A uma semana atrás, a Microsoft anunciou oficialmente o “Game Mode”, e que o mesmo estaria chegando em breve ao usuários Insiders do Windows 10. Naquela ocasião, poucas informações foram divulgadas, agora temos mais detalhes de como ele irá funcionar.
O que o “Game Mode” faz é exatamente o que você esperava que ele fizesse, ou seja, entregar aos jogos acesso prioritário à CPU e à GPU, privando as tarefas em segundo plano – o que consequentemente irá aumentar o desempenho durante as jogatinas.
De acordo com o Kevin Gammill da Microsoft, para ativar o recurso você deve pressionar “Win + G” para acessar a barra de jogos do Xbox, em seguida, você verá uma opção onde diz: “usar o Game Mode neste jogo”. Kevin afirma que a opção “faz do jogo a prioridade máxima de seu PC para melhorar a qualidade do desempenho”. Quando o recurso estiver habilitado, um jogo poderá usar 80% dos núcleos de seu PC, enquanto outras partes do sistema poderão usar apenas 20%.
Quando você está jogando um jogo e sua máquina apresenta lentidão, muitas vezes não é por causa do jogo, mas por causa de algo que está acontecendo em segundo plano. Muitas funcionalidades “roubam” alguns dos recursos da CPU. Então, o que fazemos é otimizar muitos núcleos da CPU, para que o jogo obtenha 80% dos núcleos (por exemplo).
A Microsoft também confirmou que o “Game Mode” suporta jogos Win32, bem como aqueles apps universais – no entanto, alguns jogos Win32 podem não suportar o novo modo. Além disso, jogos universais irão se beneficiar mais do que jogos Win32.
Essencialmente, com Win32, sabemos onde o jogo começa, no .EXE, mas nós realmente não sabemos onde o jogo termina. Com UWP, nós compreendemos os limites do jogo. Então, existem alguns casos em que os jogos baseados em UWP ganham um pouco mais de benefício do “Game Mode” em relação aos jogos do Win32, mas não há dúvida de que ambos se beneficiarão.
Alguns games terão essa função habilitada por padrão (você pode ativar ou desativar se quiser) principalmente jogos UWP que foram completamente testados. Quanto à quantidade de desempenho, que será ganho no jogo e quanto será perdido em tarefas em segundo plano, ainda permanece um mistério. O pleno funcionamento do “Game Mode” deve começar quando for lançado á todos os usuários, na atualização “Criadores Update”, que está prevista para abril.
O novo modo estará disponível no Windows 10 esta semana na próxima build do Windows 10 Insider Preview, por meio do ciclo Fast.
36 Comentários
Concordo com tudo inclusive a parte do chato..
O maior mercado de games precisava disso, obg Best Nadella!
Não vai trazer nenhum ganho significativo, no máximo uma singela melhora em momentos específicos.
Mais bobalhagem de uma Microsoft perdida e sem foco. Parece que a ordem agora é tentar trazer centenas de “novidades” (ou reviver defuntos de outrora) pra tentar passar a impressão de que agora a empresa se importa com as coisas.
Mas o efeito que vejo é o contrário. Tentam fazer um monte de coisas boas ao mesmo tempo mas no final não conseguem fazer nenhuma direito, e metade nunca passa da fase de promessa.
Sinceramente esse Creator’s Update é uma decepção, não tem absolutamente nada de relevante, principalmente se comparado ao update de aniversário. Parece até que a MS não tem mais nada pra melhorar no Windows 10 né… mas o pior é que tem, e muita coisa.
Sem contar que falaram que esse update ia ter foco no Mobile, ahahahahaha… no Mobile é o que menos mudou, trocaram algumas coisas de nome e de lugar e pronto, rs.
Creators Update = Update para criadores, como analista de sistemas eu estou empolgado com as novidades e usufruindo do que muitas podem trazer, problemas com clock, slowdown e quedas de frames estão menos presentes agora e isso já é um grande avanço. Lembrando que o homem chegou a lua com pequenos paços antes de dar o grande salto, o Windows 10 não nasceu de uma hora para outra, teve que tombar com o 8 e o 8.1 para ser o que é hoje e futuros pacotes passarão pela mesma coisa.
Ta certo. Só arruma os seus “paços” aí que assim vão te levar pro penhasco.
kkkkk
Grande coisa, desde o Windows 7 eu já usava programas que tinham a mesma função pra otimizar jogos.
É, mas acho que dessa vez essa função é algo que vai ser nativo do OS, o software da minha placa de vídeo também tem essa função.
Infelizmente mais um recurso chegando atrasado ao Windows.
Felizmente né. Antes tarde do que nunca.
A Microsoft tem aplicado muito bem esse ditado ultimamente, kkkk.
Resumindo querem que esperemos até Abril pra usamos um recurso que pode ser baixada agora mesmo via Download boa ideia Microsoft boa ideia
kkkkkk
Continua usando os aplicativos que você já usa e quem não usa nada, vai poder usar este. Uma coisa é certa, quem tem PC bom nunca precisou usar software para otimizar os jogos.
