Sabemos que quando a Nokia anunciou para o mundo que voltaria ao mercado e smartphones, ela mencionou que adotaria o Android como sua plataforma. No entanto, planos estratégicos de muitas empresas podem mudar sem aviso prévio. É o que parece estar acontecendo agora depois que a empresa lançou um novo teaser em sua conta oficial do twitter.
De acordo com seu tweet abaixo, que diz: “o smartphone é a primeira tela, mas não é o único“, a empresa parece nos passar a ideia que ela poderia apresentar um novo dispositivo que não seria um smartphone em si, isso porque na imagem vemos um ilustrativo de alguém usando o PC – o que nos faz lembrar do Continuum – que para funcionar precisaria de um smartphone com Windows 10 Mobile e um monitor.
Mobile devices become the first screen, but not the only one. #2017countdownpic.twitter.com/WHxwfZq2wE
— Nokia (@nokia) 14 de dezembro de 2016
O fato é que, mesmo que a empresa tenha se pronunciado dizendo voltar adotando o Android, nada poderia impedi-la de, meses depois, incluir uma outra plataforma para seu portfólio de dispositivos com o seu retorno. Acreditamos que a informação só será revelada em fevereiro durante a WMC.
Seria muito interessante se a Nokia, surpreendentemente, apresentasse algo que as pessoas não estavam esperando, isso com certeza iria fazer uma reviravolta na mídia tecnológica. O que os leitores estão pensando diante disso?
49 Comentários
É isso ai mesmo que vai acontecer. Windows em Smartphone é o futuro. Eu falo de Windows completo!
No mínimo nao vai ser nem um nem outro e um novo que nao ira crescer e ela vai acabar abandonado como fez com WP. Affa
Hauahauahaua, pior que acho que vou apostar esses números agora.
Esse conceito de Android é muito legal ! claro que o design poderia ser mais slim ! rsrs. Imaginem em um Windows Phone
Isso pra mim é muito bom.
Acho q no máximo a Nokia pode lançar aparelhos com Android e Windows. Adotar só o Windows acho q n daria mto certo.
Seria interessante se fosse um aparelho que permitisse escolher ROM Android ou Windows, o usuário escolhe o sistema que quer usar. Mas aposto mais em um software “padrão Nokia de qualidade” que integre o celular ao computador/tablet com Windows.
take my money
nos próximos meses vamos ver muitas empresas mudando seus planos …o anuncio da microsoft com o windows 10 completo rodando em ARM ..abalou o mundo da tecnologia móvel ….e vamos ver a maioria dessas empresas sentadas observando as tendencias que a micrsoft vai indicar com o Sistema W10 rodando em ARM e com a Cortana funcionando em torradeira geladeira, vaso “sanitário” microsoft abraçando a internet das coisas tornando o Windows o centro de encontro dessas coisas e etc ” vamos ver o desenrolar disso com o tempo …… Roneyr xavier , desenvolvedor , 28 anos , usuário de IOS /Mac / PC..
Põe meses nisso!!!!! Diria anos…..
Aposto que o Google deve ter criado algo semelhante ao Continuum e pretende estrear tal funcionalidade no novo aparelho da Nokia
Duvido, ela tem um smartphone próprio e lançar um atualização tão importante em um aparelho concorrente, não apostaria nisso.
Exato. Não faz o menor sentido lançar uma função como essa em aparelho de alguma OEM. A Google tem o Pixel para que então? O que pode ser é que a Nokia fez algum tipo de gambiarra para projetar o Android em tela maiores, mas vindo da Nokia a gambiarra deve ser bem feita.
Surpresas acontecem – incluindo essa alardeada no artigo de que a Nokia teria um aparelho com Windows
Não quero ser chato, mas ela está falando que os mobiles tornam-se (olha o “become” esquecido na tradução!) a primeira tela, mas não a única. E é em referência aos 83% dos usuários que usam múltiplos dispositivos ao mesmo tempo (o desenho mostra um boneco com um dispositivo em cada mão, e outro com um celular e um notebook). Não tem nada de Continnum aí…
Exatamente!
Acredito que no futuro próximo assim como podemos escolher as marcas dos mobiles, teremos a opção da escolha nos SO também. Depois o W10 só não emplacou no mercado, uma por não ter tido investimentos e continuação na linha de aparelhos, e outra que o SO veio bem depois quando o Android já estava consolidado, sendo assim vocês sabem, a maioria tem medo de mudanças
O povo sonha demais. A Nokia já declarou explicitamente, VAMOS LANÇAR APARELHOS COM ANDROID, ANDROID, ANDROID. Vocês esquecem que a Lenovo já mostrou um projeto de sistema parecido com o Continuum, só que usando o Android. Nada impede que a Nokia experimente algo também. Lembrando que o Android da liberdade pra OEM mudar a rom, ou seja, eles podem tentar fazer algum assim. Esqueçam Nokia usando Windows, eles não vão lançar aparelhos com um sistema que o mercado rejeitou. Se um dia o Windows Mobile tiver alguma relevância no mercado quem sabe, mas isso não deve acontecer pelos próximos anos.
Faltou vc passar os números da mega-sena da virada.
3 – 11 – 22 – 25 – 37 – 52
O que vou falar talvez não tenha tanta relevancia.
Bem, acontece que a Here servirá de base de dados para os serviços de mapas da microsoft, sei também que Here ja nao pretende a Nokia, no entanto trabalhar com algo familiar é sempre melhor, seria essa uma dica do que está por vir ?
Here servirá não: já serve a base cartográfica para a Microsoft.
