Se você é um fã de longa data do sistema móvel da Microsoft, sabe que a postura da empresa em relação a sua criação tem sido alterada constantemente ao decorrer do tempo. Se no passado chegamos a ver todos os planos da empresa circularem ao redor das decisões feitas no setor móvel, hoje vemos a mesma manter-se silenciosa e quase displicente a este segmento, criando muitas dúvidas para aqueles que ainda apostam no futuro desta empreitada.
Um bom exemplo disto está no desenvolvimento do Creators Update. Enquanto a versão para computadores tem recebido diversas novidades e refinamentos ao longo desses meses, a versão para os smartphones tem contado apenas com pequenas correções de bugs e atualizações incrementais que não trazem quase nenhuma alteração a experiência final do consumidor.
Agarrando-se aos rumores
Sem uma posição oficial da Microsoft, entusiastas do sistema se agarram aos rumores que indicam um futuro melhor para os celulares com Windows. Mesmo que a gigante de Redmond se mantenha completamente muda sobre o assunto, diversos portais afirmam possuir informações de fontes internas que indicam diversos detalhes sobre o novo e revolucionário smartphone da marca, apelidado até agora de Surface Phone, bem como o grande update que o acompanhará. Conhecida internamente como Redstone 3, a atualização vem sido a muito tempo profetizada como a salvadora do Windows 10 Mobile, uma vez que trará o seu maior foco voltado para as experiências móveis.
Ainda assim, fica a dúvida sobre qual a finalidade da Microsoft para com este update. Olhando para o cenário atual, sem lançamentos de novos smartphones, com o investimento de marketing completamente zerado e um total abandono dos esforços da companhia em expandir o seu alcance, é bastante duvidoso acreditar em uma estrategia de renovação após o Windows 10 Mobile alcançar o fundo do poço. Será que a Redstone 3 trará protagonismo novamente para o sistema móvel ou apenas irá o reposicionar ao lado da solução para desktops?
O esperar da Redstone 3?
Uma vez que sabemos que muitas das novidades do sistema poderão ficar de fora dos smartphones no lançamento do Creators Update, a Redstone 3 poderá ser de fato o pacote que trará todas estas mudanças acumuladas, assim como as promessas para o futuro próximo do Windows 10 (nova interface gráfica do Project Neon, novidades da Cortana e evolução Continuum). Além disso, podemos esperar a resolução dos grandes problemas e inconsistências existentes na versão móvel, tornando ele competitivo novamente. Deste modo a Microsoft estaria recuperando o “tempo perdido”, mas talvez tarde demais.
Como efeito das decisões tomadas até em então, existe grande possibilidade de que o sistema fique próximo a zerar a sua participação de mercado, afetando de forma importante a sua influência ao consumidor. Apostar todas as fichas na ressurreição da proposta através do lançamento do Surface Phone é sem dúvidas extremamente arriscado, e sem dúvidas a Microsoft tem noção sobre as chances do seus planos falharem. Desta forma, qual seria o plano B?
Windows 10…Cloud?
Com o fim do suporte da Threshold 2 para janeiro de 2018, da Redstone 1 para 09 de outubro de 2018, podemos esperar que a Redstone 2 e 3 garantam que ao sistema suporte até pelo menos o inicio de 2020. Contudo, é bastante improvável que a Microsoft continue a investir neste núcleo do Windows 10 em um cenário desfavorável. Ainda assim, esse não deve ser o fim para o Windows nos smartphones, apenas (mais) um recomeço.
Como já estivemos dizendo a algum tempo atrás, o suporte para o Windows 10 completo em processadores ARM são apenas mais um passo em direção de um futuro onde teremos apenas um core para as duas propostas (móvel e desktop). O lançamento do Windows 10 Cloud é mais um indicio disso: com uma versão completa do sistema voltada para o uso de aplicativos, a empresa poderia facilmente adaptar a sua interface para o uso em uma tela touch reduzida, substituindo completamente o Windows 10 Mobile. Isto tornaria o desenvolvimento do Windows 10 descomplicado para a companhia, ao passo que traria avanços tão rápidos aos dispositivos móveis e desktops.