Por isso que uso, meu pc é bem fraco pra jogos, rs.
porque atrasado? o linux tem? o mac tem? meu amigo implementar um recurso nativo em um sistema operacional não é tão simples quanto desenvolver um sistema paralelo e executá-lo dentro do so. e alias vc é muito chato kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Concordo, inclusive com a parte do chato.
A própria Microsoft desenvolve jogos, o foco do Mac ou do Linux nunca foi os jogos, e no Windows 10 resolveram correr atrás do tempo perdido e saírem botando recursos que já eram pra existir no Windows há anos de forma corriqueira e mal otimizada, certas coisas em um sistema é melhor baixar por fora do que vim nativamente de forma má otimizada, vide Internet Explorer e Microsoft Edge, que são navegadores nativos mas que a grande maioria dos usuarios só usa pra baixar outro navegador.
De acordo com a apresentação de outubro, deve vir mais funções além de otimizar o jogo
Mas otimizar o sistema alguns programas de otimização de jogos antigos no mercado tbm fazem, eu ja usei o Game Booster várias vezes pra otimizar o pc pra rodar tranquilamente aplicações mais pesadas, sabendo configurar oq é pra desativar e oq é pra deixar ativo o programa é um ótimo utilitário.
Sim, só q agora vai ser nativo e do jeito deles, nada demais
Exato, nada demais, nada de inovação.
tu quer o que cara??? q aumente a quantidade de nucleos e a velo do seu processador?? aumente sua memoria ram?? kkkkkk e vou concordar com os cara lá em cima… tu é chato eim… =/
Existe uma grande diferença entre ter essa função via download correndo risco de exposição / mal funcionamento e ter essa função nativamente, não acha? Se for seguir a sua lógica, calculadora, calendário, e-mail, player de mídia, etc não precisavam vir no Windows por poderem ser baixados da net ou acessados pelo navegador, comparação completamente sem lógica a sua.
Exposição via download só se for pra noob que não sabe verificar a procedência de um programa, e geralmente uso apps de terceiros ao invés dos nativos pra muitas coisas e nunca tive problemas, e sem lógica e a pessoa achar que somente recurso nativo do Windows é seguro sendo que as brechas mais exploradas por crackers são justamente em aplicações nativas do Windows. E pra falar isso no minimo vc só usa o Microsoft Edge como navegador de internet né pra não correr risco com download de outro navegador.
Considerando que os usuários hardcore das plataformas Windows são minoria (Uns 10%), 90% das pessoas baixam conteúdo sem se importar com a procedência, então sim, 90% ao menos ficam expostos a downloads maliciosos. Não estou achando que apenas os recursos nativos do Windows são seguros mas sim que são OS MAIS SEGUROS, sem falar que essas suas brechas só são acessadas por softwares terceiros, aplicativos universais são outro caminho para essa segurança apesar de alguns terem acesso ao código fonte (Desbloqueio). Ao menos 4 navegadores estão no meu PC, usufruo de funções que cada um tem como peculiares e de melhor em cada um deles, como técnico em análise de sistemas e eletrônica digital / de potência e mini desenvolvedor eu preciso estar com mente amplamente aberta para todas as possibilidades, então não, obrigado, não sou desses.
O cara precisa mostrar o currículo no final da postagem pra ter algum crédito, como técnico em Analise de Sistemas vc se prende muito em aplicações nativas, e como “mini desenvolvedor” (citação que leio pela primeira vez nesses meus anos no mercado de TI) duvido que vc desenvolva aplicações que irão vim nativas no sistemas, não citarei minhas formações ou meu currículo pois não preciso disso pra ter credibilidade no que digo.
Usei o termo mini desenvolvedor porque não me dou o crédito de me chamar puramente de desenvolvedor levando em conta que nunca publiquei nada além da comunidade de homebrews, você mostra ignorância (“vc só usa o Microsoft Edge como navegador de internet”) eu mostro credibilidade no que se refere a mim.
Ignorância é a falta de conhecimento em determinado assunto, creio que vc quis dizer grosseria.
Foi ignorância mesmo, dizer que eu faço “X” e “Y” sem ao menos saber se sou “W” ou “Z”, por isso “mostrei meu currículo”.
Para estar comentando quase todo comentário do artigo você deve ser grande no mercado de TI mesmo kkkkkkkkkk.
Estou aqui para opinar e não pra falar de vida profissional dos outros.
Nossa, muito legal! Comece parando de falar da minha pessoal então “No minimo vc só usa o Microsoft Edge como navegador de internet né”
Em nenhum momento eu cheguei falando o que você fazia ou o que você era, se você não consegue discutir um assunto sem partir para o lado dos envolvidos na discussão, não é um problema meu.
Se n precisasse de seu “currículo” (torci nesse momento) para ter credibilidade no que fala não estaria dizendo tamanha asneira, pq se é de TI mesmo sabe que um software n precisa se pego por um antivirus para dizer que é inseguro… Não seja criança ao ponto de dizer (citação que leio pela primeira… Bla bla bla) coisa de muleque isso só para dizer que sabe alguma merda, quando vai ver assim nunca nem passo numa prova de 2 + 2 ou passo e acha que sabe alguma coisa…
Hum, é mesmo?