A Microsoft está “á todo vapor” trabalhando em vários projetos, o mais recente deles chamado de “Windows 10 Cloud”, parece ser uma versão mais “light” do sistema para equipar dispositivos menores e concorrer com o Chrome OS. Agora, uma nova experiência para dispositivos com Windows 10 de codinome “Andromeda” teve mais detalhes revelados. O projeto já havia aparecido há alguns meses, mas tínhamos poucos detalhes sobre ele. Mas novas informações foram obtidas graças à última build Insider liberada para testadores.
Universal, mas nem tanto
A Microsoft tem chamado o Windows 10 de um sistema operacional universal, mas tecnicamente, esse não é bem assim. Isto porque a empresa ainda possui produtos com Windows 10 com “shell” diferentes, seja no Windows 10 Mobile, HoloLens, Xbox, IoT ou PCs. Por exemplo, há um “shell” diferente para cada tipo de dispositivo, como é o no que está sendo usado no HoloLens ou aqueles alimentados pelo Windows 10 IoT.
Mas com o projeto Andromeda, a Microsoft está trazendo uma nova experiência de desktop para o Windows 10 – que por sua vez, deverá trazer melhorias significativas para o “Continuum” no Windows 10 Mobile. Esta nova experiência de desktop trará suporte ao multi-janela no Continuum, uma barra de tarefas completa e uma central de ações atualizada, além de uma interface de usuário que parece bastante com a área de trabalho presente nos PCs com Windows 10.
Uma boa novidade que terá concorrência
A novidade pode não parecer algo tão grande e relevante, no entanto, o projeto faz parte de algo bem maior que a Microsoft vem trabalhando há algum tempo, chamado de “Composable Shell”. Para quem não conhece, trata-se de um novo “shell” adaptativo no Windows 10 que permitiria ao sistema operacional se adaptar a diferentes tipos de dispositivos.
Mas não é só a Microsoft que visa isso, o Google também está trabalhando em um projeto muito semelhante para o Android, e que também é conhecido pelo codinome “Andromeda”. A proposta do Android Andromeda será essencialmente a mesma que veremos no Windows 10, sendo assim, mais uma preocupação para a gigante de Redmond, pois disputar com uma a sua grande rival não é fácil.
ComposableShell related components found in 15025 symbols package, what the hell is Andromeda ? pic.twitter.com/uWl1qpMmlT
— WalkingCat (@h0x0d) 6 de fevereiro de 2017
Será preciso aguardar algum tempo
Quando falamos de Windows 10, é improvável que a Microsoft fale sobre seus planos para o “Composable Shell” ou Andromeda antes do evento Build 2017, que ainda está a alguns meses de distância. Além disso, “Composable Shell” e Andromeda provavelmente só aparecerão no Windows 10 “Redstone 3”, que chegará esse ano. Mas considerando o fato de que a Microsoft já falou sobre algumas melhorias que chegarão ao Continuum durante o evento Ignite em 2016, há uma pequena chance de vermos o “Composable Shell” chegar com o Windows 10 Creators Update. Claro, os planos internos da empresa dona do Windows estão sempre sujeitos a mudanças, então vamos com calma.
14 Comentários
Andromeda não era da google o.O
rum
kkkkkkkkkkk
Espero que a Apple não venha por trás do projeto Andrômeda.
Mas eles não desistiram dos smartphone Windows Phone?
A Microsoft parece que ainda não, mas o mercado já desistiu faz tempo.
Só os br desistiram
Só os br? Mercado rejeitou o Windows Phone ou mobile ou sei lá como a Microsoft vai chamar isso, nunca passou de 3% de market share no mercado amigo, tinha participação até razoável na Europa por causa da Nokia, basta ver os números.
To precisando falar com o HBucho, pra ele avisar na reunião lá que o Windows mobile ta travando demais. Reinicio meu telefone umas 15 vezes ao dia. Isso é qualidade onde. Ta ate vergonha o pessoal zoar o travoide com argumentos da época do Android Icream com processadores single core. Vergonha essa zoeira não pega mais.
Os dois projetos Ren o mesmo nome? Com o assim.
A va..piada isso ne….desculpe mas não da pra acredita mais na MS
Ué, mas não era esse o nome do projeto do substituto do Android que a Google tinha falado anteriormente? Microkibe…
KibeSotf
Kibaram até o nome do projeto.
Quando é o android eles tem a descencia de mudar o nome