Desde os primeiros anos de vida vimos os usuários da plataforma se importando bastante com o baixo market share da plataforma enquanto avistamos o sistema da Google crescer de forma estrondosa. Hoje, o Android chega a passar da marca de 80% do mercado, deixando assim os rivais com cotas bem menores, obviamente.
Dito isso, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) no Reino Unido, uma agência governamental designada a garantir o equilíbrio e transparência do mercado, vem estudando a possibilidade de criar uma possível investigação contra o Google por abuso de posição dominante no mercado móvel.
No ano passado a União Europeia quis saber mais afundo sob a acusação de monopolização do mercado, a Google se tornou suspeita de utilizar de sua posição privilegiada no mercado lesando suas concorrentes, e não foi analisando apenas o setor mobile da empresa.
Google na mira da CMA Reino Unido
A principal preocupação da CMA está no fato de que existem atualmente apenas dois sistemas operacionais móveis no mercado: iOS e Android. Normalmente, é uma situação aceitável onde há pelo menos 3 principais concorrentes no mesmo mercado para o benefício dos consumidores e portanto, qualquer empresa pode tirar vantagem dessa posição dominante, como aconteceu no passado com o Internet Explorer no Windows.
Na carta recebida pela CMA, consta uma queixa contra o Google para analise pela equipe da organização em questão. Com isso, eles irão avaliar quais melhorias podem ser feitas para oferecer perspectivas de mudanças reais aos consumidores. A CMA diz que a investigação deve rolar por bastante tempo até que buscas e pesquisas sejam feitas por parte das empresas envolvidas, Microsoft, Google e, talvez, outras empresas, de modo que elas possam ajudar a entender a situação do mercado e como os mesmos estão trabalhando. Tudo isso é preciso ser feito antes que qualquer medida seja tomada.
Google e sua má relação com Windows Mobile
São muitas as queixas dos usuários da plataforma móvel da Microsoft com a gigante das buscas, destacamos algumas delas abaixo:
- Bloqueio do acesso a um ou mais dos seus serviços aos consumidores de plataforma competitiva, seja temporária ou permanente – tornando um acesso mais entediante para estes.
- Google não disponibiliza qualquer um dos seus aplicativos ao Windows Phone ou Windows 10.
- Aplicativo oficial do YouTube bloqueado para o Windows Phone, além de dificultar o desenvolvimento de clientes baseados na disponibilidade de suas API’s.
- App Waze: Após aquisição pelo Google, o aplicativo em sua versão para Windows Phone nunca viu uma atualização para seu software.
- SoftCard: Após aquisição pelo Google, logo foi anunciado o cancelamento do desenvolvimento do serviço para Windows Phone, que já estava em trabalho.
- Gmaps Pro (aplicativo oficial do Google Maps) teve de ser retirado por um tempo por razões legais de acordo com a Google.
- O Google decidiu por remover o suporte para o Exchange ActiveSync, que foi o protocolo que permitia obter informações de Contatos em contas do Google Calendário no Windows Phone.
- O Google AdMod (serviço fornecido para desenvolvedores trabalhar com publicidade em seus aplicativos), este não tem qualquer suporte na plataforma Windows.
Se a CMA estava apenas começando uma investigação completa contra o Google, ele deve responder às preocupações da autoridade ou fornecer provas contraditórias. As empresas têm a obrigação legal de cooperar com a CMA, ou poderá enfrentar multas substanciais por abuso de posição dominante no mercado.
A CMA também nos dá a oportunidade de reivindicar queixas por meio de seu website, para que qualquer consumidor que se sinta prejudicado por alguma empresa por abuso de posição dominante. Da mesma forma, solicita aos consumidores que tenham informações relacionadas ao caso que reporte em seu website.
Os problemas citados acima são apenas alguns dos já divulgados em sites dedicados ao ecossistema Windows. Por agora, temos de esperar até que a CMA analise os dados e as informações fornecidas pelo autor da denúncia.
