A Nokia é uma empresa de telecomunicações que hoje completa seus 150 anos de existência, vendeu muitos smartphones com o sistema operacional Symbian, mas desde de 2011 até o inicio de 2014 a empresa trabalhava em conjunto com a Microsoft para desenvolver aparelhos com o Windows Phone.
Hoje, não mais no seguimento de produção de smartphones, a Nokia busca parcerias estratégicas para criar infra-estrutura de TI de auto nível entre outras tecnologias relacionadas as redes de telecomunicações. Vale ressaltar que, toda a divisão de dispositivos móveis da finlandesa hoje pertencem a Microsoft.
Quem sempre gostou de ter um aparelho celular certamente deve ter alguma história sobre a Nokia para contar, eu sou uma dessas pessoas!
Minha paixão por aparelhos da Nokia começou quando eu comprei meu primeiro Nokia no ano de 2006. O “Nokia 3220” não foi o meu primeiro celular mas eu considerava como se fosse. Antes disso, meu primeiro celular foi um ZTE vinculado a vivo que não funcionava com cartão SIM, alguns meses depois de comprado eu já havia dado fim nele, motivos? não me agradava em nada.
No entanto, meu segundo celular e primeiro da Nokia era um dispositivo bem exótico por sinal, basicamente, o Nokia 3220 era um GSM , da Series 40 . Esse foi o primeiro telefone de nível de entrada que oferecia acesso total à Internet (para a época foi o que mais me encantou), com um navegador XHTML e cliente de email POP3 / IMAP . Enquanto recursos como infravermelho e um built-in rádio FM são removidos, novas funcionalidades, tais como luzes rítmicas intermitentes (duas de cada lado), foram adicionados.
Hoje, celebrando seu 150º aniversário a Nokia publicou um vídeo para uma viagem ao passado e um olhar para o seu futuro. Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=RlsO-gLKOng&feature
Você alcançou a era Nokia? Qual foi seu primeiro celular da finlandesa?