Falamos ontem sobre a disponibilidade da primeira prévia para desenvolvedores do Android 9.0 . Contudo, temos agora uma lista das mais significativas novidades que serão oferecidas na versão final do Android P. Abaixo, você confere todos os recursos implementados na nova versão do sistema, bem como as fofocas relacionadas ao entalhe para dispositivos que estão seguindo esta tendência.
Antes de mais nada, devemos ter em mente que a primeira pré-visualização de desenvolvedor do Android P é desprovida de novos recursos importantes. Felizmente, o Google disponibilizou um vídeo revelando as novidades incluídas nesta pré-visualização, bem como as futuras funcionalidades que serão adicionados posteriormente.
A maioria das novas funcionalidades visam simplificar o desempenho e a estabilidade geral e a segurança do sistema operacional. Enquanto o desempenho e os recursos relacionados à segurança levarão um tempo até poderem ser detalhadas no novo sabor do Android, as mudanças e melhorias visuais já estão aqui. Vamos dar uma olhada!
Mudanças de interface
A primeira e mais surpreendente nova mudança é … a posição do relógio na barra de status. Por vezes imemorial, o Android teve esse elemento essencial posicionado no canto superior direito da tela. Atualmente, não existe nenhum ajuste que permita a você escolher onde quer posicionar o relógio, embora fosse bom se o Google permitisse que os usuários escolhessem onde este deve ser posicionado e não forçar essa mudança para praticamente qualquer pessoa.
Relógio Android P (esquerda) vs Android Oreo clock (direita) |
Rumble na dock
A dock é outra área em que o Android P causa um estrondo. Lembra do fundo branco proeminente do Google Pixel / Pixel XL de primeira geração? Bem, agora está de volta. Ao parece, está fazendo um retorno com o Pixel Launcher P-4623511, que é o iniciador padrão no Android P.
Android P dock (esquerda) vs Android Oreo dock (direita) |
Menu Configurações repaginado
Já faz um tempo desde que o Google revisou as telas de configurações rápidas, mas o Android P parece estar no caminho certo para introduzir uma reformulação importante para este componente de interface essencial. As tiles agora apresentam ícones de configurações circulares coloridos. As notificações pendentes também estão separadas das configurações rápidas por uma lacuna com vários pixels.
Menu de configurações colorido
O hub de configurações principais também está muito mais colorido do que antes, ostentando ícones vibrantes em vez de monocromáticos uniformes. Por um lado, parece mais divertido do que antes.
Menu configurações: Android P (esquerda) vs Android Oreo (direita) |
O entalhe agora faz parte do Android
Como suspeitávamos, o Google está dando suporte nativo à dispositivos com um entalhe no display. Para o deleite dos desenvolvedores, a primeira prévia apresenta algumas sobreposições de entalhe que mostram como o software se adaptará ao entalhe. Esta opção pode ser ativada a partir de qualquer submenu ou nas opções do desenvolvedor.
Entalhe largo |
Entalhe estreito |
Entalhe alto |
Como será exibido o ícone de notificação com esse recorte?
Simples, uma vez que você tenha mais de três notificações diferentes, você só verá o ícone do último seguido por pontos que representam todas as outras notificações que aparecerão quando você expandir a barra de notificações.
Sobreposição do entalhe |
Novos painéis de volume
O Android P apresenta um novo menu de volume com posicionamento lateral que parece elegante e moderno. Ele fica no lado direito da sua tela e consiste em dois elementos separados: um controle deslizante de volume que também permite que você mude rapidamente todos os sons de mídia e também controle o volume de qualquer dispositivo ou acessório conectado. Pressione qualquer um destes e você será levado diretamente para o menu de sons.
Os painéis de volume |
Rotação da tela
Um novo e extremamente útil recurso seria o novo modo de rotação inteligente. Se você desativar a rotação automática da exibição das configurações, toda vez que você fisicamente virar o dispositivo para um lado, um ícone giratório aparecerá na barra de navegação. Se você tocar, a tela girará. Caso contrário, desaparecerá em alguns segundos. Isto será muito útil quando desejar bloquear o seu dispositivo em um determinado modo de orientação.
Botão de status de rotação da tela |
Controles de captura de tela
Para ser justo, eu pessoalmente me lembro que toneladas de ROMs de Android personalizadas tiveram uma característica similar por 7 ou 8 anos, mas é legal que o Google adote recursos úteis de forma nativa no Android. Agora, basta pressionar o botão liga / desliga até um menu ser exibido com um ícone de captura de tela.
Sequências de mensagens nas notificações
As mensagens agora aparecerão como tópicos em suas notificações. Geralmente, as duas últimas mensagens do tópico serão mostradas simultaneamente na sombra da notificação.
Acompanhe os tópicos de mensagem diretamente das notificações |
Easter egg
Claro, o Android P vem com o seu próprio easter egg, e este é particularmente psicodélico. Toda vez que você bloqueia e desbloqueia seu dispositivo, um novo esquema de cores será aplicado ao easter egg. Abaixo está um pequeno GIF para ilustrar quase todos os temas de cores.
Data de lançamento
Continuamos a falar sobre futuras visualizações de desenvolvedores, como se tivéssemos alguma ideia de quando elas serão lançadas. Aqui está uma ruptura aproximada do que devemos esperar das futuras pré-visualizações do Android P:
- Pré-visualização 1 (versão inicial, alfa)
- Pré-visualização 2 (atualização incremental, beta)
- Pré-visualização 3 (API final e SDK oficial, Play publishing, beta)
- Pré-visualização 4 (lançamento para teste)
- Pré-visualização 5 (lançamento candidato para teste final)
- Versão final do ecossistema
Conclusão e expectativas
Neste ponto, o Android P está se configurando para ser uma atualização de qualidade que apresenta mudanças pequenas, porém, muito bem-vindas no sistema operacional.
Embora a visualização atual não se destine a ser usado diariamente em um dispositivo principal (nem pense em usá-lo em seu dispositivo principal), podemos dizer que é apenas estável o suficiente para mostrar a visão do Google para a edição 2018 de seu sistema operacional.
Devemos aprender a apreciar melhorias incrementais, revisões experimentais e retoques UX, porque é isso que vamos ver no futuro, independentemente de estar falando sobre o Android ou até mesmo do iOS.