O navegador web do Google, o Chrome, sempre integrou alguns aplicativos no navegador. Esses aplicativo podem ser executados até mesmo em modo off-line, enviar notificações, e também se conectar a diferentes hardwares de websites.
Desde então, os padrões da web têm evoluído e a maioria dos navegadores agora suportam características e serviço que alavancam a web, como a criação de aplicativos da Web mais robustos. Por isso, o Google decidiu eliminar esses aplicativos do Google Chrome em todas as plataformas.
À medida que continuamos nossos esforços para simplificar o Chrome, acreditamos que é hora de levar evoluções aos aplicativos do Chrome. Existem dois tipos de aplicativos do Google Chrome: aplicativos em pacotes e aplicativos hospedados. Hoje, apenas 1% dos usuários do Windows, Mac e Linux usam ativamente esses aplicativos, pois eles também são implementados como aplicativos web regulares.
As aplicações do Chrome permanecerão acessível em todas as plataformas, mas na segunda metade de 2017, o Chrome Web Store não será mais exibida, juntamente com os aplicativos do Google Chrome no Windows.
Como a própria Google disse, são a minoria que ainda olham para esses aplicativos, dado a este fato, há razões claras para não mante-los ativos. Será que algum de nossos leitores utilizam ou já utilizaram esses Apps?