“Quem foi rei, nunca perde a sua majestade”. Esta frase se encaixa perfeitamente com a finlandesa mais amada do mundo da tecnologia, que por muito tempo dominou o mercado móvel e ainda hoje é reconhecida por muitos dos seus ex-usuários (e até os atuais, porque não) como a melhor marca que já tiveram contato.
É uma verdade que o espirito inovador da empresa, que sempre trouxe novidades de por o mundo boquiaberto, também foi a trilha para sua ruína. Negando a tendência, a Nokia se esquivou por muito tempo do Android, que dominava o mercado aos poucos, batendo de frente com o Symbian e Meego, aliando-se posteriormente com a Microsoft e dando vida a conhecida linha Lumia. Não tem como negar: a maioria esmagadora da fã base do Windows em smartphones chegou a este mundo seguindo os passos da Nokia e não maravilhados pela solução da Microsoft.
Contudo, as coisas não foram também quanto era esperado. Uma vez que os investimentos em hardwares e softwares próprios fracassaram no passado, o resultado se imprimiu em dividas e mais dividas, que não poderiam ser pagas com o pouco sucesso da nova linha. Quando a Nokia buscou uma válvula de escape e deu os seus primeiros indícios de projetos Android, surge a compra da empresa pela gigante de Redmond, engavetando/adaptando as ideias “perigosas” (olá Nokia X) e dando uma sobre-vida ao seu sistema operacional.
Decisão questionável, devido ao “quase abandono” dos esforços para manter o sistema em alta nos dois anos seguintes, mas marca o ponto em que desejamos chegar: desde então uma legião viúva de fãs da antiga Nokia sonha com a volta da empresa, que finalmente se oficializa neste fim de ano. Ainda assim, fica a dúvida: o que é esta “nova” Nokia?
Após vender suas fábricas e ter a maioria dos engenheiros vendidos para a Microsoft, o nome Nokia permaneceu as sombras, trabalhando com projetos menos populares, como o seu serviço de mapeamento Here (já vendido), tecnologias de comunicação (como o 5G) e alguns acessórios não tão comerciais, mostrando que o foco não era exatamente o mesmo. Essa visão foi se alterando após o negociamento de algumas destas areas em prol de um acumulo de um capital curioso, que logo depois foi tomando forma com as parcerias com a HMD e FIH Mobile (subsidiaria da Foxconn), dando vida a nova composição da companhia.
É preciso lembrar que a Microsoft vendeu aos poucos grande partes das suas fabricas para a Foxconn e demitiu em massa diversos funcionários, que foram absorvidos por ninguém menos que a HMD. Esta por acaso é presidida por Florian Seiche, Co-fundador da HTC, comandada pelo CEO Arto Nummela, antigo VP na Microsoft Mobile Devices Sales (EMEA) e ex-funcionário Nokia, assim como o diretor de Produtos Juho Sarvikas, que introduziu os Nokias e Windows Phones as operadoras americanas no passado, e ainda assim existe uma natural dúvida: o que se esperar dos novos smartphones da Nokia? essa é uma dúvida que infelizmente não será respondida com menos de 1 a 2 anos de movimentação da empresa na volta ao mercado.
Uma vez que a Nokia não é investidora ou acionista da HMD Global Oy, podemos contar que o desenvolvimento destes modelos serão feitos por parte da HMD, supervisionados pelo Conselho de Administração da Nokia e produzidos pela FIH Mobile, fazendo com que não fique exatamente claro se poderemos esperar algo como a empresa fez no passado, ou uma postura totalmente nova. Teremos novos aparelhos altamente resistentes? teremos câmeras estupendas? teremos tecnologias de tela de dar inveja? O contrato de patentes entre a Nokia e Microsoft nunca ficou exatamente claro, aumentando ainda mais o peso da interrogação.
Nossa posição fica totalmente especulativa, restando esta saber o que o consumidor espera desta volta. O que a Nokia precisa para abalar o seu coração de fã? configurações de ponta? um design familiar? preços justos? foco profissional? inovação, ousadia? O que você espera da “nova Nokia”?
42 Comentários
Por incrível que pareça eu nao era fã da nokia na linha de smartphones touch , eu era apaixonado pelos telefones nokia ! Agora quanto ao sistema Windows eu comprei o primeiro não por causa da nokia e sim porque ja tinha visto com um amigo e ja apaixonei logo de cara e resolvi comprar o L520 e dai pra cá nunca mais larguei! Hj tenho um L930 e ainda não pretendo mudar de plataforma!
Se tiverem bons preços,forem bons e bonitos e tiverem facilmente disponíveis nas lojas a retalho vão ser um sucesso,o impacto da sua volta é importante,não vão poder desiludir pois não vão ter segunda oportunidade.
Fico a pensar o que um Smartphone poderia ter de tão inovador para atrair toda a atenção do mundo?
Nem Nokeiro, nem fã boy do Windows. Apenas um usuário comum esperando que todas as marcas façam bons celulares por um preço justo e com sistemas operacionais de qualidade.
Meu 1°smartphone Nokia foi o N95 8gb…era e é maravilhoso ainda e no mercado livre ainda tem ele novo na caixa…nunca deixei de AMAR a Nokia é amor para sempre e não importa o sistema operacional eu vou estar sempre com ela…Nokia sua linda volta logo e logo pra minhas mãos
Nokia Forever!
Microsoft, meu amor… Me desculpe, mas, é o fim. Vou voltar com minha ex. Sinto que você não me amou o tanto que eu te amei. Adeus.
Palavras sabias rsrs
N ta mais rodando video no edge do meu 640xl. Alguém sabe pq ?
Não duvido que a Nokia traga (no médio ou longo prazo) o Sailfish para o mercado de consumo. Isso pode fazer toda a diferença em sua estratégia.
