Nokia e Samsung assinam acordo para uso de patentes

A negociação consta que a Samsung irá licenciar tecnologias registradas pela Nokia como “Inovações em padrões de vídeo” e pagará royalties sempre que algumas dessas tecnologias forem utilizadas. Os valores e os detalhes do que foi liberado para o uso não foram divulgados.

A Nokia é uma das maiores empresas no que se referete a reunir patentes inovadoras. A Samsung não é a única companhia que atualmente usa patentes da finlandesa. A propósito, ela já ganhou quatro prêmios Emmy na categoria de “Tecnologia & Engenharia”, um desses prêmios foi obtido recentemente em 2021 e se deve ao fato das contribuições da marca no desenvolvimento do ISO Base Media File Format.

O trabalho de licenciamento de suas patentes já se tornou uma das principais características para o ganho de rendas mensais para a Nokia, cerca de 129 bilhões de euros foram investidos pela empresa em pesquisa e desenvolvimento ao longo dos últimos 20 anos que ajudou a construir variados catálogos com mais de 20 mil conjuntos de propriedades intelectuais, envolvendo especialmente telecomunicações que é um das principais atividades da empresa.

Sobre Eliel Santana