Já noticiamos há algumas semanas atrás que, mais de 27 de lojas franqueadas da Microsott Store iria fechar suas portas, lojas de estados como Rio Grande do Norte, São Paulo e, algumas lojas da Bahia já começaram a fechar suas portas. Agora, a loja que foi fechada estava localizada no Plaza Shopping Niterói, no Rio de Janeiro.
A coisa não está boa e muitos ainda não conseguem ver. Desde a compra da Nokia pela Microsoft, é visto sucessivas ações negativas por parte da norte-americana, como a demissão de milhares de funcionários, no Brasil é bem pior: venda da fábrica brasileira da Nokia na Zona Franca de Manaus, desativação do Instituto Nokia de Tecnologia (educação de crianças e adolescentes, com cursos técnicos de desenvolvimento de apps), e agora a confirmação do fechamento de algumas Microsoft Store.
Loja Microsoft fecha as portas em Niterói/RJ, o que será de #nozes? @WindowsClubBr @UandersonWeb @windowsteambr pic.twitter.com/orxuatuKZk
— torc (@valvesaraujo) 14 de abril de 2016
Em um comunicado oficial a empresa se pronuncia:
“A Microsoft, em conjunto com seus franqueados, em uma decisão estratégica para o canal, confirma o fechamento programado de determinadas lojas físicas da marca Microsoft Store – Revendedor Autorizado, no Brasil. A empresa esclarece, no entanto, que o serviço da loja online da marca segue operando normalmente e atendendo a todo o território nacional.”
Ano passado vimos uma reforma geral das antigas lojas pertencentes a Nokia, trazendo a marca Microsoft para as mesmas e acrescentando novos portfólios de produtos como consoles Xbox, jogos, controles, licenças do Office, Skype e Gold, créditos para a Windows Store, entre outros produtos. Ainda houve a promessa de abertura de vários outros pontos de venda, o que obviamente não aconteceu.
Pensamento do editor
Por essas e outras que eu tive que repensar sobre o foco do site, a Microsoft tem um futuro incerto aqui no Brasil, a crise econômica já não ajuda em nada e só faz piorar a situação. Sempre fui um grande fã dos aparelhos com Windows, ainda sou sou e não vou sair correndo para a loja comprar um Android ou um iPhone, primeiro porque não tenho dinheiro rsrs e porque não vejo grandes necessidades até porque meu Lumia 730 ainda consegue suprir bem minhas necessidades e receberei aparelhos com Android para testes.
O foco do site continua sendo direcionado ao Windows, porém INCLUÍMOS recentemente artigos mais relevantes sobre a plataforma Android e iOS. O nosso canal de notícias não é apenas um hobby virou a minha profissão. Portanto, não posso ficar sentado esperando o que vai acontecer amanhã ou depois, sendo que não se sabe por quais motivos aparelhos lançados há 6 meses atrás não chegaram por aqui até hoje.
Claro, em outros países os aparelhos continuam vendendo, mesmo que poucas unidades, mas aqui no Brasil está definitivamente ser um fã do Windows Phone. Acho que nem precisamos citar as duras críticas que o Lumia 650 recebeu na Índia por conta de seu absurdo preço cobrado, à um aparelho com hardware de baixo custo (embora, seu design seja bem atraente), imagina por quanto ele iria chegar em nossa terra?
Obrigado @valvesaraujo pela dica!
2 Comentários
Pessoal , a intensão de tudo hj é lucrar o maximo, qualquer pessoa que abre um negocio físico tem de pagar impostos, perdendo parte de seu lucro, daqui a alguns anos tudo em relação compras , virá para a internet, assim como os outlets online como a privalia, as montadoras ja estão oferecendo o serviço online possibilitando montar seus carros, eu aprovo ela fechar todas as suas lojas e ir pra internet assim ela não irá gastar tanto pagando imposto pro governo.
concordo, ainda mais uma empresa que ainda ñ é forte no setor em smartphones, eles estão certos…se começar a fluir as vendas e a crise sumir eles podem até voltar com lojas físicas.