66 Comentários
Todo mundo já sabia disso, agora as autoridades estão percebendo, nada mais justo, me lembro quando o Internet Explore era o mais usado, as concorrentes, inclusive a Google entrou com uma ação contra a Microsoft, sobre o monopólio dos navegadores, e a Microsoft dançou, a Google agora irá sentir o próprio veneno.
No caso do Android ainda existe o IOS mas e o Windows para PC, essa comissão tem algo a dizer a respeito?
O Windows para PC é uma plataforma aberta, no qual qualquer desenvolvedor pode criar programas e aplicativos (incluindo a google) e a microsoft não bloqueia nenhum serviço da google no PC. Outro motivo é que o Windows é o sistema que a maioria dos usuários preferem por opinião própria, não porque “falta isso ou aquilo em outro sistema”. Além disso, se não estiver feliz com o Windows, pode formatar seu computador e instalar o Linux ou Ubunto, nenhum usuário é obrigado a usar porque a microsoft bloqueia os serviços dela em outro sistema.
O Windows para PC é uma plataforma aberta, no qual qualquer desenvolvedor pode criar programas e aplicativos (incluindo a google) e a microsoft não bloqueia nenhum serviço da google no PC. Outro motivo é que o Windows é o sistema que a maioria dos usuários preferem por opinião própria, não porque “falta isso ou aquilo em outro sistema”. Além disso, se não estiver feliz com o Windows, pode formatar seu computador e instalar o Linux ou Ubunto, nenhum usuário é obrigado a usar o Windows, porque a microsoft não bloqueia os serviços dela em outro sistema
KKKKKKKK
Mas a MS não é proibida de lançar apps para o Android. E ela lança vários…
E quem não quiser comprar Android compra IOS ou WP ué kkkkkkk
E a MS não lança OFFICE para Linux…
Vc escreveu coisas sem sentido kkkkkk
Ehr… Eu disse que ela não proíbe os serviços, não que ela lança aplicativos. No caso: Você consegue acessar o One Drive, Email e outros serviços pelo navegador de um computador com linux instalado. E programas exclusivos para cada plataforma existem, e isso não é motivo para investigação. Se microsoft bloqueasse qualquer outros pacotes de programas parecidos com o Office em outros sistemas, alegando que eram copias do Office, isso sim seria motivo para investigação.
E sim, eu sei que a microsft lança apps para android, isso é mais um beneficio para a google. Agora o Windows 10 mobile não possuo aplicativos que facilitam o acesso aos serviços da google… Pelo contrario, a google esta dificultando para os usuário do Windows Mobile de acessar seus serviços PUBLICOS, e isso é sim concorrência desleal.
Justamente, aparelho com Android não tem como formatar e instalar Windows, então no caso do cara ai de cima em usar o Windows Desktop como referência foi um erro.
Mas ninguém é obrigado a usar Android, tem IOS, Windows Mobile e talvez outros que eu não conheça, se as pessoas estão escolhendo Android é por incompetência das outras plataformas.
sim, vamos investigar o Google. Mas vamos procurar saber também o por quê de a Microsoft fazer apps pra iOS e deixar sua plataforma abandonada. Eles tem força, dinheiro e tecnologia pra botar a comunidade paga pau de devs do Google e Apple no chinelo e, no entanto, fazem serviços melhores e criam coisas para os outros, incentivando cada vez mais o abandono de seu sistema. A NOKIA fez muito mais pelo WindowsPhone qe a própria Microsoft.
Sim, ele tem que melhorar bastante mas acho ele um pouco mais rápido que o Chrome
Off Topic: Uma dúvida: Se eu formatar o SD, a velocidade de transferência melhora? Apps lentos demais no SD classe 10…
Alguém já tentou?
Lembro dessa treta desde que a Microsoft fez um app pro youtube MUITO, MAS MUITO MELHOR que o do Google na época… E logo o google mandou tirar do ar.
O foda disso tudo é que eles mandam nos principais apps sociais. E nos desenvolvedores…
Sabe como isso se chama? Medo…
Junte isso à inércia da Microsoft… E quem se f… somos nós.
