Nos últimos eventos e declarações dos maiores nomes a frente da Microsoft e do Windows 10 Mobile, ficou bem claro que o Continuum é a peça chave para trazer destaque e diferenciação a versão móvel do Windows, e nele se aposta as maiores fichas sobre os futuros planos da empresa em relação ao OS.
Contudo, a limitação de fazer uso apenas de aplicativos para sistemas operacionais móveis torna a utilidade da função questionável para muitos, uma vez que para tornar real o conceito de um computador de bolso é preciso de programas ainda mais robustos, e é isso que parece estar por vir.
Ainda que o sistema Universal de apps continue forte e a vigorar, segundo a sempre certeira em informações internas sobre a Microsoft, Mary Jo Foley, a companhia esta prestes a incluir um emulador de programas x86 ao sistema operacional para dispositivos ARM64 no update Redstone 3, previsto para o fim de 2017.
De acordo com a fonte, o emulador esta sendo desenvolvido sobre o codinome “Cobalt” e deve contar com a colaboração da HP, que trouxe para o Elite X3 uma suporte a programas x86 através do seu serviço de virtualização de Workspace via nuvem, que contudo era salgada, custando U$579 por ano.
Para que a Microsoft consiga atingir os consumidores e pequenos negócios, será necessário encontrar um modelo mais atrativo e sustentável. É importante lembrar que a habilidade de rodar programas clássicos em um smartphone é o pilar do conceito do tão sonhado Surface Phone, que segundo rumores, deverá chegar junto ao terceiro update do arco Redstone.
É preciso lembrar que o Windows 10 Mobile continua sendo um sistema 32 bits nos dias de hoje, ainda que existam diversas referências nas linhas de código a Windows 10 Mobile ARM64 nos últimos tempos.
Via.
10 Comentários
Gente , já tem algum app para youtube que suporte clicar em links e ele já abrir automaticamente?
Marcio Vianna no Disqus: “Aí a Loja NUNCA será financeiramente atrativa, os softwares não precisarão serem convertidos, o trabalho de dois anos do Kevin Gallo com o desenvolvimento de ferramentas para facilitarem a conversão é jogado no lixo, os programas universais NUNCA serão feitos, o sistema enche de porcarias e a concorrência agradece.”
Eu – A Loja perde atratividade, sim. Mas nesse caso o sistema paradoxalmente pode ganhar mais atenção por ter funcionalidades mais completas com relação ao desktop
Marcio Vianna: “Perde e perde. Simplesmente perde não ganha nada. A crítica na Ignite foi com relação à segurança, o corporativo deseja um sistema seguro onde ele treine seu funcionário e não tenha que se preocupar com antivírus, como ele já se habituou a usar no iOS – sim o corporativo usa o iOS, e não Android. Você deixa de atender seu cliente e ele deixará de comprar. Simples assim. Download “gratuito” e pirateado não paga a conta no final do mês. Não outra a razão de a Apple ser a empresa mais valiosa atualmente: possuir uma Loja onde o cliente que consome é bem tratado com farta opção e quem produz goza de um ambiente seguro e eficiente de comércio.
Sem formar um ambiente virtual seguro de comercialização você é carta fora do baralho. A Samsung mesmo já não deseja o Android e deseja emplacar seu Tizen com uma loja segura onde poderá fazer renda além da venda do aparelho.”
Eu – Então com essa emulação você pensa que haverá adesão em massa à pirataria no 10 Mobile? Eu imaginei que o uso de programas oficiais continuaria perfeitamente possível, mesmo baixados fora da Loja.
Marcio Vianna: “Óbvio. A configuração do sistema já permite instalação sideload. O usuário passa a ir à configuração, permitir sideload e Adeus loja Windows.
Essa é pro Nadella bater o martelo, mas que é péssimo para o profissional de programação não resta qualquer dúvida.”
https://disqus.com/home/discussion/blogaomobile/alguns_dispositivos_com_windows_10_mobile_rodarao_programas_de_pc_com_redstone_3#comment-3013655513
Resumindo: #UWP é o futuro, e o nome da estrada que levará o Windows lá é Centennial, e não Cobalt
OFF: TÁ MUITO BARATO http://m.gearbest.com/tablet-pcs/pp_448876.html
Olá pessoal, gostaria de compartilhar alguns dos meus aplicativos com vocês. Alguns deles estão gratuitos. Se for possível classificar o aplicativo e analisa-los na loja será de grande ajuda. Aproveitem!! 🙂
Mercador [Mobile/PC]: Aplicativo para criação e edição de lista de compras.
https://www.microsoft.com/pt-br/store/apps/mercador/9nblggh5qs15
Fit Week [Mobile/PC]: Aplicativo para criação de uma lista de exercícios de academia que devem ser executados durante o treino semanal.
https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/fit-week/9nblggh4v3xm
Swipe Note [Mobile/PC]: Aplicativo para criação de notas e tarefas.
https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/swipe-note/9nblggh5lm7d
Nono Dígito Call: Uma lista de contatos para efetuar ligações adicionando o nono dígito nos números e DDD.
https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/nono-digito-call/9nblggh4s7ph
To testando a app Mercador. Parece bem feita e útil.
Muito obrigado Fabiano, se você puder classificar o aplicativo na loja seria de grande ajuda! Estou aberto a críticas e sugestões também. Muito obrigado e abç.
Encontrei um problema. Ao apontar o “scanner” de código de barras para um produto, a app fecha sozinha.
Olá Fabiano, obrigado por reportar o erro! A partir de qual tela esse problema acontece? Se você puder detalhar os passos para que eu possa analisar mais profundamente, enviando um email para wgp_apps@hotmail.com eu ficaria muito grato! Irei trabalhar para corrigir o problema!
Seria uma boa sim ter um SO mobile em x86, mas acho que isso tbm traria um ponto muuuito negativo, que seriam os vírus, o win 10 mobile é um sistema bem fechado a isso, quando adaptar ele a msm arquitetura do SO PC, acho que o fará mais vulnerável que o robozinho.
Por tudo que tenho acompanhando sobre Windows Mobile, creio que veremos, em breve, uma nova era para dispositivos móveis. Há poucos anos vimos simples celulares evoluírem para smartphones, e o próximo passo será vermos smartphones evoluírem para computadores de mão. Já vi matérias falando sobre a vida curta que terão os aplicativos, ou o cenário, para eles, não será como é hoje, e muito em breve. Não sei se é bobagem esse pensamento, mas é o que tenho crido.