Uma eventual falência da Oi deixaria mais de 2.051 municípios brasileiros sem conexão com internet e telefone da noite para o dia. Isso representa 37% do total de cidades do país, e pior, há locais onde só a Oi opera em telefonia fixa, celular ou banda larga, bem áreas atendidas por outras redes e provedores que dependem da infraestrutura da empresa.
Isso tudo resultaria no corte de mais de 46 milhões de linhas de celular, 14 milhões de telefones fixos e cinco milhões de pontos de acesso à banda larga. Os números constam em documentos do governo, que retrata a preocupação com a companhia, que é a maior concessionária do país.
Em um dos trechos do documento, fica bem claro: “2.051 municípios estão em risco de apagão imediato dos serviços de voz e dados”. Segundo uma fonte do governo envolvida no grupo de trabalho criado há duas semanas e coordenado pela Advocacia-Geral da União (AGU), em caso de uma possível falência da Oi, os mais afetados serão os usuários de celular.
Desde de junho do ano passado, a Oi vem passando por recuperação judicial, processo que prevê a interferência da justiça brasileira em uma empresa a pedido dela mesma para elaboração de um plano de recuperação. Em outras palavras, ela não entraria em falência, mas continuaria funcionando para pagar o que deve sem de fato ter lucro para os investidores.
O problema é que os representantes da Oi não conseguem se entender com os representantes da justiça para a elaboração de um plano de recuperação. Por isso, a Advocacia Geral da União vai interferir no processo junto a Anatel (maior credora da Oi) para encontrar uma solução para o problema.
Os problemas financeiros da empresa se deu inicio com a aquisição de empresas como a operadora Brasil Telecom em 2010, seguida da descoberta de dívida gigantesca da mesma. Em 2014, a Oi tentou fazer uma fusão com a Portugal Telecom, mas depois de ter finalizado o negócio, descobriu novamente que a parceira tinha outra dívida enorme. De forma geral, as aquisições da Oi nos últimos anos foram muito mal pensadas – o que resultou em prejuízos ainda maiores para a companhia.
A Oi deve R$ 64 bilhões e se tornou a empresa brasileira com a maior dívida da história do país. Uma operadora chinesa teria entrado na equação nos últimos meses se oferecendo a comprar o segmento de telefonia móvel da Oi para começar suas operações no Brasil. Contudo, não sabe se o negócio vai afrente ou está travado.
7 Comentários
Uso pq so tem esse lixo aqui… mais por mim pode fali…
Já faliu. Só num baxo as porta pq o Lula enxeu o rabo deles com o nosso dinhero e agora tão tentando axa um geito de isso num virá otro escandalo de robalhera, que se comesarem a fala disso a bolsa cai o dolar dispara, a inflação almenta… O Brasil ja ta mau falado se acontece mais disgracera os gringo para de manda dinhero pra cá e ai o Brasil quebra de veiz. Os politico num que isso que senão não vai da pra roba. Num ache voce que eles pararo de roba por causa da lavajato, eles só tá mais cuidadozo
É simples, pega a Oi e vende pra uma multinacional séria que já seje do ramo tipo a orange, a Verizon, e da o dinhero da venda pros cara que tá cobrando. É os dono atual poim na cadeia.
Aqui rm Portugal os esquemas da PT , da OI e do Bes também deram bronca e já estão a ser investigados,anda inclusive um ex primeiro ministro ao barulho.
Paulo, qual foi o final da OI por aí?
A Oi já nem se fala, a PT foi vendida a Altice, empresa francesa.
Esse é o lixo Brasil, Oi faliu por que tem politico sugando a empresa, quer dizer que posso ficar sem velox, era só o que faltava…