Não diz as coisas pela metade, o app que a MS fez permitia o download dos vídeos e não exibia propaganda, para o usuário pode ser ótimo mas as empresas precisam gerar lucro e pagar seus funcionários, ou vc trabalha de graça?
Como você mesmo disse, sou usuário. Caguei pras empresas. Apenas compro o aparelho e uso os apps que ele oferece. Se o app for pago, compro. Se for gratuito, uso o melhor. Eles que se engalfinhem…
Amigo, me desculpe. Mas vc está enganado. Eu acompanho o crescimento do WP/W10M faz um bom tempo. Praticamente desde o wp7. O app do youtube realmente nao tinha propagandas. Aconteceu que pediram para retirar da loja. Pouco tempo depois a Microsoft arrumou o app seguindo as críticas do Google. Google inventou umas desculpas (que dessa vez eram sem sentido) e a Microsoft arrumou. Ate que de novo ela pediu pra retirar (alegando que a microsoft nao estava dando uma boa experiência ao usuário, o que era uma grande mentira, pois o app ela aplaudido até por usuários do android. Isso é uma coisa muito podre. Eu era fã achava o Google como uma empresa modelo. Mas uma empresa que para crescer. Tenta mentir e lesar as outras, nao tem meu respeito. Coisas que eu vejo a Microsoft fazer o oposto. Microsoft tem seus defeitos. Mas é uma empresa leal. Nao busca ganhar usuários tentando lesar as outras plataformas, mas buscando fazer melhor. Ficou longo. Mas eu gostaria de passar essa informação.
E os tantos outros apps para acessar o YouTube na loja do wp o tal do metrotube q é o bixao o google nao solicitou remoção…
Sobre a lealdade MS recomendo que assista esse video
https://youtu.be/0nz-lcuv3TM
Entao, ou os apps sao pagos. Ou nao possuem muita qualidade. A intenção do Google é que os usuários digam: A loja do Windows é uma bosta, nem app do youtube tem. Amigo, minha intenção aqui nao é defender tal ou tal empresa. Mas apenas falar o que eu vejo, percebo e acompanho.
Eu já havia assistido esse vídeo. É muito legal. Eu sei que as empresas brigam para ter posição. Mas o Google eu vejo o quase jogando uma bomba dentro das outras empresas. Ela nao foca em necessariamente em fazer algo melhor e conseguir lugar. Mas conseguir lugar. Nem que ela precise comprar empresas para retirar serviços do concorrente.
Eu entendo o que quis dizer. Mas acho que o Google nao “joga limpo”
gostaria de passar essa informação também
Vão ser processados todos os que não fazem aplicações para Windows phone? Se não forem a Google também não vai ser por causa disso, quando ao facto de dificultar acesso através do seu sistema ao Gmail isso já é diferente.
Você esquece de um pequeno detalhe, a Google é dona do Android, então queira ou não queira o povo se acostumou com os aplicativos dela, os oficiais, então é complicado mudar de S.O, ela faz para o IOS por que o IOS não concorre diretamente com ela, já que o IOS só é usado em aparelhos da Apple e são aparelhos caros, o Windows Phone é diferente…
Seja assim, alguém quer obrigar a Google a fazer apps para um sistema rival, para que esse sistema não morra? É caricato.
Queria ver uma punição bem vigorosa, pra servir de exemplo para qualquer empresa que pense em repetir isso.
Concordo Google tem que apreender a respeitar seus usuários e suas concorrentes
Google se fudeo ,ja vejo ela disponibilizando os app pro wp se isso de certo
Tomara
Se ela fosse leal, faria como a Microsoft. Muitos criticam (até eu as vezes) o fato da Microsoft disponibilizar aplicativos para Android e iOS, mas ela quer ver ser serviços sendo usado, independentemente de sistema, porém Microsoft® peca, em disponibilizar os mesmos para os Windows Mobile.
Tomara que com essas investigações o jogo mude
É oque todo mundo espera
O fato de não querer liberar seus serviços, aplicativos e tentar impedir acesso, como citado na matéria, já é o suficiente, pra provar que ela quer tirar o Windows Mobile da jogada. Empresa lixo.. Não é a toa que tem um monte de xing ling com Android, até imitação de lumia com android existe.
