O IDC lançou hoje sua previsão para daqui há 5 anos e não ficou muito otimista em relação ao Windows Phone, prevendo uma perda adicional de sua minúscula participação de mercado, apesar do crescente mercado de smartphones.
É claro que os leitores assíduos sabem que os relatórios da IDC são de acordo com a tendência atual e não necessariamente uma previsão do futuro, mas a tendência é que a quota de mercado do Windows Phone não se restabeleça novamente até 2021.
O IDC disse:
O Windows Phone continua definhando com mercado de smartphones e muitas OEM têm desistido do software instantaneamente. Como resultado, a IDC espera que os volumes de vendas em 2017 diminuam 69,5%. Não está claro neste momento se a Microsoft tem algum plano para persuadir OEMs ou se pretende lançar um dispositivo com o nome Surface. Até que essa questão fique clara, a IDC não vê um caminho vantajoso para a plataforma.
Enquanto o sistema da Microsoft declina, a previsão para o iOS e o Android é de altas vendas e marketshare nas alturas. É claro que a Microsoft está se concentrando no Windows 10 ARM e isso pode estar afetando outros setores, há inclusive rumores de que na próxima grande atualização do Windows 10 a empresa irá unificar o shell e assim iríamos ter em nosso smartphone o Windows 10 completo.
35 Comentários
Engraçado, hoje tantas empresas perderam credibilidades pelas falhas gritantes, como ocorreu nas eleiçoes dos Estados Unidos.
Ainda tem gente que diz: Essa IDC é uma falsa, pois tempos atrás disse que o Windows Phone chegaria a quase 20% e, errou.
Agora pensam que ela vai errar de novo e o sistema vai super fermento crescer do nada.
Acontece que são projeções seguindo uma tendência.
A IDC é uma das mais conceituadas no assunto.
Quando ela disse que chegaria a mais ou menos 17% o Windows Phone estava indo bem e tinha tudo para chegar lá, mas a MS começou a fazer cagada e os desenvolvedores deram no pé. O sistema foi só caindo e caindo.
Agora, e desde muito tempo, a tendência só mostrou queda. Nem precisa da IDC para perceber a queda constante. E o Windows para celulares só não foi enterrado de vez por que a detentora dele é uma empresa muito forte. Tem um nome de respeito no mercado. E os entusiastas seguram a ponta mantendo o sistema respirando por aparelhos.
Dependendo de qual fosse a empresa, o WP estaria em outros há muitos anos.
Eu gosto do sistema.
Fui bem fan dele por um bom tempo, mas o que eu posso fazer se o mercado como um todo não absorveu o conceito imposto pela MS?
Agora é esperar e ver se algo revolucionário surja das cinzas.
E não precisa fanboy se arder no fogo do mármore do inferno, pois eu torço que a MS traga algo revolucionário e se possível mais acessível. Seria bom para todos nós que queremos mais novidades em meio a tão poucas que se tem hoje em dia.
E que seja algo revolucionários e acessível, pois se for revolucionário, mas não for acessível, de nada adianta. Continuará sendo um nicho de 1% sendo otimista.
Ótimo comentário. O pessoal que crítica a IDC e outras empresas não entende que uma projeção é baseada tanto no que o mercado apresenta como dados no momento quanto a postura da empresa naquele determinado momento. É mais ou menos assim: se a empresa seguir o caminho que está fazendo, ela provavelmente vai ter tal resultado no futuro.
