Nessa estrada para o futuro o Streaming se faz cada vez mais presente e forte em nossas vidas, ainda que você não se dê conta disto. Se você assisti muitos vídeos no Youtube, Twitch, Netflix ou gosta mesmo de uma sonzera em um bom serviço de música, você sabe que esta tecnologia veio pra ficar. E falando de apertar o play e ouvir um som, provavelmente o gigante Spotify foi a primeira coisa que veio a sua cabeça. Pois ele será o astro do comparativo de hoje!
Tela incial + navegação
Não faz muito tempo que o Spotify recebeu uma completa renovação de design que eliminou completamente os menus hamburgers em prol de uma barra de navegação inferior. Surpreendentemente a versão para Windows recebeu esta alteração logo nos primeiros dias, porém o impeto parou por aí. Não foi recebido algumas das novidades que foram adicionadas em sequência e que já podemos notar por aqui com a falta do menu “home”, que explora de forma mais ampla as sugestões baseadas nos seus gostos, já que a tela “navegar” tem um foco maior em listar as canções mais populares em diversos seguimentos. Olhando além, podemos ver que a sessão “rádio” não conta com o indicador do Daily Mix, que é mais uma das funções perdidas e que vamos falar mais a frente.
Biblioteca
Olhando o menu principal do aplicativo, onde você vai ter acesso a tudo aquilo que você salvou e lhe é de interesse, não é difícil notar o forte contraste na UI. Enquanto o Android busca uma ideia mais clean e com o minimo de elementos possíveis, a versão para Windows traz linhas fortes que separam bem as opções, o que torna tudo menos sofisticado ainda que seja mais fácil de compreender. Nos botões, é possível perceber também que ainda não foi concebido uma nova iconografia na versão do WP.
Playlists e Daily Mix
Os conceitos apresentados acima permanecem aqui, na listagem das playlists. Com uma iconografia que remete as versões anteriores do serviço e as citadas linhas separatórias, o aplicativo se torna ideia para pessoas de idade e usuários com pouco conhecimento tecnológico, mas não exatamente belo de se ver. Sem o devido update, notamos a falta do Daily Mix, nova função adicionada ao app que busca te trazer sugestões relacionadas aos seus gostos, de forma ainda mais personalizada e separada por estilos musicais. É interessante notar que a barra de reprodução no Windows tende a trazer um efeito “transparente-embaçado”, mudando ao decorrer que você navega pelo app.
Reprodução e Playlists
Felizmente, a parte mais importante e que dá proposito ao app não fica muito atrás e funciona muito bem, apesar ainda destacar os ícones de versões passadas. O problema fica com a lista de reprodução que mantem o padrão de design separatório de todo o resto do app, e não te permite alterar a posição das faixas, substituindo o devido botão pelo mesmo menu expansível encontrado nas páginas da biblioteca e que não tem um proposito por aqui.
Configurações
De forma totalmente desnecessária, a versão para Android traz todas as opções em uma lista imensa e que contradiz com o método mais pratico adotados pelo Windows Phone e iOS, que optam por um menu curto de categorias que traz submenus com as opções embutidas. Ainda assim, olhando de relance é possível notar que a versão para o sistema da Microsoft apenas traz o básico das opções, demonstrando aparentemente um sinal de preguiça dos desenvolvedores.
eguindo o padrão de sempre, a versão para Android apresenta um menu longo e com algumas funções a mais, tais como salvar vídeos automaticamente após postar e qualidade do upload, mas no geral é apenas uma forma diferente e menos econômica de se listar.
E esse foi o 6º post da serie de Comparativo de Apps 2.0. Existem uma diversidade muito grande apps que estão presente na nossa plataforma como Twitter, Telegram, Uber, Netflix, Alternativos para o Youtube e cia. Qual app você gostaria que nós fizéssemos? Deixem nos comentários!
4º Episódio: Facebook Messenger
18 Comentários
Comparem o Chrome com o Edge
Sou assinante do spotify ha bastante tempo, mas comparando o app do meu 640xl e o lg k10 da minha filha da ódio da diferença de velocidade na abertura do app, e na transição entre álbuns playlists etc…, não consigo entender o porque disso, sendo que o k10 também possui apenas 1gb de ram
Se já fizeram comparativo com iOS, porque não fazer das três plataformas de uma vez?
