Descobrimos como não deixar aparelhos Xiaomi como o Poco X3 Pro e outros morrer?

Nos últimos dias vimos os casos de mortes repentina em alguns modelos de celulares Xiaomi se intensificando e muitos ficaram aterrorizados, outros não fazem ideia como e porquê esse problema se dá. Por isso, nós estamos escrevendo essa matéria para esclarecer algumas das maiores dúvidas.

Acontece que existe uma falha crônica em alguns modelos e, segundo técnicos que analisaram essa situação minuciosamente, se trata de uma má construção nos aparelhos. Estes modelos vem com uma solda fria na placa, quando o aparelho atualiza essa solda vai fritando gradativamente depois de algum tempo de uso e o processador não consegue se comunicar mais com o resto dos componentes, ou seja, o problema no hardware é um fato, porém o aparelho só danifica depois de um problema causado pelo uso do smartphone – isso inclui o uso do software.

Mas em que momento específico a morte ocorre?

Um usuária conta o que aconteceu com o seu Poco X3 Pro (256GB/8GB) com menos de 1 ano de uso: Em um certo dia o aparelho descarregou totalmente, logo coloquei para carregar e ele não ligou, nem o LED ligava e nem nada na tela de carregamento. Tentei ligar o celular apertando o botão de desligar e o botão de diminuir volume mas também não funcionou.

Ao que parece, o problema ocorre quando o usuário deixa o aparelho descarregar completamente. Portanto, se você já atualizou seu aparelho para a MIUI 13, nunca deixe-o descarregar completamente, pois o curto circuito ocorre no momento em que, com o celular desligado, você poe ele para recarregar com o a praticamente bateria zerada.

A Letícia Oliveira conclui seu relato:

Comprei ele a 9 meses atrás, a garantia dele era de 3 meses, levei o celular em 3 assistências técnicas, nenhuma delas tinha peça para o aparelho e nem reparo.

Me deparei com vários vídeos sobre problemas na placa do poco x3 pro, e nos vídeos o mesmo relato, que o celular se desligava e não ligava, e olhando as datas de postagem desses vídeos foi depois que eu já tinha comprado o celular mas só cheguei a ver os vídeos depois do ocorrido.

Escrevi isso para alertar a quem tem esse celular ou quem pensa em ter um, reconsiderar essa ideia, pelo menos ter noção do risco de perder o aparelho dessa forma.

Créditos: Letícia Oliveira

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.