Os últimos lançamentos da Apple veio com as críticas de que os recursos ditos como inovadores são falsos por já estarem disponíveis no mercado. A maioria dos fãs de Android e críticos da Apple afirmam que a empresa de Cupertino não é mais inovadora, e sim mais uma seguidora da indústria, considerando-a lenta quando se trata de adotar determinados recursos.
Mas parece que para o chefe de serviços da Apple, Eddy Cue, essas ideias não são inteiramente verdade. Em uma entrevista com a Livemint, ele considera que leva tempo para que novos recursos sejam desenvolvidos, e que em geral, a Apple foi “incrivelmente inovadora”. Quando foi questionado se a Apple desacelerou ligeiramente o nível de inovação nos últimos anos, Cue respondeu o seguinte:
De jeito nenhum! Em primeiro lugar, o iPhone tem 10 anos no mercado. O iPad veio logo depois e o Apple Watch também. Então, discordo totalmente disso e acho que fomos sim, incrivelmente inovadores. Não precisamos nem levar em consideração o Mac, iOS e MacOS, onde no meu ponto de vista lideramos o mercado. Quando você pensa nos produtos que construímos ao longo do tempo, você pode admirar muitos deles. Todos os anos desenvolvemos um novo produto. Você não pode fazer novos produtos revolucionários, a cada dois meses ou seis meses. Produtos de boa qualidade levam tempo.
Um dos recursos mais inovadores que a Apple lançou ultimamente foi o Face ID, exclusivo somente para o iPhone X, por enquanto. Substituído pelo Touch ID, o Face ID é um sistema de reconhecimento facial que utiliza câmeras de detecção 3D para proteger os dispositivos.
A Apple afirma que a probabilidade de que alguém consiga desbloquear o seu iPhone através do rosto, é de 1 em 1.000.000, isto considerando o Face ID, e de 1 em 50.000 no caso dos sensores de impressão digital.
Será que os leitores considera que a Apple realmente inovou, ou apenas copiou recursos já existentes?