Bem interessante recomendo a ver https://m.youtube.com/watch?v=3A_LlheLJiM
Não so tem o Continuum esta ideia já e velha a própria Nokia já tinha esta mesma ideia muinto antes da Microsoft e funciona no Android mais não foi muito para fente
Enquanto isso… Android vende como água… Ai ai o povo não cansa de rumores… No dia que existir apps o W10 explode… Fora isso sem chances. O único sistema que te obriga (se vc for rico) a ter dois aparelhos, um com W10 outro com Android ou IOS, mas nunca um só aparelho. O W10 acaba ajudando os demais sistemas a venderem… Rsrsrsrs
Cuma?
Deveriam fazer uma promoção, Comprem um Lumia legado (largado) e ganhe Samsung Top com Android. ☺ Deveriam vender um kit logo.
Já vai vir com o Andrómeda.
Galaxias
Poxa Uanderson Nunes você esqueceu novamente de colocar os creditos do post para o Windows Clube!
Vou deixar o ironic mode ligado.
Rapaz… Acho q vai ser um tablet com Windows. Mas eu ficaria bem feliz se fosse um smartphone.
Fonte: Windows Club.
Como sempre …
Eu acho que ela deveria mesmo é focar em soluções empresariais e pronto.
Oi Nadella.
Exatamente, a HMD Global deve ficar “nadela” e focar no empresarial.
Eu não diria necessariamente que será um smartphone com Windows e Continuum, mas quem sabe um Notebook com uma total integração com os smartphones. E ao mesmo tempo não vejo nada demais caso eles resolvam lançar algum aparelho com Windows. Na minha singela opinião essa seria uma das melhores vias. Prender-se a apenas um SO nem sempre pode ser viável. E foi justamente essa a falha da Nokia quando se prendeu exclusivamente ao Windows.
Exato
Naquela época o Android crescia e várias fabricantes estava o adotando, o que alavancou sua ascensão. Já ela insistia no seu sistema proprietário e quando o abandonou, voltou totalmente ao Windows Phone, que para a época não era apto para tal investimento ..
Acho q a Nokia é capaz de lançar um android dela, limpo, com um Doc para usar com o PC… Seria de surpreender…
Bem, acho que o atual momento é arriscado demais para a Nokia investir apenas em Android, ja pensou se o Windows realmente agrada as massa em 2017? Seria trágico para a Nokia recém relançada e tendo de competir com Samsung e outras já consolidadas no mercado. Seria feio nesse senario ele voltar com rabo entre as pernas para o W. Na minha opinião ele poderá sim lança um W, no entanto, nao como o modelo principal e top de linha, mas algo como um modelo intermediario que diga ao mundo “estamos atuantes aqui também”
Bem colocado, ela poderia retornar tentando agradar vários nichos e não apenas onde o mercado já está praticamente saturado!
Uanderson, deixa eu te perguntar um negócio… Estou sem celular tem uns 2 meses já, porque meu Nokia C7 morreu (liga e fica na tela branca até acabar a bateria) Eu sou daquelas que compra 1 celular e fica por muito tempo… pra vc ter uma ideia estava com o meu desde 2011. Só que estou precisando de outro, porém nao posso gastar muito… Eu estava esperando os lançamentos da Nokia, pq gosto da Nokia e nunca me decepcionou (mas vai que fique por um preço inicial muito caro!) Está dificil ficar esperando porque eles não deu nem 1 prévia real do que poderá ter de aparelhos e suas caracteristicas. Gosto de aparelho com audio bom, alto falante bom, estava quase comprando o LG X Power (mas ouvi algo de que o som era ruim) mas iria comprar mesmo assim pela autonomia da bateria… pensei no K5, mas ouvi algumas reclamacoes sobre bateria e esquentar, que desisti… agora tem o k6… Mas e se o K6 for uma armadiha?? O que vc acha? Compra algum e espera o Nokia mesmo ou vai em um desses que falei e espera o Nokia lançar, testarem, o preço abaixar e um dia comprar?
A questão é que investir no SO da Microsoft é bem mais arriscado (e caro, inclusive). O histórico da MS no meio mobile é ruim, colecionando um fracasso atrás do outro, e mesmo quando algo começa a dar certo, a MS muda a estratégia e estraga tudo. No Android você tem razão em afirmar que a Samsung domina, mas nenhuma empresa tem a Google fazendo m***** e te atrapalhando. Hoje a Microsoft perde participação em TODOS mercados que participa, puxando as OEMs para o mesmo buraco (ou alguém ainda não se deu conta que o share do W10M continua caindo mesmo com lançamentos de smartphones de outras empresas, o que conota vendas baixas). A verdade é que investir em smartphones no momento é bem arriscado (resultado de prejuízos na maioria das fabricantes comprova isto).
cara vc é muito chato fanzinho de android
Fazinho de Android? Não fala merda! Cresce rapaz…
Todos os mercados???? Piada né amigo. kkkkkkkk
Ache algum sinal positivo neste gráfico da Kantar, e depois me prove que é piada:
https://uploads.disquscdn.com/images/b1730eff19183e11fa66da26a13638da1490f24c9cb0a78519f594ffdf092dcc.png
Mas sua estratégia pode o abranger tbm
Vai que o Android seja só uma porta de entrada da finlandesa no mercado?
E que ela, após de estabelecer e adquirir conhecimento o suficiente da sua volta aos consumidores, voltar de W10M que ante ao WP 8.1 tem bem mais potencial para crescer ..
Seria um sonho de consumo de muitos igual a mim se a Nokia lançasse um smartphone com Windows 10!
Me parece que vão lançar um tablet ou um laptop…