Os telefones Windows não tem sido uma das principais prioridades da Microsoft nos últimos dias, apesar da promessa de que em 2017 traria várias “coisas legais” para os usuários. Mas quando se trata de segurança, não há razão para deixar de dar a devida atenção, independentemente da plataforma.
Já completou um mês desde que informamos aqui sobre um bug que interfere na segurança do dispositivo, no qual foi descoberto uma falha que pode te dar acesso a visualização de fotos da galeria mesmo com o aparelho bloqueado. A falha foi encontrada em versões oficiais do SO, tais como a 14393.xxx e também em outras versões públicas liberadas no ciclo Release Preview. Contudo, ontem a Microsoft liberou uma atualização cumulativa para dispositivos móveis, que corrige muitos possíveis problemas, mas o principal deles não foi corrigido, ou seja, o bug da tela de bloqueio continua expondo a segurança dos smartphones com Windows 10.
Para se ter acesso ao smartphone com tela bloqueada não precisa de nenhum conhecimento avançado:
- Com seu dispositivo bloqueado, capture um foto.
- Visualize a foto usando a miniatura de visualização (inferior esquerda) e, após a abertura da foto, exclua-a.
- Pressione o botão Voltar.
- Visualize a foto novamente usando a miniatura. Você deve ver uma tela preta.
- Pressione o botão Voltar e Visualize a foto usando a miniatura pela terceira vez e você conseguirá visualizar todas as fotos da galeria.
A primeira vez que informamos sobre este bug de segurança foi em 14 de fevereiro, mas dado ao fato de que a Microsoft atrasou o Patch mensal de segurança do mês passado, uma correção era esperada agora em março – o que evidentemente não aconteceu. Sem as devidas correções incluídas no lançamento deste mês, só nos resta esperar até 11 de abril, quando ocorre a próxima liberação de atualizações de segurança.
57 Comentários
Quando eu tiro uma foto com flash , e tento tirar outra em sequencia no modo HDR ou ate mesmo sem , nunca sai o flash
E isso ja vem de um tempo alguém mais ??
Opa tudo bom… O modo hdr realmente nao usa flash… Pois eh um modo de camera na qual ajusta as sombras e a iluminaçao tirando varias fotos em sequencia com o iso modificado e depois junta as fotos… E o flash atrapalha essa percepçao de sombreamento real.
Sim mais mesmo sem HDR o flash para ! A única solução que eu vi para esse bug até agora
Foi baixar o lumia câmera uma versão mais antiga e não atualizar , estou usando o Lumia 640 xl
Alguém mais notou q essa build oficial ta gastando mais bateria q a outra? Eu notei, alguém mais?
Meu 650 esta com tudo lindo. Sem travar, sem alta drenagem na bateria sem bug. #NeverAndroid haha
Tá com firmware do Windows 10 Mobile.
No meu lumia 640 nao tem esse problema
Parecendo a Google apontando os falhas da Microsoft®. Tá, faz parte do trabalho dele informar a todos sobre esta falha, porém é um bug tosco, que não oferece tanto risco assim, afinal, que emprestaria o telefone bloqueado pra outra pessoa, tirar foto? Acho que ninguém, eu geralmente, quando outras pessoas querem ver meu Lumia, elas veem na minha mão e se pegam, é na minha frente. Portanto, minha opinião que nada vale, diz que há alarde demais nesta matéria.
O foco deste site é causar alarde e alvoroço pra ganhar cliques com essas materias
se não gosta do site muda para outro.
Eu gosto de ler so os comentários, porque 99% das materias são replicadas, acabo lendo em outros sites mais confiáveis. O melhor deste site sao os comentarios 🙂
Ah legal, justificando um erro de segurança só pra defender a incompetência da Microsoft. Parabéns!
Saiba que essa é sua visão e a maioria prefere privacidade e respeito quando alguém pega sei celular. Tem gente que acha que o aparelho é público e tenta acessar até seu internet banking na sua frente se deixar.
Tirar foto com a tela bloqueada proíbe a pessoa de ver o restante da galeria de fotos tiradas antes do bloqueio da tela. Ela só vê as que tirou agora. Pra quem tem nudes, por exemplo (o que é uma realidade de grande parte das pessoas), isso é uma salvação. Nesse caso, o bug é sim grave.
