Um dos maiores enigmas sobre a plataforma da Microsoft está relacionada com o Windows 10 Mobile. A empresa continua dando suporte a plataforma, trabalhando em futuras atualizações para o sistema operacional. O plano em torno disso gira com relação a um sistema operacional unificado entre PC e móvel, combinando aplicações desenvolvidas para a plataforma Universal (UWP), o que impulsionaria Windows Phone para criar um forte ecossistema de aplicativos através da Windows Store.
Esse sonho obviamente ainda não se concretizou. Em Junho de 2015, o ex-CEO da Nokia Stephen Elop deixou a Microsoft, presumivelmente por razões relacionadas com o anúncio no mês seguinte que a empresa estava com novos planos depois do anuncio da demissão de até 7.800 cargos, principalmente no setor de telefonia. Foi uma declaração clara de não confiança no Windows Phone.
Dito isto, a Microsoft não abandonou Windows Phone e está avançando aos poucos com o Windows 10 Mobile, com uma atualização significativa de preparação para a atualização de Aniversário do sistema operacional, prometida para julho deste ano.
Qual é então a estratégia da empresa com o Windows 10 Mobile?
Em uma pergunta na mente dos desenvolvedores, quando vice-presidente corporativo do Windows Kevin Gallo veio a Londres para apresentar o Build Tour, um resumo do evento para desenvolvedores que ocorreu em Março, em San Francisco. “Podemos obter qualquer atualização sobre o que está acontecendo com Windows Phone?“, Perguntou um participante.
Kevin Gallo fez o possível para minimizar as controversas que isso poderia causar e respondeu. “Windows Phone está totalmente recebendo suporte. Estamos totalmente trabalhando por trás dele. Nós não estamos abandonando o setor móvel“, disse ele. “Não há nenhuma mudança a respeito de nossa direção ou estratégia com relação a liberar o software para dispositivos com Windows Phone“.
Dito isso, ele admitiu a mudanças a respeito do hardware. “Nós realmente estamos focados com o que fizemos com os PCs com Windows,” ele disse, “vamos trabalhar na categoria de inovação como fizemos com o Surface, e outras fabricantes“.
Já em um evento de grupo de usuários Windows mais tarde, Gallo foi mais sutil. A empresa vai concentrar-se principalmente no segmento empresarial, ele disse aos participantes. A estratégia de lançar dispositivos de consumo low-end da Nokia nunca ia trazer retorno. Portanto, o segmento corporativo é a força da Microsoft.
Gallo teve cuidado para não fazer quaisquer anúncios, tudo o que disse soou com a ideia de que, pelo menos, mais um telefone da Microsoft, voltado ao mercado empresarial chegaria até as prateleiras. A nova estratégia também se encaixa perfeitamente com dispositivos de terceiros como o HP Elite X3, apresentado no Mobile World Congress, no início de 2016, um telefone da empresa que traz suporte ao Continuum.
O problema, porém, é a falta de aplicativos de terceiros. Isso pode não importar, se tudo que você precisa são as aplicações integradas em conjunto com UWP para escritório, talvez um ou dois aplicativos internos constituídos pela sua empresa, porém, será frustante para muitos usuários se o seu telefone não executar outras aplicações, tais como aqueles para a banca, viagens, pagamentos, e quase todo o resto.
A verdade é que o Windows 10 Mobile está em uma situação difícil, vítima de mudar de estratégia pela empresa, bem como a concorrência do Android e iOS. Sem o setor móvel, o conceito UWP não faz sentido; mas é difícil ver qualquer coisa diferente de uma pequena participação de mercado para o sistema operacional.
Via: MSPU Fonte: The Register
51 Comentários
Lendo isso hoje e lamentando aqui o quanto glorioso o w10m poderia ser e o quanto eu estaria o usando e consumindo seus produtos se esse continuasse sendo “a terceira opção”. E que bela opçao, hein? Tenho um saudoso Lumia 435 Dual Sim DTV na versão “mais recente” 15254_603 que zelo com todo amor pra manter nele um pedacinho da nostalgia dessa interface. Graças aos grupos do telegram que participo sobre MODS do Windows e demais recursos pra w10m que meio que “prolonga” um pouco seu uso, mantenho o meu Lumia sempre atualizado como posso, ainda usando ele como opção de consumo de conteúdo, bem como para algumas mídias sociais.