Mas porque investir na Redstone 3? porque não alterar o curso já? é inegável que o consumidor já está cansado de recomeços. Ao tomar esta decisão, a Microsoft estaria mais uma vez abandonando o suporte aos seus atuais consumidores, descartando os seus aparelhos e os obrigando a comprar novos para seguir o fluxo. Esta sem dúvidas não foi e não será novamente a solução ideal aos olhos do consumidor.
28 Comentários
Diante da falha da “estratégia” da terceirização do SO mobile por terceiras (que, diante vendas ridiculamente pífias, perigam abandonar o W10M em breve), sobrará a Microsoft a alternativa que ela mesma deixou para trás no ano retrasado: retomar o protagonismo com vendas de aparelhos.
Neste caminho, o Windows 10 full para smartphones cairia como uma luva para um possível Surface Phone. Isto poderia dar alguma repercussão positiva e convencer os consumidores de que “agora é tudo Windows em telas diferentes“, ao contrário da cascata atual que só convenceu meia dúzia de incautos (afinal, a experiência no Windows 10 desktop é bem diferente do Windows 10 Mobile).
A questão é: e os aparelhos atuais? Bem… ao que tudo indica, estes estão nas mãos de fãs da empresa, e seu baixo nível crítico e de exigência certamente não criará empecilho para tornar os atuais aparelhos como Lumia 950
largadoslegados. A Microsoft já deve ter notado isto observando alguns de seusbajuladoresMVPs. Os próprios remanescentes alienados pela plataforma vão cuidar de inventar desculpas para o fato de serem trouxas… mais uma vez…Enfim, creio que esta seria o último suspiro de uma plataforma que tinha tudo para dar certo, mas a Microsoft estragou tudo (com palmas de alguns usuários). Juro que torço para dar certo, mas acho quase impossível!
Resumindo, NADA!
Como assim fã de longa data?
Sou meio burro!
Mas que eu saiba, a Microsoft só criou 5 modelos de Smartphone 535, 640, 550, 650 e 950!
Kkkkkkkkkkklkkkkkkkkkk!
O resto foi tudo Nokia!
Tanto que Quando tirou o nome Nokia, as vendas despencaram!
Na boa fã boys, a Microsoft, sozinha, nunca vai fazer um mobile ótimo, pois oque ela herdou da Nokia, já ficou ultrapassado, tanto que pararam, de fabricar lumias, será que vcs são tão cegos?
Que Rumor que nada, aceita que dói menos!
Contra fatos não há argumentos!
E com a volta da Nokia, as coisas só tendem a cair no setor mobile da bostosoft!
O bom do Windows phone é o preço. Quem paga caro paga de otario.
todos os desenvolvedores iram portar seu programas win32 para Windows Store através do Project Centennial. Quando chegar a hora certa há microsoft irá apresentar seu dispositivo definitivo..
Irão?
Sistema da hora e tals mais cansei, tenho todos os apps que gosto, mas to de saco cheio de os apps vim capado para wp
Quem gosta do android usa android quem ama ios usa ios quem gosta do Windows sabe seus problemas e usa porque gosta mesmo eu falo isso porque to nem ai para apps kkkk eu tinha um moto c play dei ele para minha mãe porque não gostei e to com o lumia 640xl hardware muito inferior mais estou satisfeito. Simples assim cada um usa o que gosta.
Falou tudo cara
Parabéns você é realmente inteligente
Um gênio… Inventou o Moto C play.
Não acho que a Microsoft vá inovar, ou fazer o windows mobile voltar a ser pelo menos metade do que foi há uns anos. Mas não vou abandonar o barco simplesmente por ainda amar o SO. Quando ela anunciar o fim do suporte ao Windows mobile, eu vou pro IOS.
