Matthew Nicholson de 28 anos estava em seu quarto na noite de 11 de janeiro, em Ceres, na Califórnia jogando um jogo, que de acordo com a polícia local, quando algo o aborreceu e ele começou a gritar. Sua mãe entrou para verificar o que estava acontecendo e daí eles começaram a discutir.
Nicholson acabou quebrando seu headset e ele ficou mais irritado ainda. Ele culpou sua mãe por isso, disse a polícia, e ameaçou matar ela e seu pai, identificado pelo canal Fox 40 como Loren Nicolson.
Logo em seguida, o acusado pegou uma arma que havia dentro de casa e saiu pelos corredores da casa gritando e ameaçando a sua mãe. Segundo a polícia, ele atirou cerca de três vezes, uma das balas atingiram a parede e o teto. Uma das balas também atingiu sua mãe, e logo em seguida ele tentou matar seu pai, só que acabou a munição da arma. O pai dele então entrou numa luta corporal, seu pai conseguiu tomar a arma – o que fez Matthew fugir em um veículo, deixando seus pais na miséria…
O marido, Loren, segurou sua esposa (Lydia) nos braços enquanto esperava chegar os paramédicos e a polícia. Infelizmente, Lydia não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo. O acusado foi encontrado há poucos quilômetros da cena do crime e ele foi preso e acusado de homicídio.
Essa tragédia levanta a discussão sobre o armamento da população, visto que nos Estados Unidos, o porte de arma é liberado: será que se houvesse uma arma em casa, a tragédia seria evitada?