Já sabemos que, o Windows 10 Mobile possui uma espécie de subsistema do Android que possibilita a execução de alguns aplicativos em extensão APK, parte do projeto Astoria.
Project Astoria vem com o missão de solucionar o maior problema do Windows Phone: A lacuna de falta de aplicativos. Um projeto ambicioso que por muito tempo levantou receios nos usuários quanto a possibilidade do sistema se tornar dependente das apks, trouxe alivio aos corações angustiados no seu anúncio.
No qual ficou claro que o projeto vinha com o intuito de migrar/portar os apps, aproveitando praticamente 100% do código da aplicação, e não emula-los sob o sistema da Microsoft. Porém, há alguns dias atrás, com o inicio do beta da aplicação, dados vazados permitiram a criação de ferramentas que viabilizam o instalação de aplicativos Android, em sua plena extensão APK e sem qualquer modificação, algo que a maioria temia.
Demorei um pouco, mas finalmente consegui dá uma palinha em vídeo sobre essas ferramentas de instalação de apks no Windows 10 Mobile:
Como podemos ver no vídeo publicado em meu canal “meu-smartphone“, eu destaquei alguns pontos sobre o projeto em questão e a instalação dessas aplicações em .APK, que por sinal, demonstrei como funciona.
Espera-se que o projeto seja lançado publicamente o mais breve possível para que os desenvolvedores possa trabalhar na portabilidade de suas aplicações.
Baixar novo programa para instalação de arquivos APK.