O Nokia G21 foi lançado aqui no Brasil custando cerca de 1.899,00 e hoje dá pra dizer que vale a pena pelo fato do aparelho chegar a custar seus 999,00 durante as promoções de fim de ano. Hoje, está um pouco mais caro, saindo por seus R$1.199 ou um pouco menos em diversas lojas on-line.
Interessante é que andei pesquisando no Aliexpress e encontrei o aparelho sendo vendido lá na versão de 6GB de RAM, custando cerca de $900 reais, isso não inclui a taxa de importação. No entanto, creio que seja mais vantagem comprar no Brasil por conta da garantia de 1 ano.
Mas quais seriam as vantagens do aparelho? Bom: sai de fabrica com garantia de um ano, tem promessa de receber duas grandes atualizações do Android, e tem um sistema limpo de modificações, assim como os aparelhos da Motorola. A propósito, celulares Motorola nessa faixa de preço não recebem duas versões do Android e, esse é o diferencial da Nokia.
O legal desses novos celulares Nokia é a nostalgia que a marca nos traz, tem uma boa construção, mas deixa um tanto a desejar em termos de qualidade fotográfica e desempenho. Portato, considero este um aparelho focado para os menos exigentes.
CONSTRUÇÃO
A traseira e as bordas são feitas em plástico com uma textura anti deslizante para não deixar o aparelho escorregar das mãos, o que hoje já não faz muito sentido porque as pessoas dificilmente utilizam celular sem case de proteção. A que vem na caixa com o aparelho é de silicone.
O módulo de câmera tem um formato único e discreto, mas lembra um pouco os módulos de câmera dos celulares Motorola. Logotipo Nokia destacado, botão da assistente do Google, porta USB type-c, conector para fones de ouvido, sensor de biometria na lateral alocado ao botão de ligar, microfones e alto falante mono, bluetooth 5.0, NFC para pagamentos e tem até rádio FM.
BATERIA
A bateria dele de 5050mAh aguenta fácil dois dias por causa da baixa resolução do display IPS HD+ . Para quem não é tão exigente e prioriza duração de bateria, o aparelho é uma boa pedida. A propósito, você consegue fazer de 11 até umas 13 horas de tela ligada. Um tempo muito bom. O carregador que vem com ele é de 18W e leva cerca de 2 horas para completar a carga. Bem que poderia ser de ao menos 33w como faz a maioria das fabricantes.
CÂMERA
As câmeras frontal e traseira não impressionam, isso porque percebi que a baixa resolução da tela te impede de ver as imagens em qualidade melhor. Mas não é ruim, levando-se em conta o valor do aparelho e outras vantagens que ele te dá. Se o usuário quiser ainda pode baixar o GCAM Go para ter um HDR melhor nas fotos. Deixamos alguns exemplos no vídeo anexado abaixo.
DESEMPENHO
O aparelho se comporta muito bem em desempenho, desde que você esteja executando tarefas mais básicas. Baixei e rodei Call Of Duty aqui e vi que a qualidade gráfica fica mesmo limitada, é normal. Portanto, roda de boa dentro de sua limitação gráfica e os 4GB de RAM dá pra deixar muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo.
CONCLUSÃO
O Nokia G21 apesar de ser um aparelho apenas 4G, não é uma má escolha por conta das atualizações do Android que ele irá receber, garantindo aí o Android 12 e o 13. Se você encontrá-lo por até 1.100 reais pode comprar sem medo, pois devemos lembrar da garantia de 1 ano que a fabricante oferece, um ítem muito importante hoje.