A Sony apresentou ao mundo os seus novos smartphones, o Xperia XZ1 e XZ1 Compact. Assim como de costume da linha Xperia, a Sony lança os seus dispositivos premium com a certificação IP68, ela portanto, dá o “aval” para que você possa sem nenhum problema “jogar” o smartphone na água. Mas segundo a própria fabricante, Sony, parece que isso não ocorrerá como já era de costume após essa afirmação feito pela própria empresa.
“Xperia XZ1 é resistente à água e protegido contra poeira, então não se preocupe se você for pego na chuva ou quiser lavar a sujeira debaixo da água da torneira, mas lembre-se de todas as portas e as tampas devem estar firmemente fechadas. Você não deve colocar o dispositivo completamente subaquático, ou expô-lo a água do mar (água salgada) água clorada ou líquidos, como bebidas. O abuso e o uso indevido do dispositivo invalidam a garantia. O dispositivo foi testado sob a classificação de proteção de entrada IP65 / 68”.

O ditado nunca veio à tona como agora: manda quem pode, obedece quem tem juízo. Brincadeiras à parte, vemos que, de acordo com a Sony, qualquer Xperia XZ1 e o seu irmão Compact, que for colocado na água, ou seja, submerso, o mesmo pode perder a garantia. Mas aí vem a pergunta que não quer calar: mas por que motivo a empresa coloca uma certificação, que como todo mundo sabe, é totalmente livre de medo em relação a poder perder o dispositivo ao colocá-lo submerso.
Os seus concorrentes, por exemplo, (Galaxy Note 8, Galaxy S8 , V30 e G6) são autorizados a serem colocados de baixo d’água em até 1,5 metros por não mais de 30 minutos.
No geral, (tirando essa dúvida dita anteriormente) o Xperia XZ1 e XZ1 Compact são bons smartphones, mas além da empresa não oferecer nada de novo no design, ainda deixa essa informação frustante no ar? Sei não hein!