Além do próprio Windows Mobile, que hoje é inexpressivo. Mas ao que tudo indica, vai chamar a atenção do mercado com o Surface Phone.
O sailfish OS é um produto dos funcionário que não concordaram com a adoção da Nokia pelo sistema da Microsoft e posteriormente a venda. Não acho provável uma negociação entre essas partes, principalmente com o comando dos negócios pela HMD, que tem grande influência Android.
Rapaz, é bem capaz mesmo viu
Todas as patentes da Nokia agora estão com a Microsoft. Então, não espere a mesma Nokia de antes.
Eu de fato não espero muita coisa porém né já os fãs da Nokia esperam muita coisa.
Isso nunca ficou confirmado.
Na verdade foram licenciadas e no site da Microsoft e no comunicado oficial ficou bem claro que as duas empresas podem usar livremente as patentes. Cara, mas tá bem claro isso lá, nem precisa entender inglês pra ver.
Olha, vou ter que pedir uma fonte oficial pra confirmar isso. De fato, acompanho isso proximamente a muito tempo e eu vejo apenas vários e vários sites especulando, mas nada concreto.
Ainda assim, se trata-se de licenciamento como citou, logo as patentes ainda são da Nokia.
Fonte mais oficial que essa não existe. As duas vão poder usar as patentes da Nokia em comum acordo por dez anos, depois as patentes voltam pra Nokia, o que fica mais do que claro que não foram comprados, mas licenciadas. Tá bem claro isso no anúncio. O que a Microsoft COMPROU foram os negócios de smartphones, principalmente os ligados à linha Lumia.
http://news.microsoft.com/2013/09/03/microsoft-to-acquire-nokias-devices-services-business-license-nokias-patents-and-mapping-services/#sm.0001gpfrbh538cx1rnv20i47ubroj#MU2CFzVYDj3UBJc1.97
Pra fechar o pacote temos essa matéria da Reuters, maior agência de notícias do mundo, afirmando que as patentes não foram vendidas, mas sim licenciadas, o que garante que a Nokia pode e irá continuar usando as mesma. Talvez o principal motivo da Nokia entrar nesse negócio junto com a HMD seja pra facilitar o uso das patentes.
https://www.google.com/amp/mobile.reuters.com/article/amp/idUSBRE9820ZZ20130903
Deixando claro, não estou duvidando da sua palavra, só indicando que nenhuma comprovação tinha vindo a tona. É bom ver que tem uma, inclusive agradeço, uma vez que eu provavelmente vou querer trazer essas informações para o site.
De toda forma, isso também serve como uma resposta ao que iniciou essa conversa, afinal, uma vez que foram apenas licenciadas, a Nokia pode voltar com tudo o que tinha, como o Clearblack, Lentes Zeiss, Pureview e muito mais.
Não esquece da dedicatória na matéria. Hahahaha, abraços.
Vou por!
Todas (vírgula), algumas mas não todas!
Rapaz… Como estão dizendo por aí: Mais do mesmo. O tempo da Nokia já passou! Fui usuário, tive alguns aparelhos mas já foi, já deu, o BOOM de smartphone já passou, parem de vangloriar empresas, celulares/smartphones são coisas básicas atualmente. Parem de ficar: Ah, pq a Nokia vai voltar a reinar. CARAI nenhum! –‘
Quanto tu cobra pra fazer uma previsão na tua bola de cristal?
Pare de mandar as pessoas pararem de pensar como querem pensar! Cada um pensa como quer! Simples!
não sera mas nokia q conhece antes não, não aquela do nokia1100, 5200 não sera mesmo.
Vão vir mais uns Androids na multidão. Nenhuma fornecedora de componentes anunciou nada de novo, e a “nova” Nokia é só mais uma montadora de componentes. Acho que deve ter no mínimo a mesma qualidade histórica que a marca sempre teve mas não deve ter nenhuma grande inovação. Resumindo, vai ser mais uma boa opção de aparelhos com Android para brigar com Motorola, Xiaomi, etc
Qual inovação você sugere?
Eu? Quem recebe fortunas para inventar e desenvolver inovações não sou eu não kkk
bateria boa, preço bom, ótimas especificações e uma câmera top cem um aparelho resistente.
Tem gente pelos blogs da concorrência se contorcendo de raiva e tentando convencer o povo que tudo isso será um fracasso.
Fracasso não sei, mas não acho que vai ser nenhuma maravilha não. Atualmente aparelhos são praticamente iguais em temos de hardware – até porque os fornecedores são os mesmos, a Foxconn é só uma montadora. Devem lançar uns bons aparelhos mas nada que seja um “óóó”.
Verdade, mas o que queremos ver se o “nome” da empresa dá um impulso
Ah, vai dar sim né… Quem não acompanha o mercado chega em uma loja de departamentos qualquer e compra achando que é Nokia “de verdade”. E os vendedores desse tipo de loja não não sabe nem o que é, no máximo vão dizer que “É quadicori – 1 gigas di rã – com Androidi” kkkkkk
Gostou @disqus_QELuTeXBhV:disqus ?
https://uploads.disquscdn.com/images/298aba7e5029c2adef64058de0cc79c68c11fc1b9d7485b35e48b693a571c648.png
Até agora eu tenho o Nokia N8 q tem uma câmera de 12mp, muito bom hehe, mas antigo né
Tenho meu L730 até hoje e rodando direitinho, espero q a Nokia faça smartphones de qualidade e boa camera como no passado.
Com certeza vai. Eu também espero
Nokia é nokia. Microsoft vai aprender respeita seus usuarios .
kkkkkkkkkkk
Nokia só o nome mesmo
Nokia é Nokia mas se você pegar alguns aparelhos Lumias (de Projetados pela própria Nokia) verá um monte de erros.