O Windows 10 veio para revolucionar o mercado, tendo a maior adoção em menor tempo de um sistema operacional para computadores da história, e isso se deve também graças ao primeiro ano de distribuição gratuita do Windows 10, que é algo bastante diferente da postura habitual que a empresa mantinha nos anos anteriores.
Através do sistema de reservas, muitos usuários receberam a atualização instantaneamente na madrugada do dia do lançamento, enquanto muitos outros ainda esperam até hoje para terem sua oportunidade de atualizar. Contudo, foi descoberto que o Windows 10 está sendo baixado automaticamente em diversos computadores com Windows 8.1 ou Windows 7 sp1 totalmente atualizados, caso as suas atualizações automáticas estivessem habilitadas. Ainda que esses usuários não tenham efetuado a reserva, todos os arquivos estão sendo baixados em uma pasta oculta chamada $Windows.~BT, que contém cerca de 6GB em arquivos.
É importante frisar que muitos usuários realmente não desejam atualizar o sistema, porém estão recebendo a atualização sem nem ao menos notar, o que pode ser algo bastante incomodo para Tablets e dispositivos com menos memória rodando a versão completa do Windows 8.1 por exemplo. Enquanto alguns estão recebendo algo que não foi pedido, muitos que pediram ainda aguardam a atualização do sistema que obviamente já poderia estar rodando em seus dispositivos.
Sim, é louvável a intenção da Microsoft em facilitar o update para aqueles que desejam ou até mesmo para aquele que possam vir a mudar de opinião, mas então utilizar o sistema de updates automáticos de uma versão anterior para baixar um update talvez indesejado nem dar opções de escolha ao usuário não parece uma atitude respeitosa.