Tanto IDC quanto Canalys projetavam resultados bons para a Microsoft no mobile até 2017. Elas erraram? Tecnicamente não: quem mudou de estratégia diversas vezes no meio do caminho foi a Microsoft, contrariando fatores que diziam que iria chegar a um percentual significativo do marketshare. Como IDC e Canalys poderiam advinhar que Nadella iria agir contra o que possivelmente daria certo? É muito provável que se a Microsoft continuasse investindo em hardwares e softwares mobile como fazia em 2013, e ajustando suas falhas mercadológicas até então, teria um patamar de 12% a 20% do marketshare. Mas não fez…
Eu torço muito para que outras plataformas (incluindo da Microsoft) passem a crescer e fazer concorrência à Google e Apple. Isto seria ótimo aos consumidores! Mas minha torcida não passa de um sentimentalismo; de um sonho. Sendo racional, é extremamente improvável que isto irá acontecer: iOS e Android continuarão consolidadas e isoladas no mercado, Windows Mobile fingindo que está voltada ao corporativo e todas demais sendo uma utopia…
Então quer dizer que os Techgurus estão cada dia mais certos. A plataforma já tá morta, acabamos de ver a maior feira de smartphones do mundo acontecer e simplesmente nenhum aparelho com Windows 10 mobile foi apresentado. Eu, com a minha bola de cristal que vem acertando a dois anos, prevejo que esse 0,0% chega no final desse ano mesmo. Veja bem, é um tombo de quase 70% do ano passado pra esse, se cair 70% esse ano, já vende menos que 0,1% ou menos, o que vendeu ano passado foi os restos de estoque dos últimos Lumias, basta ver os gráficos, as Oems não chegaram nem perto de 5% de participação. Agora os estoques estão chegando ao fim, não temos lançamentos de novos aparelhos e o negocio caminha pra escuridão. E tem gente em blog fanboys que acredita numa virada, tô com o print do Marcelo Psicopacheco afirmando que no final de 2019 o Windows Mobile vai ter 40% do mercado mobile. Hahahahahaha. Aí, mas eles vão rodar o Windows completo num smartphone, mimimi, Surface Phone vai ser o dispositivo definitivo, mimimi. Kkkkkkk. Só dou risada. Esse mercado a Microsoft sabe que perdeu, não adianta build toda semana se daqui a pouco não vai ter onde rodar. Deixo essa canção pra vocês curtirem o fim de semana.
https://www.youtube.com/shared?ci=OigBV7KlWHc
40% do mercado mobile? Nossa… estão delirando demais!!! Se bem que para quem já afirmou que o smartphone morreu e que os aplicativos foram para a terra dos pés juntos também, isso não seria de causar espanto… rsrs
Quanto à zerar o percentual este ano, ainda creio que não. Mesmo que Alcatel e HP venham abandonar a plataforma no segundo semestre deste ano (tal como parece que irá acontecer com demais OEMs), demandará algum tempo para que tais aparelhos sumam das “prateleiras”. E por tudo que tenho lido e escutado, a Microsoft estaria mesmo disposta a lançar o mítico Surface Phone, muito provavelmente com Windows 10 full. Última cartada da Microsoft, pelo menos garante uma sobrevida no mercado mobile (mesmo que seja com 0,1% de share… rsrs).
2019…
Acho que a IDC foi até muito otimista nessa projeção.
Eu diria que muito antes de 2021 chegará a isso, afinal, praticamente não temos mais aparelhos, e os que temos são destinados ao público empresarial, ou seja, custa caro.
Das duas uma: Ou a Microsoft apresenta uma solução PARA ONTEM e resolve de uma vez por todas o problema, ou já era de vez. Não dá para esperar mais.
Gosto da IDC porque ela é bem otimista em relação ao Windows Mobile… rsrs…
O povo não para de chutar cachorro morto. Tá louco.
Como sempre falei, a morte não é do Windows mobile e sim do Windows em geral, o Android continum está chegando, a Google vai ensinar a Microsoft como se faz, sempre usei Windows phone desde o seu lançamento, migrei para um zenfone 2 laser o ano passado e já faz 11 meses, e digo com propriedade, eita aparelho bom, muito superior ao Windows mobile, acredito que se a Microsoft ouvir os clientes ela voltará a crescer, mais ainda vai levar uns 10 anos, o futuro é a era mobile e já estamos nele. Kodak =Microsoft
Eles nem precisam acertar. Mas são bem conceituados e muitos vão considerar e seguir isso como verdade. Inclusive OEMs
Microsoft tem dinheiro e muito, acha que ela vai deixar por assim mesmo? Eles são profetas!!
A própria Microsoft reconhece a credibilidade da IDC. Isso não é profecia, é projeção! Existe toda uma metodologia por trás que os leigos nem sonham como é…
O Mal dos espertos é achar que todo mundo é besta rsrs
Você tem que falar mais nas reuniões!
A saída pra Microsoft poderia ser criar o Windows OS baseado no android, pronto, final feliz kkkkkkkkkkkkkk
Olha seria uma boa. Na verdade o que daria uma sobrevida maior ao Windows seria o projeto Astoria. Mas a Microsoft fez questão de acabar com o treco. Mesmo que nao tivesse as apis do Google, daria para instalar o gapps de qualquer maneira e ter uma tonelada de apps, so que a Microsoft sabia que se isso acontecesse m, todo mundo correria para a PlayStore. Ela quer empurrar a Windows Store a força em todo mundo.
