Talvez uma marca tremendamente popular no mundo dos smartphones, a Nokia fez a alegria de muita gente na época em que ela dominava o mercado de celulares.
Agora, ao anunciar que voltaria a produzir smartphones, só que desta vez rodando Android como seu sistema operacional, a empresa deve se preparar para uma grande batalha em meio aos seus diversos concorrentes de peso, um mercado em que muitos de seus concorrentes já são consolidados.
A finlandesa terá que se destacar com seus novos dispositivos, por isso achamos legal trazer algumas ideias em que a Nokia deveria focar para se destacar nesse mercado de gigantes.
Nomenclatura
Em um universo onde há tantos dispositivos com Android com infinitos nomes, será interessante ter simplicidade na hora de nomear um dos seus dispositivos. Ao contrário de algumas empresas, não é necessário trazer ao mercado um modelo intermediário “Nokia XPTO” e, logo depois, apresentar o “Nokia XPTO A5200”, o “Nokia XPTO Não sei lá das quantas”. É importante ter diferenças mínimas entre cada modelo.
À princípio, a empresa poderia focar em apenas um modelo de entrada, um intermediário e um topo de linha, com diferenças bem definidas entre cada um deles. Três dispositivos por ano seria mais que o suficiente. Simples e prático. Todos nós agradecemos.
Além disso, não modificar o sistema, seguir exemplos da Motorola que mantém o Android puro em seus dispositivos. Embora, sabemos que há grandes chances da empresa introduzir o “Z launcher”, interface modificada no qual a Nokia implementou em seu tablet lançado em 2014, o Nokia N1.
Hardware
A Nokia era bem generosa no quesito especificações ainda que estes fossem aparelhos de entrada e intermediário, eles vinham apresentando boas e atrativas configurações.
Seja na CPU, memória RAM ou armazenamento e, principalmente, na câmera, um quesito em que a empresa sempre se destacou entre a concorrência, com ótimos sensores, bom software e zoom bastante competente.
Caprichar no design
Se existia uma fabricante de smartphones que se destacava por conta da inovação no quesito design em seus aparelhos, essa empresa era a Nokia. A empresa era especialista em lançar dispositivos poderosos com um grande diferencial na aparência (os Lumias eram um exemplo). Temos que concordar que alguns tinha um exagero que chegava a ser estranho, mas ainda assim a empresa era ousada demais nesse aspecto.
Portanto, esperamos que a empresa tenha uma atenção especial ao design dos seus aparelhos, com um layout elegante, ergonômico e com acabamento de qualidade. Isso porque esse é um aspecto que chama e desperta o interesse do consumidor.
Modelo de entrada digno
Em tempos de crise, muitos usuários não querem gastar muito para trocar seu smartphone. Logo, os modelos de entrada e intermediário são os mais procurados, especialmente em mercados emergentes como o nosso. Então, por que não lançar um telefone “popular” que fique na boca do povo?
De acordo com uma pesquisa feita pela Alcatel One Touch (fabricante chinesa de smartphones), o consumidor brasileiro leva a capacidade de armazenamento, a resolução da câmera e bateria como o fator principal para comprar um telefone.
Logo, a Nokia poderia se esforçar em trazer um modelo de entrada que trouxesse, pelo menos, 16GB de memória para se diferenciar da concorrência, além de uma câmera de 10 MP. E que custasse no máximo R$ 700,00 .
Agilidade em atualizações
O grande problema em relação aos Androids, a Nokia poderia dar uma atenção especial nesse aspecto também. Encontrar um modo de manter seus dispositivos com as versões mais recentes do Android – e promover isso – pode se tornar um diferencial e tanto em relação à concorrência.
Isso também significaria manter uma gama enxuta de aparelhos (nada do jeito Samsung), que permita trabalhar nos updates de forma ágil. E claro, maneirar na interface personalizada, como mencionamos acima. Seguir o exemplo da Motorola seria uma boa iniciativa.
OBS: Essa notícia foi escrita pelo blog Androidpit e levemente alterada conforme a minha opinião!
Será que nossos leitores tem outras ideias?
22 Comentários
POR FAVOR NOKIA, o Nokia Z Launcher é terrível kkkkk eu testei e não gostei, pode ter até gente que goste. Ah outra coisa muito importante pra Nokia ter a atenção que merece seria destacar que o aparelho vem sim com o Android, pq o nome já ficou muito atrelado ao sistema da Microsoft. Ótimo post, parabéns!
No quesito câmera não será a mesma, sendo a tecnologia dela agora pertence aos Lumias da Microsoft. Vão comprar todo Hardware de terceiros e colocar o logo da Nokia. Mas espero que de certo, nome tem peso.
Pode ser a mesma, ela não vendeu a tecnologia, todas as patentes são da Nokia ainda, incluindo a PureView, o que houve foi um acordo de licenciamento exclusivo para a MS por 10 anos, mas contanto que a Nokia possa usar em seus dispositivos também.