Vejam também: https://www.windowsteam.com.br/microsoft-reafirma-seu-compromisso-com-o-mobile-e-cita-o-surface-phone/
Tenho o Lumia 950 e estou muito contente com ele. Gosto do windos phone 10 acho que esta muito bem concebido mas ainda falta corrigir alguns bougs, no Lumia 830 da minha mulher a camera as vezes fica bloqueada e é necessario reiniciar o telemóvel. Neste momento o principal problema é a falta de variedade de modelos de telemóveis para todos os preços. Esperemos que as marcas OEM comessem a lançar dispositivos com windows phone 10 pois o SO é muito bom.
A pior coisa que o Uanderson fez foi unir notícias das 3 plataformas. Porque, agora, o que era pra ser um blog de notícias dos usuários do Windows, como foi desde o começo, está sendo invadido desnecessariamente por “FAN BOYS” remelentos de Android e iOS. Aparece nego de dentro dos bueiros pra falar bobagem para pessoas que gostam da plataforma, de que adianta…
Só que você não reparou foi quê, a maioria dos leitores migraram pro Android e como a Microsoft não tem mais planos com o Brasil, eu tenho outra opção além de expandir as notícias assim como muitos sites fazem?
Não disse que você não deveria ter feito, eu só não gostei. É triste ver nosso antigo “clubinho” sendo “contaminado”..
Depois de três smarts com wp, há um ano fui pro Android. Continuei te seguindo de lá pra cá (pois ainda era muito ligado à plataforma), mas hj, se fosse só wp aki, eu não seguiria mais (já deixei de seguir todos os outros q seguia). Mas vc fez muito sucesso com o wp, imagino q seja uma mudança difícil pra vc e cheia de dúvidas em alguns momentos. Mas não vejo outro caminho, tinha q fazer (acho até q vc demorou)
Sabe como funciona a cabeça do ser humano, principalmente aqueles que defendem o sistemas Open Source como Linux e Android é, o monopólio faz mal, faz mal no caso do Windows no Desktop, mas eles amam o monopólio do Android. Na realidade, ter mais sistemas sendo oferecidos, vai obrigar as concorrentes melhorar mais e mais seus sistemas, mas o povo não quer isso, prefere o Android e pronto. Se fazermos uma analise, a Google não estava nem ai para o Android, ela lançava versões novas, mas nunca se preocupou com a fragmentação, nunca se preocupou em levar vários novos recursos nativamente no Android, argumentava que o defeito do Android em rodar bem em alguns celulares era a fragmentação e ai chega o Windows Phone e roda perfeito em aparelhos de baixo custo, com vários Hardware diferente, e pode perceber que a Google passou a melhorar e adicionar mais recursos nativamente no Android com o surgimento do Windows Phone, pois o Android passou a ser criticado pela mídia, ao testar o Android com o Windows Phone, onde a única vantagem do Android era apenas aplicativos e somente isso, e ter recursos a mais (versões modificadas), porém oAndroid Puro era tão capado quanto o Windows Phone, aliais, num teste, ou comparativo na época, Android Puro Kit Kat versus o Windows Phone, foi constatado o Windows Phone com mais recursos, mas pecava nos aplicativos.
No final da entrevista a frase diz o seguinte: “mas é é difícil ver qualquer coisa diferente de uma pequena participação de mercado para o sistema operacional ”
ÓTIMO!!! Era tudo que eu precisava ler para crer que o sistema continua! Tô pouco me lixando se android e iOS vão continuar dominando o mercado de SO! Quero mais é essa exclusividade que o Windows Mobile me dá, e que aquele que nunca teve não sabe como é bom! Como diz um ditado: _ Quem não sabe pra onde vai, nunca saberá se chegou.
Acredito que o WP seja o último elo do ecossistema. Como o sistema ainda não está finalizado, eles pararam de lançar Lumias, pois não venderiam. Se o W10 PC ainda não está finalizado, imaginem o WP!
O que me incomoda no WP é a qualidade dos apps.
Tem odos que uso, mas ainda estão meio que em “beta” como o Instagram e o Facebook.
Exemplo: Mesmo com um SD classe 10, o face demora 30″ pra abrir. O insta leva 11″.
