O que fazer quando você importa, paga a taxa, mas não recebe o smartphone?

Dessa vez recebemos mais um relato de seguidores que nos impulsionou a escrever essa matéria que poderá ajudar outras pessoas. A questão hoje é que a nossa seguidora no Instagram chamada Helenice importou um Redmi Note 10 Pro da China (site Banggood), pagou a taxa de importação, porém não recebeu o produto em seu endereço. O que fazer diante disso?

Para responder essa pergunta nós vamos contar o que Helenice nos contou. Primeiramente informamos que não é tão simples ser reembolsado por um valor pago a Receita Federal, mesmo que tenha sido pago através do site dos Correios (Portal Importador). Acontece que para ser reembolsado o usuário deverá entrar com uma ação que seria necessário até um advogado. Portanto, não é tão fácil realmente. Dito isso, ela procurou outros meios.

Entrou em contato com a loja para contar o que aconteceu e através do código de rastreamento se percebeu que o produto teria sido devolvido ao remetente, só que para uma cidade dentro do Brasil. Esta seria São José dos Pinhais, o que ficou um pouco estranho já que o produto veio da China. Mas tudo bem, a Banggood imediatamente enviou um novo produto e devolveu 50% da taxa paga pela a Helenice.

O valor não foi devolvido por completo porque a Helenice não aderiu ao seguro tarifário na hora da compra. Assim, ela não tinha direito nem aos 50% do valor recebido. Nesse meio tempo, o novo produto foi enviado e a cliente precisou pagar 100% da taxa cobrado pela importação do produto que foi enviado pela segunda vez. Ela ficou um tanto chateada por conta do processo, mas conseguiu resolver sua situação.

Em sites de compra na China é comum se ver alguns seguros que podem ser contratados para que sua importação seja a mais segura possível, principalmente para produtos com valores superiores a R$1.500,00 . Os seguros que se pode contratar na hora de um importação são:

  • Seguro de envio: para casos da encomenda não chegar ao destinatário
  • Seguro tarifário: para casos de você ser cobrado por uma taxa de importação com valor alto. Você pode pagar esse seguro antecipadamente e o valor da taxa cobrada no Brasil fica por conta da loja.
  • Seguro de tela quebrada: Para casos do seu aparelho ter problemas com o display depois de um determinado tempo de uso.

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.