A HMD Global acaba de anunciar a aquisição da Valona Labs, que marca a base do novíssimo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tampere, na Finlândia. Essa aquisição mostra a nova estratégia da HMD Global para fortalecer a empresa e seus investimentos nos aspectos de segurança do sistema operacional, o que pode ser benéfico tanto para o setor corporativo quanto consumidores finais de celulares Nokia.
A Valona Lab é uma empresa jovem, especializada em software móvel, empresarial e de segurança cibernética. Seus conhecimentos ajudarão a HMD Global a trazer atualizações e segurança de software mais eficazes aos smartphones Nokia.
Detalhes da aquisição
O novo Centro de Excelência desenvolverá, mas não se limitará, ao HMD Connect, bloqueio remoto de dispositivos, gerenciamento de mobilidade corporativa, segurança de software, comunicação de rede segura e testes de caixa preta.
O pessoal do portal Nokia Mob teve a chance de conversar um pouco com Juho Sarvikas e Ari Heikkinen, que vem da Valona Labs e é nomeado diretor sênior de segurança e soluções corporativas da HMD Global. Na conversa eles tiveram a oportunidade de discutir a estratégia atual e o que isso significa para a HMD Global.
Primeiro, Juho afirmou que a HMD Global se dedica a trazer os smartphones da marca de volta às raízes da Nokia. Ele também revelou que a HMD está planejando recrutar novos desenvolvedores e engenheiros na cidade finlandesa de Tampere, onde o novo P&D estará situado, mas também em Espoo.
Quem conhece bem a antiga Nokia, sabe que a empresa costumava ter um centro de P&D em Tampere, que ainda representa um grande grupo de engenheiros qualificados que costumavam desenvolver novas tecnologias para a Nokia. Os ativos intelectuais da Valona Labs estarão trabalhando em projetos semelhantes.
Este é o pontapé inicial para a finlandesa trazer atualizações mais rápidas de software para telefones Nokia. A Nokia Mobile agora possui vários centros de P&D, alguns deles próprios, mas alguns são baseados em parceiros de alta qualidade.
A conversa rendeu assuntos relacionados aos telefone 5G, onde haverá modelos mais acessível do que o Nokia 8.3 equipados com o chip Snapdragon 695 5G. Outro tema abordado foi a presença mais ativa na comercialização de acessórios Nokia como até mesmo capuzes e camisas da Nokia.