondido ao topo, sendo necessário um swype para baixo para localiza-lo.
Ainda que mais completo, os menus da versão para o sistema da Microsoft por vezes são questionáveis. Na sessão de playlists por exemplo, são exibidos cartões longos e deslocados, em contraparte aos álbuns mais organizados e minimalistas da concorrente.
Em contraparte, temos uma visão caprichada no setor de rádio mesmo sem possuir uma assinatura, algo que não existe no Android. Podemos destacar também a função exclusiva “Seu Groove”, que traz dicas e sugestões para você baseada no que você ouve.
Mas é só olhar um pouco mais atentamente para ver qual a grande diferença por aqui: enquanto no seu sistema de origem o Groove Music é um reprodutor de áudio completo, assim como um serviço de streaming que pode fazer uso das suas músicas armazenadas via Onedrive, assim como de uma biblioteca virtual completa (assim como o Spotify).
Nas outras plataformas a única opção dada está no streaming. Sim, você pode até acessar as suas músicas no Onedrive sem uma assinatura, mas o aplicativo simplesmente não reconhece nenhuma das músicas armazenadas na memória, tornando a opção “Offline” apenas para as músicas salva das suas bibliotecas online.
Reprodução de músicas
A harmonia reina por aqui, e é perceptível que a Microsoft conseguiu integrar o novo design do Windows 10 até mesmo em uma plataforma diferente sem precisar altera-lo. Existe um pouco mais de capricho no Windows, uma vez que os efeitos de desfoque tentam trazer uma certa graça ao incluir um pouco da tonalidade da imagem desfocada, o que nem sempre funciona bem (como neste caso), mas que geralmente funciona.
Nos menus de contexto fica ainda mais evidente a simplificação no Android, que traz apenas 2 pequenas opções contra as 7.
Configurações
Seguindo a ideia acima, em quanto um traz o básico, o outro busca ser a solução principal para a plataforma em que está. Isso traz vantagens em forma de opções exclusivas como o modo de visualização “Claro” ou “Escuro”, opções para o uso de Continuum em caso de um dispositivo suportado, um botão para o controle de informações das mídias na sua biblioteca e mais. Do outro lado é basicamente login e log-out, sync e o controle de dados, ficando o resto para um link que vai te jogar na Web.
E esse foi o 3º post da serie de Comparativo de Apps 2.0. Existem uma diversidade muito grande apps que estão presente na nossa plataforma como Facebook Messenger, Telegram, Spotify, Instagram, Alternativos para o Youtube e cia. Qual app você gostaria que nós fizéssemos? Deixem nos comentários!
60 Comentários
Nem sabia que tinha pra android, achei que era exclusivo do windows.
Impressão minha ou parece um pouco o spotify no android?
Fiquei confuso. No android da ou nao da pra fazer streaming do Oneadrive ?
Dá.
Alguém sabe informar qual tamanho ideal para as fotos no groove (capa de album) não ficarem embasadas?
Um tamanho que eu achei legal foi 1200×1200, mas estou testando outros tamanhos também.
Valeu *-* vou tentar este para ver
Incrível. Nunca vi uma matéria assim comparando apps do Android e do Windows Mobile sem que houvesse uma puxação de saco enorme pro lado do Windows.
Pelo jeito a tal imparcialidade é para poucos nesse nicho.
Parabéns!
Na verdade, compararam o Groove no WP com o no Android. O mesmo app só que em sistemas diferentes.
Galera, aproveitando que o assunto é Groove Music, vou pedir um help.
Quando tento ouvir músicas compradas pelo Groove, ele exige conexão com a internet (pra checar a licença do arquivo).
É esse o funcionamento correto??
Acho estranho. Pois se comprei a música, deveria ter direito de ouvi-la em qualquer dispositivo, com ou sem internet.
Valew.
As músicas compradas são em mp3 e pode usar onde quiser em qualquer player. Se está pedindo para verificar licença deve estar em wma e faz parte da assinatura do Groove. Neste caso não é uma compra.
Ué… Mas o Groove chega a baixar o arquivo logo após a compra da música.
Aí depois, no dia a dia, o Groove sempre pede conexão com internet quando vai tocar a música.
Com certeza, o Groove é muito melhor no Windows, mas também ficou muito similar ao Windows no Android.
Juro que não entendi nada nesse comentário.
Acho que é porque você não conhecido o app antigo do Groove no Android.
Kkkkkkkkkkk eu disse que, no Android, ele é muito similar ao Windows. Mas no sistema da dona do app, ele ainda é melhor.
Agora entendi, mas essa semelhança veio só agora mesmo, antes era bem diferente.
Usaram um Lumia 535, ou aumentaram a fonte? A disposição dos ícones fica mais harmoniosa no 640… De qualquer forma, gostei do comparativo. E no Android já tá bem melhor do que antes
Achei que a comparação seria groove vs google play music.. que são os players “padrão” de cada plataforma
Da uma olhada no “Obs1” no inicio do texto 😉
Eu vi… Mas n tem nada a ver o groove tbm é streaming mas ?
Acho que ele se referia à parte que dizia “atendendo a diversos pedidos” ☺
Eu n vi tantos pedidos assim…. Acho que ele n queria humilhar tanto o play music
Bom eu não saí contando, mas foi o motivo que deram, então… Vamos fazer o que, né?
uhum
O groove é um serviço de streaming como o Spotify principalmente, contudo, uma vez que ele vem nativo nos dispositivos da microsoft também possui a função de reprodutor de música (afinal, não teria sentido criar um app só pra isso).
