Desde que noticiamos aqui em janeiro de 2017 o anuncio do primeiro dispositivo Nokia, que marcou o seu retorno ao mercado de smartphones, Nokia 6, temos visto a Nokia/HMD expandir seu portfólio de produtos cada vez mais, apresentando mais e mais dispositivos móveis, bem como novas tecnologias que os acompanham. Um ano depois estamos presenciando os resultados dessa parceria, que está fazendo a marca alcançar seu 1% da cota de mercado mobile. Isso sem mencionar que a marca sequer chegou em todos os países previstos por ela.
De acordo com um relatório divulgado pelo portal Leak.pt, esta percentagem não chega a ficar entre o top 10, mas vem logo a seguir no 11º lugar, mostrando claramente que no último trimestre do ano a marca conseguiu vender mais do que muitas marcas de nome na industria como:
- Sony
- Asus
- OnePlus
- Alcatel
- Lenovo
- Meizu
Dados da CounterPoint Research referentes ao ano de 2017
Resumo de vendas de smartphones da Nokia em 2017
- 1º trimestre – 0.1 milhões
- 2º trimestre – 1.4milhões
- 3º milhões – 2.8 milhões
- 4º milhões – 4.4 milhões
- Total no ano – 8.7 milhões
As vendas foram tão boas neste período que a empresa foi a 3ª marca que mais vendeu no Reino Unido. Na verdade, a Nokia sempre teve boa participação nesse país, e na Rússia conseguiu ficar no top 5, no mesmo trimestre, tal como no Vietnam e oriente médio. É bom ter em mente, que os produtos da marca Nokia não chegou em países emergentes, onde anteriormente ela fazia muito sucesso, isso inclui o Brasil, por exemplo.
Estamos perante um sucesso de mercado, nem que seja pelo o nome da marca. Mas a Nokia não é só nome, os seus dispositivos têm qualidade, trazem tecnologias inovadoras e oferece software que agrada a maioria dos utilizadores, o Android sem modificações.
Obrigado Pablo Teixeira pela dica!