Sua visão é sua visão.
Sim, minha visão. E ela me diz, jamais deixe seu telefone, longe de seus olhos, tendo ou nao bugs de segurança. E outra, não é um sistema morto, abandonado? Então pra que tanta cobrança? Essa falha não afeta todas as versões.
Vai dizer que quando empresta seu celular pra alguém fazer ligação ou acessar um site, vc fica com a cara grudada e proíbe a pessoa de virar pro lado pra ficar vigiando o que ela faz?? Proíbe ela de descer a central de notificações e ler tudo? Tem gente que faz isso e fica chato policiar.
Prefiro o Android mesmo, que tem a função de fixar um app pra vc emprestar. A pessoa só acessa aquele app, nem as notificações ela vê.
Tinha essa função no Windows Phone 8.1, eu acho, vc criava uma lista com os apps que podiam sere liberados. Mas não há problema algum, ao menos pra mim.
Lembrando que tenho o windows 10 no 520.
Essa att tem para o 520 ? se tiver como atualizo ?
Parece que corrigiu sim, aqui não tá mais funcionando o truque…
MS ta pouco se lixando pra linha lumia…s cada dia ela demonstra isso…a MS do se importo na hora de vende agora ela não ta nem ai…essas att que estão pra sair serão apenas de correção pq pra ter novidades do adquirindo os aparelhos que já saem com o Windows 10 de fabrica…..muitas pessoas podem não concorda mas é minha opinião.
Minhas expectativas pro creators update só vem caindo…
Tá igual meu moto g4 atualizou para o 7.0 a câmera fico horrivel ‘- e não tem como volta mais Aff só digo nenhuma empresa presta
Acho que aí eles teriam que lançar uma firmware pra câmera, não?! Uma simples atualização específica conserta este problema. Depende deles.
Dar prazo pra fazer ou lançar coisas qualquer um da,mas cumprir com a palavra e só por deus
Kkk a cortana em português 2meses que nao pega fecha nao faz pesquisa por voz etc. Essa atualização nao serviu de nada.
Saudades “Hey Cortana!” Por que abrir um aplicativo e pedir para “ela” fazer algo, se é mais rápido fazer a tarefa você mesmo, isso não é uma assistente.
Sendo que ela nao esta fazendo nada nem abrindo. Porquê quero algo que não servi de nada em meu aparelho?
Não funcionou aqui esse truque l930.
Ja fiz aqui em 3 lumias, 630 com a ultima atualização disponível para ele, 640 versão publica e 930 insider fast ring e também não funcionou.
Vai entender talvez nossos aparelhos são ilegíveis a esta “novidade” kkk’
Bom, Microsoft é muito lerda. Qualquer um que tá acostumado a usar Windows em qualquer produto, sabe disso. Principalmente o mobile.
A câmera frontal do meu L730 tá melhor que a traseira ‘-‘
Pois é, reparei isso também.
Meu l735 está tirando fotos desfocadas, depois de um tempo percebi que era problema só com o Whatsapp.
Essa MS é uma porra! Pronto, falei.
O meu celular, l 830, quase não atualiza. Ficou mais de hora na tela do windows, só consegui religar depois de força umas 5 reiniciadas….
vichi faz uma restauração de fabrica, e começa usar como um novo aparelho sem usar backup do onedrive!
Já comprei um Lenovo Zuk Z2, tô esperando pra pegar essa semana. Larguei o barco windows 10 mobile, depois que salvar e passar tudo eu faço restauração e uso o windows quando for necessário. Se um dia a Microsoft parar de fazer tanta besteira com uma plataforma que era foda eu volto.
Putz, não querendo te jogar um balde de água fria… o ruim desse aparelho é a ROM que vem, não é original é uma genérica. As specs de hardware são ótimas. Um colega de trabalho comprou um e é bem ruim. Aí o suporte da loja mandou ele instalar a original se não tava satisfeito, e a original é só inglês ou chinês; resumindo, ele tá arrependido…
Tô sabendo desses problemas, mas já olhei como corrigir isso. E talvez o meu não venha com esses problemas da ROM, os da Banggood comprados depois do dia 05/01 já não tavam mais vindo com a ROM da loja bugada.