Resumo de tudo: Talvez
Que o Windows tem e terá por muito tempo ainda seu lugar ao sol, disso ninguém duvida.
O que me impressiona, entretanto, é como tem gente se esforçando ao máximo para tentar justificar a falha épica da Microsoft no setor mobile.
Primeiro matam o setor todo, decretando a morte do smartphone. Depois decretam a morte dos apps. Agora parece que a história é que não devemos mais usar apps, pois a maioria é prejudicial e monitora o usuário, vende suas informações, etc.
Que conveniente, não? Malhando justamente as únicas coisas que a Microsoft não tem: smartphones e aplicativos mobile para Windows.
Quanta besteira para tentar diminuir o fail que foi o Windows Phone/Mobile.
Sujeito se preocupa com privacidade e usa Windows. Dá para entender?
Na verdade, quem decretou a morte do smartphone foram alguns fãs da Microsoft, e não a empresa em si. A gigante de Redmond nunca se pronunciou sobre isto, nem de maneira informal. E essa tolice de “morte” dos aplicativos eu não estava sabendo…. kkkkk
O pessoal tem uma esperança inabalável. É bonito de ver. São poucos, mas são fieis.
Em curtas palavras, será esmagado pelo Win10 Cloud ou esquecido pela falta de usuários.
E eu fico nesse lenga lenga de ir pro w10 ou ficar no 8.1 pois meu 730 com o 10 esta ridículo a bateria e da pra fritar ovo nele, mas tem um pouco mais de app que o 8, os apps sao ruins, mas sao menos pior que do 8
Êtcha po-lêmica!!!!!!!
Texto bem interessante! Parabéns!
Lembra do que eu disse sobre estar feliz? Então… Esquece xD Flyme rodou bem nos primeiros 3 dias, agora consome toda a RAM disponível pra apps em segundo plano. Já me arrependi de ter trocado de smartphone.
Fico lembrando do Symbian, tinha apps para praticamente tudo, eu com meu 920 (aposentado, hoje S7) e só apareceu app para medir intensidade do sinal WiFi com a chegada do WM10 e ainda aquela né, se eu não tivesse atualizado “na marra” iria ficar sem o app.
Gosto muito do sistema, e dos aparelhos, uso ainda meu Lumia 930 com muito amor, amo ele por ser Nokia ainda. O que pesa mesmo é a falta de opções no mercado de novos telefones, isso é realmente triste, só ver Android nas prateleiras, como se fosse a única opção e a melhor que existe. Se realmente, o cenário não mudar para a Microsoft, lamento ter que aposentar meu Nokia Lumia 930 e ter que migrar obrigatoriamente pro Android, mas pelo menos vou tentar adquirir um novo Nokia, para continuar com minha marca favorita de todos os tempos.
Nokia 2280, 2310, 5200, 5130, 5235, 701, 620, 530 e 930, e quem sabe um Nokia 6, 8, N alguma coisa… :/
Tive quase todos esses.
Ontem eu estava conversando com um amigo que era muito mais fan do que eu. Ele ficou muito triste com o que virou a Nokia. E apesar da nova Nokia não ser a velha Nokia ele disse que vai comprar um Nokia. Que vai ser bom usar um bom aparelho com o nome dá marca estapada nele.
Dá até arrepios ouvir o cara falar. A paixão dele pela marca é muito forte.
Basicamente vai acontecer isso comigo….nunca usei outro aparelho que não fosse da Nokia e qdo ela foi agregada a A MS eu fiquei super contente.Não gosto do Android,mas amo a Nokia….então estou na mesma situação do seu amigo
Sinto informar, mas não vai mudar não: você ainda só continuará vendo Android e iOS nas prateleiras. Isto porque a Microsoft abandonou o setor mobile no Brasil, e seu foco corporativo não inclui terras brasileiras…
E eu esperando falar sobre a att do telegram
O titulo da matéria deveria ser….sera que a Microsoft guarda alguma coisa de bom pro Windows 10 Mobile?