Ontem, a Microsoft anunciou a nova versão do seu sistema operacional, o Windows 10 S, que é voltado para setores educacionais. A principal diferença entre as demais versões do SO, como o Windows Pro ou Home, é que no S você só será capaz de instalar aplicativos da loja de Apps.
Essa notícia não soou tão ruim até que se pudesse observar a situação mais profundamente. Em primeira instância, você estará limitado a usar navegadores que só estejam disponíveis na Loja e até onde sabemos, nem o Chrome, Firefox ou Opera estão lá – o que já é incômodo por não termos a oportunidade de utilizar navegadores mais utilizados mundialmente.
A Microsoft decidiu que nessa versão do Windows, o Edge será definido permanentemente como navegador padrão. Isso significa que mesmo que o Google lance o Chrome na Loja, o Edge ainda continua sendo o navegador padrão do sistema, ou seja, se você abrir quaisquer link recebido por compartilhamento, será o Edge que vai abrir este link. Em segundo lugar, o Bing será definitivo como o seu motor de buscas, sem opção de mudar para o Google ou qualquer outra opção.
Agora, pensando bem, o Windows 10 S é uma versão mais leve do sistema – ao passo que ele deve entregar bom desempenho em hardware mais acessível e o Edge é realmente um navegador bastante sólido e mais eficaz se comparado ao Chorme, nesse sentido. Claro, a maioria dos compradores podem não se importar muito com isso. No entanto, forçar Bing como o mecanismo de busca padrão é um pouco demais.
De modo geral, teremos que esperar e ver como o público vai reagir e o que a Microsoft dirá à respeito disso. Até aqui, vemos que essa versão do Windows é um pouco limitada e deixa de entregar a sensação de liberdade para o usuário.
17 Comentários
A questão é simples. Se as “imposições” do Windows 10 S não satisfazem o gosto pessoal, existe o “Home” e “Pro”. Pura questão de gosto e de atender ou não as suas necessidades.
Olhando por esse lado, o que o texto trata como limitação à liberdade, nada mais é do que
apenas mais uma opção para o usuário escolher. Vejo, portanto, no MEU ponto de vista, que isso nada mais é do que ampliar ainda mais a liberdade de escolha do usuário, que além das versões já existentes no mercado, agora contam com mais uma opção.
existe o Firefox pro Chromebook ou so o chrome tem nele ?
e outra, na loja do windows tem outros navegadores em ?
Google Chrome e Google Search preferivelmente para mim.
Mas, uso Edge, Bing, Opera, Firefox e Vivaldi.
Essa de ficar preso a um único sistema, aplicativos pra que se posso usar vários.
E não tem limitação da MS se posso ir em uma loja, comprar um Notebook com Windows completo por até menos dos preços cobrados e usar o que eu quiser.
Tudo bem que um sistema com aplicativos executados em containers é uma boa para vários setores de várias empresa e instituições. Acho que terá lugar para um ou outro.
E o Windows 10 S tem o seu propósito. Então, não há o que questionar nessa parte.
Mas, tudo indica que a MS quer que tudo seja assim…
O que será que isso vai dar?
Próximos capítulos infinitos…
O Bing é um lixo.
Uai, só a Google pode boicotar a MS? O contrário não vale?
ASUHAHUSHAUHSAU
Pois é, não que boicote seja algo bom, porque não é. Mas só assim pro Google tomar vergonha na cara (selo Uanderson®) e migrar os apps pra UWP. Imagina que lindo se o Windows 10 S se tornasse o SO padrão a partir de agora, e a grande massa que não manja de tecnologia, ficasse atrelada à Microsoft Store e ao Edge! Em 2 minutos teríamos o Chrome, Gmail, Maps e etc na loja kkkkk
Windows 10 S
S de Starter.
Concordo usar o Edge, só uso bing aqui,,,,nao sinto falta do Google e olha q já comparei em diversas buscas hein
Eu tbm, uso Bing e prefiro.
Não, obrigado. Edge é bom (Mesmo eu usando mais o Chrome), essa atualização trouxe algo que utilizo muito, porém usar o Bing…
Vc ao menos já experimentou o Bing? Tô perguntando pq tem gente que nunca usou e tem resistência em trocar de buscador.
Sim, usei e muito.
Livre e espontânea pressão
Se aparecerem notebooks baratos por e com desempenho aceitavel por menos de 1000 reais, é um sacrifício aceitável
Inclusive que, pelo que parece, se pode fazer o upgrade para o Windows 10 Pro gratuitamente até o dia 31 de dezembro.
Quando que sera disponibilizada esse SO para download em ISO *___*
No dia de são nunca….