Porque no WP não tem essas playlists prontas? 🙁
De quais playlists você fala?
Já vi agr, são as mesmas do Seu Groove, eu que me enganei
Mas quem faz as playlists é você ué.
No meu eu tenho um monte que eu fiz ‘-‘
É, seria o mais certo, mas tenho dificuldade em criar essas playlists kkkkk
Segura em cima do álbum ou música e aperta em “adicionar a” e cria o nome da playlist
Seriam estas:
https://uploads.disquscdn.com/images/9a0ebe00e1a826b68bd537f8ef69db0ca0ffdba5e223bd67ed5ae35db844735e.png
https://uploads.disquscdn.com/images/1e00a1bef88b9c6840491ae77c296119f2dd5843e9d2e787a074ce7698b44b1c.png
A opção seu Groove esta presente apenas na versão do Windows, por enquanto.
Android x Ios?
kkkkkkk reparei isso também
ios ganharia tudo
Corrigido. São tantos comparativos que as vezes embola, valeu por avisar kkkk
eu acho que o modo de exibição na playlist é lindo e ate embelezador, pra não ficar enjoativo já que álbuns e artistas tem exibição parecida. Até hj não entendi porque no PC o artista é exibido num circulo que fica bonito e no celular é um circulo dentro de um quadrado, que fica estranho. Alguem sabe:? já mandei feedback p MS e nada
É uma boa questão. Ficaria bem legal a exibição da playlist se aquele retângulo tivesse o seu conteúdo bem trabalhado, mas na verdade só pegam os cartões e colocam dentro de um retângulo padrão com um desfoque simples. Parece meio “arranjado”, entende? não convence, pra ser sincero.
Excelente post, estou curtindo muito essa série, para quem nunca teve um Android, é bom saber essas diferenças mais a fundo.
Gostaria de ver o Telegram no próximo ou algum aplicativo de youtube de terceiro (da qual minha recomendação fica entre 3 apps que eu uso, Tubecast, myTube e Perfect Tube).
Sim, é uma série semanal, então faltam muitos Apps ainda…
Perfect Tube é excelente! o achei melhor do que o TubeCast, que costuma ser o queridinho do usuários do WP/WM.
A unica coisa q o Perfect Tube perde pro TubeCast no meu caso é que com o TubeCast eu consigo fazer o envio dos vídeos que estou assistindo pra minha SmarTV vai Miracast/DLNA, já com o Perfect Tube isso não acontece. Ele encontra a TV, mas não conecta.
Enfim, mas em todas as outras funcionalidades e na interface e organização em geral eu acho q ele é muito melhor q o TubeCast
Ele é excelente mesmo, uso muito ele e o myTube, os dois são melhores que o Tubecast na minha opinião, principalmente em performance.
MyTube nunca utilizei, mas tbm acho o PerfectTube melhor q o TubeCast. Outro q tenho e gostei bastante é o Client for Youtube. Muito bom e com uma bela interface.
Eu também não acho muita graça no Tubecast. Ele era o melhor. Na época do WP 8/8.1. Ele parou no tempo, Além de não dar pra assistir live nele, existem lindos apps com a UI do Windows 10 ele ainda tá com aquele visual antigo. Aconselho a usar o MyTube beta, é muito bom!
Sim, está parado. Pra um app q era considerado o principal do SO ficar parado desse jeito é muito estranho.
Repetindo, a única vantagem dele pro meu aparelho é q com ele eu consigo enviar os vídeos pra assistir na SmarTV, coisa q com os outros q testei não ocorre.
Mano!!! Valeu mesmo a dica!!! Baixei o MyTube! Beta e gostei bastante! Ele tem um visual bem simples e ao mesmo tempo muito elegante. Mas o que mais gostei mesmo foi que ele fez o envio do vídeo do Youtube pra minha Tv via Miracast/DLNA sem nenhum problema.
Eu já estava quase comprando o arcaico TubeCast só por causa disso.
Me economizou uma grana!!! o/
Depois até pretendo comprar o MyTube! pra dar uma moral aos desenvolvedores.
Que bom que você não comprou o TubeCast hein kkk, de nada, precisando to aqui!
Já usaram o Client for Youtube?
Sim, ele é muito bom também
Pra mim os melhores são o Client for Youtube, MyTube beta e o Awesome Tube. A melhor parte dos clientes de Youtube para Windows são que eles não mostram anúncios no meio do vídeo, coisa muito chata que acontece no app oficial da Google.
Onde consigo o MyTube beta?
Parece que é só por link que redireciona pra loja para baixar ele. Uma vez apareceu num blog Windows falando sobre ele( não lembro de era o Wteam ou o Wclub ) e aí disponibilizaram o Link e eu baixei.
Valeu cara!
Por nada!
Em termos de originalidade e respeito à UX do W10M, o MyTube é o meu player favorito. Entretanto, em termos de funcionalidades, o TubeCast é o mais completo.
Nem sabia que tinha esse player de música para outra plataforma. Achei que era exclusiva do Windows
Se a MS contasse apenas com os usuários da plataforma Windows no mobile pra lucrar com o Music Pass…
Dá pra se contar nos dedos o que ainda restou de exclusividade :/
Muito bacana esses comparativos, Não falando mau dos outros mas o deco da uma vida nova ao site
Obrigado!