Em uma conferência de Interação Human-Computer, a Microsoft Research está apresentando um novo relatório relacionado à tecnologia Touch 3D, como um projeto para interações de dispositivos móveis. Através do já cancelado Nokia Lumia 1030, a equipe estava planejando trazer a tecnologia para dispositivos móveis, mas um tempo atrás o projeto parece ter sido paralisado temporariamente.
O iPhone da Apple também recebeu a tecnologia semelhante recentemente, mas o intuito aqui é outro, isso é, o recurso tem um foco direcionado aos desenvolvedores de aplicativos.
Agora, a Microsoft Research publicou um vídeo explorando a tecnologia Touch 3D em outro nível com o que mais parece ser uma auto-capacitância que pode sentir vários dedos no display do dispositivo, bem como aderência em torno das bordas da tela. Esse recurso abre muitas possibilidades para a interação entre o usuário e o dispositivo.
Assista ao vídeo de demonstração para entender melhor:
Mesmo com esta ideia sendo um tanto interessante, não é tão convincente o quão as interações seria útil para nós. Mas uma coisa é certa, o projeto não está de fato morto e parece que a Microsoft Research vai continua a explorar a tecnologia e, quem sabe num futuro próximo isso venha de uma forma melhorada em um dos dispositivos móveis da empresa.
Via: MSPU
12 Comentários
Fiquei observado foi sistema usado no telefone, aquela parte que mostra as pastas, parece alguma versão do windows desktop
Aquilo é um app.. Possivelmente, uma versão que nunca foi liberada do Windows Phone com uma att da suite office (possivelmente alguma atualização exclusiva dos Lumias, por causo do 1030)
Acho bem interessante esse recurso, talvez até mais que o desenvolvido pela Apple, pois pressão na tela é interessante, mas muito mais interessante é o telefone poder se antecipar ao usuário antes de do toque na tela, como por exemplo, ao invés de tocar na tela para ocultar os menus do APP e visualizar um vídeo ou uma foto em tela cheia, muito mais intuitivo tirar a mão de perto do que tocar para ocultar, e para exibir os controles novamente apenas chegar com a mão perto, além de outras interações bem interessantes que foram exibidas no vídeo, como aquele jogo de futebol que a chuteira interagia com os dedos exatamente como se eles fossem as pernas e a tela o campo.
Espero que esta tecnologia fique comercial, pois tem um grande potencial.
Com certeza as proximas gerações virão com essa tecnologia..
O nome Touch 3D é pura publicidade. Isso na verdade não passa de um sensor de proximidade, especificamente um touchscreen capacitivo comum, porem na versão “on-cell, onde o sensor de toque fica sobre a camada exterior de vidro, o que nos possibilita aumentar o nível de sensibilidade do toque nas configurações do sistema, tornando possível usar com luvas, ou até mesmo sem encostar na tela. Já vimos isso em alguns aparelhos Lumia, como o 520 e 1020. E como Isso funciona? É bem simples. O touchscreen capacitivo “on-cell”, não usa pressão, mas sim energia sinética, que é gerada pela troca de elétrons entre as pontas de nossos dedos com os eletrodos da camada exterior da tela. Quando os valores se sensibilidade são aumentados, temos isso que estão chamando de erroneamente Touch 3D. Mas na minha opinião para ser 3D seria preciso uma câmera com a tecnologia RealSense apontada para baixo.
Ficou bem explicado, mas a questão de 3D touch é pq ao invés de apenas mover os eixos X e Y, tocando ou não na tela, eles estão sendo capazes de medir a proximidade “eixo Z”, por isso o 3D, X, Y, Z. Podem até estar usando conceitos diferentes para mexer cada eixo, X == Y != Z, mas é isso que estão fazendo, interagindo em 3 dimensões com o dedo, 3D touch é um nome amigável que resume a interação, apenas isso, não só publicidade (apesar de ser um pouco também).
se eu pudesse te dava uns 100 likes
Uma pena o fim dos lumias.
É só especulação, nada confirmado.
Onde viu isso?
Claro né cara, a nokia faliu
A Microsoft® com certeza vai colocar esse recurso no surface phone . que vai ter um preço bem salgado.