Precisa-se de um novo sistema operacional para smartphones

Nesta madrugada eu estava olhando os comentários dos meus vídeos antigos quando o foco era falar apenas do sistema Windows Phone. Isso porque o Android e iOS já eram consolidados e ao meu ver o sistema que precisava de uma atenção maior era o sistema da Microsoft. Claro, sabemos que ele não decolou por conta de vários erros cometidos pela sua administradora.

Há mais de 10 anos já criando conteúdo para o Youtube e de lá para cá já testei diversos smartphones com pelo menos cinco sistemas operacionais, que foram: Symbian, Windows Phone, iOS, Android e o KaiOS (sistema voltado aos celulares básicos). Contudo, sabemo que os sistema que dominam hoje é apenas o Android e iOS, onde estes parecem ter chegado ao seu ápice e não vemos muita coisa evoluir em termos de funcionalidades.

O que mais vemos hoje são pessoas querendo a todo tempo trocar de celular em busca de encontrar aquele que melhor possa atender suas espectativas, mas em muitas vezes sendo frustados. Sendo sincero, hoje o mais equilibrado é o iOS, que apesar de ser pouco acessível para as pessoas, é o que menos apresenta falhas no dia a dia, entrega atualizações regulares, simultaneas e essas atualizações perduram por cinco anos. Por outro lado, o sistema é também fechado, o que acaba limitando a personalização, mas isso acaba tendo um lado positivo, pois o sistema funciona melhor e é muito mais estável que sistemas abertos para possíveis modificações.

Por essas e outras que ainda sinto muita falta do Windows Phone, pois mesmo com os seus problemas da grande falta de apps na loja, era um sistema revolucionário, uma vez que entregava uma ideia diferente do Android e iOS por causa das suas famosas Live Tiles, que substituia ícones por quadrados que ficavam se movimentando e não estáticos como os ícones. Eu achava isso legal demais. Fora a tela de bloqueio que era personalizável de uma forma que não poluia a tela e nem apresentava conflitos por conta disso, já que muitas das modificações eram feitas de forma nativa.

O sistema era bastante fluido até chegar o Windows 10 Mobile, que definitivamente destruiu a experiência de usuário, pois tornou o sistema muito lento e diversos bugs começaram a surgir, como o tal do “Retomando…”(um inferno), especialmente nos dispositivos que receberam a grande atualização no meio do caminho. Isso sem falar que a forma com que a Microsoft liberou a atualização foi de um jeito muito estranho e por meio que um aplicativo que tinha de ser instalado. Não por meio de uma notificação diretamente no aparelho.

Diante desse cenário eu pergunto aos leitores:

  • Quem não gostaria que tivesse uma terceira opção de sistema operacional disponível no mercado hoje?
  • Quem não gostaria de não ser refém apenas do Android e iOS?

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.