Tem um print do ios ali em vez do wp
Percebi isso tmbm
Quero mesmo que esse app vire UWP logo logo
É o app do FB mais perto do UWP, a versão ja é modificada. Diferente do facebook que é o iOS ate em telas do sistema
wtf? o que você disse não tem sentido nenhum, a app do spotify nem é importada do iOS…
Perdão kkk
Nessa hora, estava em uma postagem sobre o Instagram… Confundi as paginas
GRUPO DO WINDOWS NO WHATSAPP 😀
https://chat.whatsapp.com/invite/5c66Qxu3s3xAUoKqMDgEJ5
Deco, você gosta do Windows??
Já fui um grande entusiasta do sistema na época em que a Nokia não era parte da Microsoft e víamos interesse gigante da empresa em por o sistema para frente. A Nokia tocava o barco e a Microsoft seguia o fluxo. Ai vimos a compra da Nokia e em consequência o chute na bunda dado a Ballmer pelos acionistas, o que culminou na entrada de Satya Nadella.
Não me entenda mal, ele é um ótimo CEO já que ele foca no que a empresa faz bem, e está sempre ampliando as formas de fazer a empresa crescer, mas se você fala do Windows Phone, não tem como apoiar a gestão dele. Por ter um caminho árduo onde gerava mais prejuízos que lucros a empresa, ele simplesmente decidiu jogar a toalha para a proposta que vinha sido maturada a anos e que finalmente estava começando a dar certo. Isso resultou no desenvolvimento do Windows 10 Mobile do jeito que está e no abandono quase completo do suporte ativo da Microsoft em relação ao comprometimento com o sistema.
Exemplificando o que falei acima: O WP que era conhecido pela sua fluidez e instabilidade na sua versão 10 é um sistema lento, bugado e cheio de instabilidades e problemas irritantes. A Microsoft esta totalmente desinteressada em lançar novas funções (é só olhar as últimas builds e comparar com os últimos updates para o PC) e principalmente aplicativos, pois já virou rotineiro ver a empresa lançar novidades apenas pros concorrentes.
Eu não tenho nada contra o Windows e vou sempre noticiar e compara-lo com profissionalismo aqui no site, mas não considero uma opção para o meu perfil de usuário. Eu não usaria um sistema feito por uma empresa que não se importa com ele, por uma gestão gananciosa e despreocupada, mas não julgo quem gosta. Eu gosto de algo que funcione bem, faça tudo e não me dê problemas, algo que desde o Windows 10 Mobile não vejo mais nos smartphones da Microsoft.
Essa pergunta é recorrente nos comparativos, como se eu estivesse implicando com o sistema da MS quando eu faço criticas aos apps, mas não é esse o caso. Por causa do site eu tenho um smartphone de cada sistema (Android, WP e iOS) e vejo o fluxo de updates e a experiência de uso dos apps no meu próprio dia a dia, o que deixa muito claro uma coisa: enquanto os aplicativos mais usados trazem updates semanalmente e com novidades notáveis a cada mês nos outros sistemas, no WP isso é quase trimestral e isso, claro, afeta muito a comparação.
A falta de recursos importantes e o desempenho prejudicado pela ausência das pequenas atualizações corretivas semanais deixam as coisas bastante desequilibradas na prática e fica extremamente claro quando você tem uma experiência multi plataforma diária (com bons dispositivos), principalmente com o Spotify, que é o app que eu mais uso.
Eu estou na berlinda do gostar ou não. Também sinto a mesma coisa. Às vezes eu acordo e penso: Porque eu gosto de Windows 10 Mobile??
Eu ainda gosto bastante do conceito do Windows Phone e sinto falta de quando o sistema era o bastante pra mim. Acontece que hoje o Windows 10 Mobile ainda me parece um projeto beta e totalmente abandonado pela empresa, enquanto o Windows Phone 8.1, ainda que bastante competente ficou para trás na evolução e hoje já não satisfaz plenamente.
Como eu disse acima, pra mim é importante ter algo que faça tudo, faça bem e não dê problemas. Quando você experimenta isso de forma plena você não olha para trás. Não é questão de qual é melhor ou pior, mas o que funciona e não te deixa na mão.
Também fasso isso ,t enho um note 5, um 5s e um Lumia 930 , e é verdade os apps no IOS e principalmente no Android são atualizados num ritmo quase que diariamente, os mesmos apps no Windows demora até meses as vezes.
Infelizmente
Exatamente. E acredito que como eu você sente bastante como isso influencia na questão do desempenho, experiência de uso e correção de falhas.
Os aplicativos do Windows além de faltar recursos muito deles tem o desempenho ruim, funciona de forma arrastada e lenta, o Spotify do Windows tem que torcer pra ele carregar as playlists.