Esqueceu ao fato que com isso ela teria que colocar parte do sistema android no sistema dela, mas isso estava causando bugs e travamentos. Ja que o Android é emulado, o windows teria que emular parte do sistema pra ter apps do android pelo projeto Astoria.
Estava com bug pq so liberaram a versão inicial do projeto, com o passar do tempo, o projeto ficaria mais estável e maduro.
Esse projeto ja virou Estória!
Verdade
ótimo kkkkkkkkkkkkk
Espero que a Microsoft tenha uma carta na manga. Mudar para outro sistema é a última coisa que eu quero. :/
O Windows ja tem a mesma quantidade de usuários que os telefones Java e ja esta quase com menos usuários que o Symbiam, e olha que os últimos lançados sao de 2012. Então, nao espere nada da Microsoft.
Comprei um zenfone 2 laser faz 11 meses e nunca tive que formatar e sem falar que travamentos são quase nulos
Tenho um Huawei há mais de um ano e só formatei uma vez, quando fiz upgrade da versão 6 para a 7.
Os smartphones com Android de 2gb acima estão muito bons
—
Enviado do aplicativo myMail para Android
sexta-feira, 03 março 2017, 06:22PM -03:00 de Disqus notifications@disqus.net:
“Tenho um Huawei há mais de um ano e só formatei uma vez, quando fiz upgrade da versão 6 para a 7.”
[Disqus] [http://a.disquscdn.com/1488270934/images/email/icon-gear.gif] Settings [http://c.disquscdn.com/uploads/users/5031/6776/avatar92.jpg?1453911230]
A new comment was posted on Meu-smartphone
Pessoal, eu tenho aparelhos dos três sistemas mobiles do momento: Um Lumia 640, um Samsung Galaxy Note 8.0e um iPad Air 2. Posso te afirmar com propriedade e experiência que o Android e iOS estão muito, mas muito, melhores. Esse Galaxy Noge 8.0 é um tablet que já vai fazer 4 anos que tenho. Continua rodando perfeito, sem lentidões ou travamentos. Por isso eu recomendo muito o Android, mas pelo amor de Deus não seja mesquinho e pague pelo menos R$ 900,00 num smart com Android, e assim vc vai passar anos com ele. Esse meu tablet paguei na época R$700,00e era muito caro, e valeu demais a pena, demais mesmo!! Uso hoje o Windows Phone só pra trabalho: Whatsapp e fotos. Todo meu entretenimento está no tablet android e no tablet iOS, pois só nesses sistemas é que de tem apps decentes e nova lançamentos. E se querem saber qual é melhor: Android ou iOS saibam que estarão bem servidos em ambas as plataformas. Essa história de qual é melhor é besteira.
A Microsoft já investiu demais em computadores com Windows porque nn se ligar pelo menos um pouco na linha de smartphones?? Poxa Microsoft assim nn dá pra te amar e tenho cada dia mais vontade de mudar de plataforma….
Caro, existe uma vida bem mais completa ao usuário fora do Windows Mobile. Se você tiver condições financeiras para migrar, não há porque perder tempo: vá para plataformas que estão bem vivas; com saúde e sem estratégias non-sense! Não precisa perder a esperança para mudar de plataforma: mantenha sua esperança no Windows Mobile usando iOS ou Android, ao invés de se limitar ou até mesmo se prejudicar esperando a Microsoft fazer algo que mude seu setor mobile. Até porque corre risco dela abandonar o mobile em um futuro bem próximo. Se ela mudar, vir com um Surface Phone com excelente configuração, com Windows 10 full (ao invés dessa cascata de “tudo a mesma coisa” W10M — que só é unificada em alguns detalhes técnicos), com planos para devs, com postura agressiva para conseguir marketshare, você volta. É o que penso!
Fica a sugestão, com todo respeito!
10 Mortes ou mais todos os dias
Cancela as mortes diárias e remarca pra enterrar em 2021
Nao precisa set nenhum especialista pra adivinhar isso… Acho q ainda esse ano eu caio fora do WP
nossa vc tbm, meu smartphone = tudo celular
Tá ruim pra morrer… rsrs