Os Correios enfrentam uma de suas piores crises. A empresa inclusive encerrou o e-sedex e aumentou os preços de fretes de compras. Contudo, se você está acostumado a fazer compras online, sabe que o serviço muitas das vezes deixa a desejar. Seja por atrasos, problemas na logística ou até greve de funcionários, que inclusive começaram uma na última terça-feira (20/09). Com isso, observando a situação da empresa, parece que a solução encontrada pelo governo de Michel Temer é privatizar o serviço, foi o que declarou o secretário geral da presidência, Moreira Franco.
Ele que integra a comitiva do presidente em Nova York, declarou ainda que a venda dos Correios já se encontra em estudo, mas que precisa ser feita “com muito cuidado”. Com isso, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos pode entrar na lista de estatais a serem privatizadas pelo governo que já conta com a Eletrobras, Casa da Moeda e Infraero. Moreira Franco ainda declarou:
“A situação financeira dos Correios, pelas informações que o Ministério do Planejamento tem e nos passa, é muito difícil. Até porque, do ponto de vista tecnológico, há quanto tempo você não manda telegrama? As pessoas perderam o hábito do uso da carta”
A informação irritou a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect) que desde terça-feira (20/09) lidera uma greve dos funcionários da estatal em busca de um reajuste salarial de 8% e correção inflacionária. O secretário geral da Fentect, José Rivaldo da Silva declarou:
“Somos contrários à privatização. A verdade é que não existe vontade política do governo federal de melhorar a empresa, o que querem é entregar os Correios a preço de banana”
A estatal que é presidida por Guilherme Campos, ex deputado federal de São Paulo, está vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, comandado pelo ministro Gilberto Kassab que já havia se manifestado antes sobre o assunto.
“A privatização é uma hipótese forte com esse buraco que ai está. Privatizar ou não vai ser uma decisão de governo. Estamos fazendo um esforço para recuperar a empresa. O rombo, quando a gente assumiu, era de cerca de R$ 2 bilhões por ano. A situação está melhorando. Estava morrendo na UTI, agora continua na UTI, mas não está morrendo”.
O presidente da empresa Guilherme Campos, que ficou sabendo da declaração de Moreira Franco pela imprensa, declarou ao jornal O Estado de S.Paulo.
“A missão que me foi dada pelo ministro Kassab é a de recuperação da empresa e não existe um encaminhamento para privatização. Agora, se nada der certo com todos os esforços para sanear a empresa, o governo pode e tem todo o direito de mudar essa orientação”.
O fato é que, recentemente na tentativa de sair do buraco os correios laçaram até uma operadora móvel. Mas ao que parece, a qualquer momento os Correios podem entrar no radar das privatizações do governo de Michel Temer. Vamos aguardar o desenrolar da história para saber se a empresa realmente será privatizada.
19 Comentários
Privatização da polícia militar já.
Isso, devia de privatiza a polícia daqui pras policia americana. Os cara lá não perdoa eim! Se malandro tenta fugi eles taca o carro pra cima dos bandido. E são beim treinado tambem eim! E as arma funciona e os policia ganha beim.
Hj pagamos o preço por tanta ignorância politica ….
Já passou da hora de privatizar. Tem que privatizar tudo que da prejuízo e cuidar do que realmente importa nesse país, que é educação e saúde. Principalmente educação!
Quem não nasceu ontem, sabe que o Correio é um serviço que NUNCA foi bom. Sempre teve problemas, mesmo quando a demanda era menor. O sistema ta no vermelho e todo mundo sabe muito bem porque.
E não adianta a galera ficar de mimimi telefonia privatizada não presta. Sim, é fato que todas as empresas de telecomunicação estão endividadas. Mas sabem de quem é a culpa? ANATEL!!! Quem deveria regular esse setor, não fez porcaria nenhuma durante anos. Aquele ex-presidente ignorante da Anatel que n sabia p%$ nenhuma do que fazia só ferrou tudo, mostrou que era a ptinha das empresas e sedia a pressão das mesmas. Se vocês pararem pra analisar como funciona as agências reguladoras no exterior, vocês vão notar que a culpa não é só das empresas de telecomunicação, mas sim falta de regulamentação. Todas as empresas de telecomunicação ficaram ANOS com pouco investimento em infra, fazendo o que bem intendessem. Deu no que deu.
