Visto que a inovação de software tem sido um dos maiores desafios das grandes companhias nos últimos anos, é possível notar que cada vez mais as opções disponíveis no mercado tem se tornado similares, ao passo que uma passa a aderir as novidades mais valorizadas da concorrente. Este efeito é exemplificado através das últimas versões do Android e iOS, assim como no Windows e MacOS também.
Com imagens e vídeos oficiais divulgados pela Google durante o evento Google I/O, podemos notar que o Android vem ganhando não só a adição de algumas ferramentas populares no sistema da Apple, como também um visual renovado que lembra bastante o iOS em alguns aspectos.
Com uma predominância aos menus brancos e arredondados, o robozinho parece ter substituído o tema colorido e vivido do material design, para o minimalismo e elegância presentes nos sistemas da maçã, como vemos no vídeo abaixo:
Mais novidades
Novas funcionalidades como a possibilidade de alterar o formato padrão dos ícones (inclusive, para o mesmo formato do rival) e a adição de um recurso similar ao force touch, mostra que a tendência é que o sistema se torne ainda mais similares nos próximos anos, o que também é reconhecido através da renovação dos widgets do iOS 10.
Outro recurso apresentado que já tinha sido lançado primeiramente nos iPads, é o PiP (Picture in Picture), que permitirá transformar um player de vídeo em uma janela flutuante, reproduzida sobre qualquer outra tarefa que o usuário esteja desempenhando.
Aprimorando o desempenho lógico, o Android O ganha melhorias sobre o reconhecimento e compreensão das ações e dados apresentados no display do seu smartphone, possibilitando com o sistema entenda qual tipo de informação você está selecionando ao destacar um número de telefone ou endereço. Através desta assimilação, o software permitirá abrir um aplicativo ou serviço que melhor se relacione.
Como obter o Preview?
O segundo preview do Android O já pode ser baixado para o modelo desejado através da página dedicada no site da Google, necessitando de uma instalação manual por parte do usuário. Os modelos suportados até então são o Nexus 5X, Nexus 6P, Google Pixel, Google Pixel XL, Nexus Player e Google Pixel C. Este é um apanhado das alterações presentes no sistema até então:
- API’s para o preenchimento automático de senhas e outras informações
- Picture-In-Picture (PiP) em smartphones e novas funções para apps em modo janela
- Recursos de fontes em XML
- Ícones adaptativos
- Canais de notificações para agrupar os alertas em categorias definidas pelos conteúdos
- ferramentas de preenchimento automático de senhas e outras informações
- Limites sobre as capacidades de aplicativos em segundo plano
- Ampliação na variedade de cores disponível para que os apps possam adaptar-se às telas modernas
- Melhoria da conectividade em codecs Bluetooth, Wi-Fi e NAN
- Introdução da navegação por meio do teclado, incluindo setas e a tecla tab
- API Audio para uma reprodução de som em alta fidelidade
- Melhorias para ao WebView
- Otimização do desempenho na execução da API do Java 8
- Plataforma de contribuição de parceiros, que permitira parceiros como Sony, Samsung, LG, Motorola e outras marcas à contribuir com o desenvolvimento da nova versão do Android