Com seu lançamento em 2013, o Moto G foi uma aposta da Motorola com o intuito de vender um smartphone com boas especificações a um preço que fosse acessível para os consumidores. O sucesso que a Motorola atingiu foi tão grande, que em 2014 a fatia de mercado da fabricante no Brasil passou a ser de 18% na área de smartphones. Ainda na época, ela havia ultrapassado a LG e, assim, tinha se tornado a segunda fabricante mais popular do país.
Nos dias atuais, com o comando da Lenovo, a marca não tem mais aquela credibilidade que havia obtido anteriormente com lançamentos que agradaram os consumidores – sabendo que ainda hoje a empresa tem lançado smartphones que realmente agradam alguma fatia do mercado. Dito isso, um estudo realizado pela firma de tráfego web, Device Atlas, divulgou informações importantes sobre a utilização de tecnologias móveis no segundo trimestre comercial de 2017. A pesquisa mostra as marcas mais populares em cada país, usando o acesso de vários sites ao redor do mundo como base.
Na pesquisa foi constatado que o Moto G primeira geração ainda é o smartphone mais usado do Brasil, sendo sequenciado pelo Samsung Galaxy J5 (2° lugar) e o Moto G segunda geração (lançado em 2014), fechando como terceiro colocado. Com essa afirmação, concluímos que a Motorola caiu muito no gosto do brasileiro.
Como podemos ver no gráfico acima, a Samsung ocupa o primeiro lugar da grande maioria dos países. Nos EUA, por exemplo, o celular mais usado atualmente é o Galaxy S7 Edge – outro smartphone que teve um alto número de vendas e, que até foi eleito o melhor smartphone de 2016.