Mas enfim, eu apoio não só a privatização dos Correios como o da Petrobrás também. Chega de dar dinheiro na mão de político que não sabe administrar dinheiro.
Educasao é importante mesmo eim. Hospital também. E onibus tambem. E teim de acaba com as mamata de sindicalista, eles devia é de trabalha tambem. Todo mundo roba nesse país, acho que só eu que num tenho mamata.
Tentando sair do buraco e investiram no mercado de telefonia móvel… Boa parte delas tem dívidas imensas, complicada essa área.
Pior que ta não fica. Teim de privatiza logo. Mais teim de toma cuidado com as regra eim… A gente é que teim de fica de olho no que eles vão faze. E tem de toma cuidado pra não cai no papo dos funcionario que tá na mamata que eles não vai quere de privatiza. Então isso é o certo e o resto ta errado.
sei que não tem nada a ver com o assunto , mais aguem sabe quando o Nokia 6 estará disponível no brasil? dei uma olhada nesse site mais não informou https://amolapytpoweruser.wordpress.com/2017/09/21/nokia-6-android-purocamera-16mpotimo-smartphone-para-te-acompanhar-no-seu-dia/
Quando acaba a crise no Brasil as empresa vai volta a quere faze negocios aqui. Do geito que ta o melhor a faze é importa. As empresa tão é saindo fora. Até os brasilero tão saindo fora, indo de mora no esterior. Só queim nunca viajo para um país civilizado é que acha que isso aqui é lugar bom de vive. Então minha opinião é que se você quiser o Nokia é melhor importa.
#Bolsonaro2018
Se o Enéias tava vivo eu ia de vota nele. Ia mesmo. O barbudo falava as verdade e a gente ria dele. Agora tamo nessa tranquera que dexaro esse país
Ao meu ver se privatizar vai ficar a mesma bosta, que nem a Celpa aqui no Pará e a Cosanpa (que ainda querem privatizar).
As privatizações nem sempre resultam em liberdade de mercado, podendo fortalecer uma aristocracia ligada ao Estado.
Sem falar na TELEPARÁ, que virou TELEMAR e agora é OI e continua uma merda…. Tá foda para os Paraenses.
Pô meu camarada, se tá ruim agora, imagina quando tinha que pagar uma grana absurda para comprar uma linha telefônica e esperar mais de um ano na fila para ser instalado?! Lembro que meu primeiro telefone fixo foi alugado… o ruim de hoje é bem melhor de quando era estatal…
Ou é isso, ou paga mais imposto. Pode escolher, porque o governo na sabe gerir dinheiro publico, se o saldo ta no vermelho eles não vão cortar custo, vão tirar do seu/nosso salário!
Quer exemplo melhor que a Petrobrás? Outra porcaria que já passou da hora de privatizar.
O problema não é a privatização, nesse ponto, se não funciona tem mais é que privatizar mesmo. O problema é que depois que privatiza, o governo não incentiva a livre concorrência. Basta olhar para o mercado nacional de automóveis, quando teve aquela invasão de carros importados chineses Premium a preço de Gol pelado, o que aconteceu? As fabricantes nacionais pressionaram o governo, que aumentou os impostos em cima do carro importado.
Se o Correio for privatizado e entrar umas quatro outras empresas grandes, como Dhl, UPS e TNT, as coisas vão melhorar.
A questão é que dificilmente se privatiza de verdade no Brasil. Poucos são os casos de estatal realmente vendida: a maioria é concessão. Dai rola uma regulamentação pesada que, muitas às vezes, é defasada em relação às novas práticas do mercado (principalmente tecnologia). Para piorar, ou o serviço é monopolizado, ou o estado organiza um oligopólio é praticamente impede que estrangeiras entrem de verdade no nosso mercado (quando entram, tem que existir participação nacional).
Agora, faz igual países com políticas liberais para ver se rapidinho a empresa corre atrás do consumidor… ou então ela quebra! É simples assim…
Não basta apenas privatizar. Tem que privatizar e liberar a concorrência. Pq senão vai ficar que nem essas outras estatais que foram privatizadas
Falou tudo.