Sei não, o acordo de licenciamento era so do nome Nokia. As patentes passaram a ser todas da Microsoft na compra do setor Mobile. Pelo que entendi desde o começo foi isso.
Tipo o que a Google fez com a Motorola, pegou as patentes e revendeu a marca.
Não, é que alguns sites só traduziram pelo Google Tradutor mas não leram as informações que as duas empresas liberaram.
Aqui o comunicado oficiais sobre as patentes, elas ainda são da Nokia e a MS só tem o licenciamento, e se quiser prorrogar, ela pode, mas a Nokia ainda pode usar quando quiser depois que o acordo acabou agora em 2016.
http://company.nokia.com/en/news/statements/licensing-statement
___________________________________________________
http://news.microsoft.com/2013/09/03/microsoft-to-acquire-nokias-devices-services-business-license-nokias-patents-and-mapping-services/#sm.0001kg2s56nm8eo5tji2jzqybmmgg
Uanderson fazia tempo que não publicada coisa interessante assim!!! “Crítica positiva”
Matéria praticamente do Androidpit.
Mais o Uanderson dx claro isso.
pois bem!
Vixie… Tipo copiou colou!!!
Não… pessoas! Não é a Nokia e sim outra empresa maquiada com a Logo da Nokia :/
Com o aval da Nokia.
Design, seleção de materiais etc vai ser da Nokia, as outras empresas vão apenas produzir e distribuir contanto com o suporte técnico.
Meio como a Apple faz.
Errado, o próprio presidente dela já veio a público 3 vezes afirmou que ela não irá produzir mais Smartphone como vocês pensam. Não será como a Apple, Apple desenvolve totalmente o iPhone, desde processador, GPU, Placa Mãe, Software, tudo, o desenho e tudo, e paga para a Foxconn produzir, porém toda a assistência técnica quem da é a Apple, garantia, tudo, vendas, tudo, a Nokia apenas irá licenciar o nome, ela dará suporte, irá supervisionar o produto, porém garantia, vendas, suportes, tudo será da empresa que licenciar, ela fará a mesma coisa que fez com o Tablet N1, o qual era um Foxconn com logotipo Nokia, ela também supervisionou, e a ROM era da Nokia, mas é um Foxconn.
Tá precisando se informar melhor e ir no site da Nokia.
Eles não vão vender, dar suporte nem nada, mas a engenharia quem vai produzir “no papel” será a Nokia, e quem vai produzir na prática, serão as outras empresas. Teve uma que foi criada exclusivamente pra isso, HMD e outra da Foxconn. E a Apple terceiriza tbm suas assistências técnicas, não é diretamente ela também como se pensa.
Experiência própria no quesito Apple.
Se voltar ao mercado como fabricante de celulares? e ter sucesso? vão ter que abrir as pernas para a gigante Google!Fico imaginando um top de linha da Nokia com sistema operacional android!com certeza iria engolir todas as outras marcas!
Nokia é Nokia com android ou nao, muitos vao comprar, a galera principalmente as meninas.. adquirem um celular nao olhando seu hardware mais sim seu designe e todo mundo sabe que a nokia é boa nisso, e sem falar da camera que era a melhor coisa nos aparelhos da nokia, aposto nada que se a nokia fizer um aparelho top, com um designe top, camera boa e com um bom marketing a nokia passa a linha lumia em 2 anos, trazendo aparelhos bons claro.. sabe p q a linha lumia nao é a melhor? cadê o marketing? só vi um comercial que foi do 530 aqui no brasil e sem falar que o youtube e outros sites ta cheio de propaganda de moto g, iphone e tudo mais kd a microsoft nas propagandas de celulares? pagar a google pra ter uma propaganda no youtube nao vai matar a empresa nao, e as vendedoras mal colocava um lumia nas suas propagandas de tv. por isso a MS nao cresce em smartphones, se for caso ter um aparelho da nokia aqui o brasil, com tudo isso que eu citei a cima, vou comprar com certeza.
A nova lei do bem vai diminuir o custo beneficio até 2018 .
Lentes Carl Zeiss poderiam estar de volta nesses futuros smarts! 😀 #amo
Nokia não irá lançar Smartphone, ela irá licenciar, ela afirmou isso umas 3 vezes, aliais, o presidente dela, a única coisa que ela irá fazer é supervisionar, supervisionar para que o produto saia bom, para assim não queimar o nome dela, porém, garantia, distribuição, assistência técnica, é tudo da fabricante, e o faturamento é muito maior para a fabricante.
Tem de entrar,voltar,ao mercado com algo perto da perfeição,em todos os quesitos mencionados,há muita gente,exigente,a espera,se satisfazerem as espectativas podem voltar a ser um player no mercado,se falharem vai ser difícil.
#VemNokia Minha vida inteira só tive aparelhos dessa marca, Me senti obrigado a comprar um Xperia pq não dá pra aguentar o Windows Phone/Mobile.
Desista… Aqui no Brasil não tera smart por menos de 1000 tão cedo… Foi a era de comprar celular bom por menos de 600…