“sem usar backup do onedrive”!
Como assim?
não carregar o antigo backup que é criado, e sim começar tudo novo, do zero
Nossa sinhora! Aí eu vou perder tudo(?).
O que seria tudo?
Salva tuas fotos e videos no PC
o backup, vc vai so perder as configurações salva antes, foto, video e musica continuar no OneDrive. essas configurações q falo, são do programas, wifi, entendeu.
830? Joga fora isso; que esse não se deu bem com o w10m ahhahajahah
Uma pena, depois da atualização (W10) a bateria ficou ruim, as fotos ficaram péssimas, o aparelho começou a travar mais e mais algumas coisas… Vou deixar guardado para alguma necessidade, tipo meu 625 tá aqui guardado.
Apenas por causa que não recebeu firmware pro Windows 10 Mobile
Infelizmente Lumia legado não se da bem com o Windows 10 Mobile.
Sim é verdade, deve ser por isso que nem Apple não atualiza os iPhones com mais de duas geração, e tbm por isso que 99,99% dos smartphones Android nunca recebem uma atualização se quer.
Tem algumas coisas que apesar de estar disponível não funciona bem nos antigos como as opções de tela glance devem ficar desativadas, e a proteção de tela tem que deixar apenas uma foto ou papal de parede qualquer usando imagens do bing ou tela glance pode travar , deixar lentos e drenar a bateria dos antigos.
A Apple atualiza iPhones de mais de quatro anos de lançamento, e estes só começam a dar problemas quando o iOS passa a ter recursos que exigem mais hardware.
Nos tais aparelhos “legados” (na verdade largados) da Microsoft o problema é, em grande parte, de firmware, ou melhor, da ausência dele. Um Lumia 830 não fica com desempenho inferior com W10M porque é antigo, mas porque a Microsoft não fez um firmware para ele. Já o Lumia 950 possui firmware, e por isso funciona bem. Fora que a Microsoft prometeu a atualização para todos os aparelhos, o que, se fosse cumprido honestamente, ela criaria versões mais leves para aparelhos com hardware mais limitados (como Lumias 530, por exemplo).
Já no Android, um dos grandes problemas da falta de atualização é ocasionado pela fragmentação. É a política adotada pela Google, que joga a responsabilidade no colo das OEMs. Embora as versões mais recentes do Android exijam mais hardware, existem aparelhos de dois anos que suportariam a atualização. Esse é um dos vários motivos que Android não me convence…
E a Microsoft não fez a firmware do 830 porque infelizmente é o fabricante quem atualiza, nesse caso a Nokia, já o 950 foi na Microsoft pela própria Microsoft por isso tem o controle das atualizações.
Essa informação é falsa. A Microsoft comprou toda divisão de dispositivos e serviços da Microsoft, o que inclui a fabricação e venda de aparelhos (inclusive os lançados ainda pela Nokia). Aliás, o Lumia 830 foi lançado após abril de 2014, quando a venda da divisão da Nokia para a Microsoft foi concluída. O nome Nokia nos aparelhos é somente licenciamento da marca, o que para smartphones já acabou o prazo. Tem uns fãs apaixonados da MS que inventaram essa historinha que a Nokia que era fabricante do aparelho, somente para tentar tirar a culpa da gigante de Redmond. Só que não é verdade…
Não é nada disso amigo, procure por informações de fontes confiáveis e vera que o seu pensamento não tem fundamento quanto a esse assunto.
Minha fonte é são os termos de compra e venda entre Nokia e Microsoft. Mais confiáveis que isto não existe. E qualquer coisa dita diferente é falsa! Simples assim…
“deve ser por isso que Apple não atualiza os iPhones com mais de duas geração” – Como assim? Do iPhone 5 ao 7e 7 plus, todos receberam o IOS 10. Então não procede o seu comentário.
https://uploads.disquscdn.com/images/4f8361617aa14dc4bc75cd5c19837e1104e3775e5b8f1f34bf5426813862036a.png
Meu 730 esta funcionando muito bem com a ultima atualização, nunca deu bugs irritantes que o povo vive reclamando que tem no sistema, tudo funciona de forma correta, desde das atualizações do ano passado, ta tudo funcionando perfeitamente.
Você é sortudo.