O 4G é a quarta geração de tecnologia de dados móveis, conforme definido pelo setor de rádio da União Internacional de Telecomunicações (UIT). A questão toda por traz do 4G LTE é que a tecnologia prioriza o tráfego de dados em vez do tráfego de voz. Aqui no Brasil, por exemplo, as operadoras ainda não se adaptaram ao 4G VoLTE, no qual o telefone funciona normalmente tanto na rede de dados quanto em ligações. Felizmente isto já está mudando.
Se você reparar pra pensar, atualmente quando seu celular recebe qualquer que seja a chamada telefônica, a rede do celular cai para a conexão do 2G ou 3G. Isso porque nem todos os dispositivos com 4G suportam LTE (Evolução a longo prazo), que trata-se de um padrão para comunicação sem fio de alta velocidade para smartphones.
É justamente por essas questões que a operadora TIM está sendo a primeira a oferecer melhor cobertura interna para conexões VoLTE, que utiliza o 4G para fazer chamadas telefônicas. Dito isso, Seis cidades no Brasil já estão recebendo o 4G da TIM na frequência de 700 MHz:
A lista de cidades incluem:
- Recife (PE)
- Fortaleza (CE)
- Maceió (AL)
- Natal (RN)
- Macapá (AP)
- Rio Branco (AC)
A propósito, a operadora já havia ativado a nova rede em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e em outras cidades nas quais já houve o desligamento do sinal de TV analógica. O chefe da divisão da empresa afirma:
Com a ativação do 4G na frequência de 700 MHz, o refarming da faixa de 1.800 MHz e a introdução de novas tecnologias, como o VoLTE e ViLTE, estaremos reafirmando cada vez mais nossa liderança e expandir o alcance e a qualidade da banda larga móvel no Brasil. Em Fortaleza e Recife, por exemplo, esperamos aumentar nossa cobertura 4G indoor de 50% para mais de 95%. Isto garante a qualidade na conexão de dados onde quer que o cliente esteja
A frequência de 700 MHz traz maior penetração de sinal, o que melhora a recepção em ambientes fechados. Isso é um grande avanço para nosso país, concordam?
7 Comentários
https://tecnoblog.net/218086/volte-ligacao-4g-ativar/amp/
Pois é, não é atoa q essas operadoras tem pseudos nomes: Morta, tchau, darkside, aTchIM, pois aqui nesta latrina de pais, o cliente é sempre lesado, e nunca tem razão. Aqui tudo é falado, contado pela metade com a intensão de ludibriar!! Por essas atitudes q este pais, mortadela (atitude) tenderá se tornar uma Venezuela, Cuba, onde os amigos da corte terão acesso á tudo q o capitalismo opressor tem a oferecer, eqto q os demais só terão direito de apanhar calado, de pagar altos empostos, de não ter produtos essenciais nas prateleiras com diversidade, ter serviços de m3rd@ (saude, educação, segurança, transporte e emprego), mas aqueles do povo q ajudaram a instalar o caos terão migalhas, se acham os reis, os bã-bã-bãs, os Gerson’s macunaimas, pois, pagam 40 mil reais num carro básico pé de boi, enqto q na América, com o capitalismo da desigualdade opressor, vc consegue um camaro completo, uma SUV completa, ótima, e se contentam com o desconto de IPI… sem senso do ridiculo! Ze povinho!
Você confundiu LTE com LTE A e VoLTE. Todas possuem LTE em sua cobertura 4G. O que estão ativando agora em algumas cidades é o LTE A (usa mais de uma frequencia pra aumentar a banda) e VoLTE (possibilita chamadas de voz e sms por LTE). As operadoras chamam comercialmente o LTE A de 4G+.
Creio que a confusão se deu pelo fato das operadoras americanas chamarem o nosso 3G+ (HSPA+) de 4G e o nosso 4G de LTE.
Obrigado pela observação…
Ironicamente, na minha casa o 4G da TIM pega muito bem, mas o 2G e o 3G não pegam, só lá fora. Resumindo: não consigo fazer ligações pq não faz ligação por 4G, mas se for uma ligação por whatsapp eu consigo, já que usa o 4G.
vai entender…
Sabia sim. Mas isso já mudou onde acabou o sinal analógico de TV.