O 4G é a quarta geração de tecnologia de dados móveis, conforme definido pelo setor de rádio da União Internacional de Telecomunicações (UIT). A questão toda por traz do 4G LTE é que a tecnologia prioriza o tráfego de dados em vez do tráfego de voz. Aqui no Brasil, por exemplo, as operadoras ainda não se adaptaram ao 4G VoLTE, no qual o telefone funciona normalmente tanto na rede de dados quanto em ligações. Felizmente isto já está mudando.
Se você reparar pra pensar, atualmente quando seu celular recebe qualquer que seja a chamada telefônica, a rede do celular cai para a conexão do 2G ou 3G. Isso porque nem todos os dispositivos com 4G suportam LTE (Evolução a longo prazo), que trata-se de um padrão para comunicação sem fio de alta velocidade para smartphones.
É justamente por essas questões que a operadora TIM está sendo a primeira a oferecer melhor cobertura interna para conexões VoLTE, que utiliza o 4G para fazer chamadas telefônicas. Dito isso, Seis cidades no Brasil já estão recebendo o 4G da TIM na frequência de 700 MHz:
A lista de cidades incluem:
- Recife (PE)
- Fortaleza (CE)
- Maceió (AL)
- Natal (RN)
- Macapá (AP)
- Rio Branco (AC)
A propósito, a operadora já havia ativado a nova rede em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e em outras cidades nas quais já houve o desligamento do sinal de TV analógica. O chefe da divisão da empresa afirma:
Com a ativação do 4G na frequência de 700 MHz, o refarming da faixa de 1.800 MHz e a introdução de novas tecnologias, como o VoLTE e ViLTE, estaremos reafirmando cada vez mais nossa liderança e expandir o alcance e a qualidade da banda larga móvel no Brasil. Em Fortaleza e Recife, por exemplo, esperamos aumentar nossa cobertura 4G indoor de 50% para mais de 95%. Isto garante a qualidade na conexão de dados onde quer que o cliente esteja
A frequência de 700 MHz traz maior penetração de sinal, o que melhora a recepção em ambientes fechados. Isso é um grande avanço para nosso país, concordam?