Antes de mais nada, esse é um problema geral e acontece tanto em smartphone Motorola, quanto Xiaomi, Nokia, samsung e em qualquer aparelho com bateria que use a mesma tecnologia que iremos descrever na íntegra. Contudo, esse post será de extrema importância para que você usuário possa entender sobre o funcionamento do seu celular.
As baterias possuem células que são camadas extremamente finas de um material condutor, assim como uma folha de papel, que se alteram entre positivo e negativo, “uma folha negativa e uma positiva”. A cada conjunto dessas muitas folhas empilhadas, se junta tensão (Volts) o suficiente para se formar uma pilha.
É, cada bloco dessas folhas é considerada uma célula. Como se a célula 1 fosse responsável pela porcentagem de 10 a 20, a célula 2 de 30% a 40% e assim por diante. Por isso a bateria descarrega mais rápido em determinados níveis de carga.
Em alguns casos, a bateria pode durar bem menos de 0 a 20 do que de 80 a 100. A explicação é: a sua bateria é uma só, porém essas folhas são várias e são separadas em blocos de “células”. Esses blocos possuem vida útil, que também conhecemos de ciclo de vida, ciclo de carga ou quantidade de cargas.
Basicamente, a célula segura menos carga conforme é usada. Então se você coloca o celular para carregar, retira quando estiver em 50%, usar até os 30% e coloca para carregar novamente até os 100% e depois usa de novo até os 30%, a célula responsável pela porcentagem de 30 a 50 vai ter sofrido 2 ciclos de carga, enquanto as células de 50 a 100 apenas 1 ciclo de carga.
Assim, com o passar do tempo, se você continuar tirando o celular do carregador antes de completar 100% (fazemos muito isso por estarmos sem tempo), alguns setores da sua bateria, algumas células, vão conservar a carga bem menos tempo do que outras células.
Isso acontece no setor de acima de 90%. Sua bateria fica viciada pelas “células mais baixas”. Assim, com um tempo as células de 80% pra cima vão estar com menos ciclos de carga do que as de 80% para baixo.
Essa é basicamente a explicação do porque a bateria dura mais se você forçar a carga nos níveis mais altos da bateria. Isso fará com que se use mais tempo as células que ainda estão com uma boa vida útil.
Obrigado Octavio Tosta pela dica!