Se você está na esperança de receber suas encomendas nos próximos dias, pode se preparar pelos atrasos. É, parece que o “palhaço volta a fazer palhaçada”! A partir da próxima segunda-feira (12), os funcionários dos Correios entrarão em greve nacional , isso seria devido às mudanças nos planos de saúde, que agora passará a ser cobrado dos funcionários e retirará os pais como dependentes.
De acordo com o presidente do sindicato da categoria, Altannes Holanda, a questão não é somente o corte do plano de saúde para os pais dos funcionários, mas também a cobrança total do valor mensal do convênio, já que eles atualmente só pagam o porcentual de quando utilizam o plano, não pagando a mensalidade em si, nem deles, nem dos pais.
Ele ainda acrescenta que a greve antecede uma votação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre as alterações nos planos de saúde. O órgão vai julgar a causa na segunda à tarde, e os funcionários aguardarão o resultado.
Altannes Holanda, questiona:
“Depois que as modificações são feitas, não há o que fazer! Sabemos que é muito complicado para haver alguma modificação. A greve é nacional e caso haja mudança, iremos aguardas as orientações. Se isso for aprovado, não teremos como pagar os planos, pois para um funcionário que tem salário em média de R$ 1.700, não teria condições de pagar planos com mensalidades a R$1.000 . Como iremos pagar isso?”
O sindicalista afirma que as condições de trabalho dos carteiros em Alagoas também é motivo de reivindicações, já que há uma falta de pessoas efetivas muito grande. A falta de carteiros na região é tão grande que tem gerado muitas reclamações da população, além de diversas agências estarem operando com metade do esperado.
Mas, sabemos que essas condições devastas não é só um problema de Alagoas, mas em diversos outros estados. Problemas com os Correios tem sido um assunto muito relatado nos últimos tempos, tanto que à alguns dias escrevemos um artigo sobre uma campanha contra o aumento nas tarifas, algo abusivo! Agora, após a justiça suspender um respectivo reajuste e o plano de saúde, os trabalhadores anunciam greve.
O que você pensa sobre essa situação complicada dos Correios? Deixe seu desabafo nos comentários…