Assim como a Microsoft já vinha fazendo uma “limpa” em sua loja de aplicativos, a Google parece estar levando essa questão mais a sério também. De acordo com um novo relatório, o Google estaria enviando à diversos desenvolvedores um e-mail afirmando que seus aplicativos estão violando a política de dados de usuário em relação à informações pessoais e confidenciais.
Com base no que está escrito no documento, quando um aplicativo solicita ou recebe informações pessoais de um dispositivo, o desenvolvedor deve fornecer uma “política de privacidade válida”, mas muitos não vem se enquadrando nessa política.
Os criadores que receberam o e-mail, têm até 15 de março para fornecer um link de política de privacidade válida na página do aplicativo. Ou se preferirem, eles podem atualizar o aplicativo em questão para que não solicite permissões confidenciais, como câmera, microfone, contatos, contas, etc. Os desenvolvedores que não fornecerem esse link requisitado, correm o risco de ter a visibilidade de seus aplicativos reduzida ou até mesmo serem removidos da Play Store.
A “limpeza” do Google no Android será muito bem-vinda, afinal, ajudará a empresa a remover aplicativos indesejados de sua loja, fazendo com que os usuários encontrem mais facilidade no que realmente buscam”, disse Jack Cooney, desenvolvedor, Hip Hop Ninja!”.
Até o final do ano passado, acreditava-se que havia 2,6 milhões de aplicativos na Play Store. Vamos aguardar para vermos quantos vão ficar após essa “faxina” na loja.
- Baixe nosso App na Windows Store para acompanhar novos artigos do site
- Baixe nosso App na Google Play para acompanhar novos artigos do site