Sim apenas isso já prova se eu fosse um cara de lá na colocava como culpado, isso não se faz mesmo se fosse a MS
É só a Microsoft bloquear o uso dos serviços da Google no Windows.
Nesse caso quem sai perdendo é o Windows, principalmente o mobile, ja que o Google tem seu proprio sistema operacional, se a Microsoft bloquear os que ja tem, não vai sobrar ninguem pra comprar windows phone.
O sistema Windows detém 95% do mercado de sistemas operacionais e o Google nasceu rodando também na plataforma Windows.
Desabilitar o Chrome no Windows 10 já seria um tiro no peito da Google
Não entendi direito, mas , se a Google não quer direito dela
não é bem assim no mundo das grandes empresas, monopólio é crime
As coisas não funcionam assim. Há leis que impedem o monopólio, truste, oligopólio, cartel etc. Se se constata que uma empresa está fazendo de seu poder para impedir a concorrência, que é algo necessário para que os consumidores não sejam lesados, isso deve ser investigado.
A algum tempo, 99% dos videos do youtube no microsoft edge simplesmente travam quando chegam por volta dos 3-5 minutos no meu 640 xl. Ultimamente estou no anel lento do insider, mas o problema se apresentou também no windows 10 estável. Geralmente ao recarregar a pagina o video flui normalmente. Mas é chato ter que lembrar onde havia parado. Mais alguém tem esse problema?
Todo mundo
Google envolvida, coincidencia?
Nunca sofri com esse problema no meu 640XL, ja tentou um hard reset?
Nem todos os hard resets do mundo parecem resolver esse simples problema.
Eu também. No lumia 830.
Complicado isso, não queria usar nenhum app.
O edge é péssimo como navegador dominante com seus infinitos crashes e travadas
Aqui nunca tive maiores problemas. So esse mesmo.
Usa um aplicativo cara, mt simples… Tubecast é o melhor.
Tenho todos os apps mais famosos para Youtube, mas nenhum deles conseguiu marcar o video como visto. Quando acesso no pc estão todos como se nao tivesse assistido. Isso por mais q pareça simples faz diferença.
Mytube faz isso. Eu uso ele e é excelente. Deixaram gratuito por um dia e eu acabei baixando. Mas eu compraria se eu perdesse a gratuidade. Tenha certeza. Vale cada centavo. Pode comprar e confiar.
Ja tenho ele. E mais 2, mas como disse, nenhum deles deixa o video como assistido, quando acesso o youtube na web todos os videos voltam como não assistidos.
Nossa, serio mesmo? O meu fica tanto no youtube, tanto no app. Tenta mexer nas configurações do youtube: Apps de terceiros.
Mas no meu funciona. Por isso havia lhe recomendado. Depois tenta lá. Pois o meu funciona. Deve ser que está negado em alguma permissão.
Ei uso o Mytube muito bom
Quando eu usava, ele nao marcava o vídeo como assistido, e continuava nas sugestões.
Ele não marca mesmo mas tem como você colocar para mostrar comentários após o termino do vídeo
Nisso so os usuarios que saem prejudicados, sendo que todo mundo usa os serviços de ambas. Como ja aconteceu com a Microsoft antes, tem que ser tratamento igual pra todas.
Concordo com tudo
Não condeno o fato dela usar si mesma para seu próprio benefício, porém não é só as outras concorrentes diretas(Windows, por exemplo) que perdem, nós também perdemos. Mas é complicado…
Sim ela não pensa nos usuários, e utiliza de meios desleais para ter sucesso no seu OS
Quanto mais concorrentes, melhores os produtos para os consumidores … Porem o Google passa dos limites.
Só ela não viu isso
Sem dúvidas, com concorrência leal, todos saem ganhando.
Infelizmente é verdade as empresas monopolizam, e não é só o Google todos sabemos que a falta de concorrência leal é ruim
Concorrência leal nunca vai existir… Agora, a lei deve ser dura… Nesses casos…
Xbox Vs Playstation é uma concorrência leal
Isso é o que parece…