Problema do app ou do sistema?
Na memória interna demora menos, mas demora… Mas tenho um 640XL LTE… Tem 8GB de interna… E aí?
São esses “problemas” que incomodam. Só vejo cumulativas que não resolvem nada.
Mas tenho ciência do que tenho em mãos. E vamos ajudando a desenvolver om os feedbacks.
Se não mudar, espero a Nokia e vou pro android tranquilamente.
Resumindo, ela fará Smartphone Top de linha para as empresas, e as OEMs para nós usuários. Veja que os Tablet é assim com o Surface Pro, e as outras fabricam Tablet mais em conta… Quem não entendeu e fica matando o sistema, entenda agora.
Só tenho uma coisa a dizer:
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A presa é inimiga do predador, que quer comer a presa e tal…
Kkkk agora se você tá dizendo que o predador é perfeito, daí sua frase tem algum sentido.
Se voce nao gosta da plataforma do Windows, porque perde seu tempo lendo as noticias comentando ?
Também tô curiosa para saber o por quê?! E não é só ele, são vários. Tudo bem, não gosta do Windows Phone? Trocou o seu por um Android ou IPhone e sente que foi a melhor coisa que fez na vida?! Legal, que bom que está satisfeito mas o que muda na sua vida ficar aqui ou em qualquer outro lugar e ficar detonando a Microsoft????
Ele odeia o sistema da microsoft, ele vai em vários sites da microsoft falar mal.
“Setor Corporativo”…
Isso pra mim, ja diz muita coisa:
Windows Berry.
A idéia e fazer serviços corporativos em conjunto. Com o uso pessoal.
Bobo é quem acredita nessa teoria.
ATUALIZEI MEU L730 e desde a (RED..14.371): Sumiram os bugs e está rápido (fluido) em tudo. Agora sim recomendo o sistema… Fluidez e Apps chegando à loja (Windows store) todos os dias. Tudo que há tempos pedíamos a Microsoft. Engraçado que, se esses acontecimentos estivessem acontecendo a uns 6 meses atrás, não existiriam os “pessimistas e coveiros de plantão” e a plataforma w10 mobile seria a melhor do mundo. Não entendo vçs que reclamam tanto, afinal tudo que pediam a ms está acontecendo, apesar do monopólio das outras empresas. Se nao tem paciência, PAREM DE FALAR MAL e corram pras concorrentes, afinal vçs são livres, nada os empedem.
Marcelo estou contigo cara.
Querem erem com os outros
Val
O povo descabelando por algo que nem ainda foi lançado…Keep Calm.
Será que teremos um smart que a principal função será usar apenas office e seus apps universais?
Just a dream […]
pressa*
Nao acredito nisso, apesar de tudo a Microsoft tem nome tem prestigio, Acho que falta é um pouco de Marketing e comunicação com os usuarios … A MS NAO FOI DERROTADA AINDA ESTAMOS DE PÉ. so volto pra Android quando realmente a MS declara o fim da linha Mobile enquanto isso sigo feliz e na torcida pela Plataforma Windows 10 mobile
Falou tudo. Passa whats?
“Ainda estamos de pé”????
Agora você é acionista da empresa?
Kkkkkk, fanboy me diverte demais
Fica quieto seu hater de merda, respeite a opinião dos outros. Não é porque você gosta de chupar rola que os que não gostam tem chamarão de faboy.
Que nível sua resposta né.
Tentei responder ao mesmo nível de sua idiotice.
em 2020 ?
Logo depois do lançamento oficial (29 07 16) aos poucos as coisas vão ficando claras.
Nem quero fazer previsão concreta de anda. Quem sou eu para isso.
Era melhor a nokia n ter nem vendido a parte de smartphone pra Microsoft simplesmente acabou com td q a nokia construiu, era tao simples ter deixado como tava e as duas ia sair ganhando!!!
A Nokia estava tendo muito pré-juízo com a linha mobile, por isso foi lucro vender.
Qual o dia do mes de julho
29
Aguardando ansiosamente a atualização de aniversário! Espero que venha muitas novidades..
Quando é o aniversario ?
julho
Windows mobile é por agora um complemento do sistema Core UWP (pc, Xbox, Mobile, Hololens, Surface Hub) não há razão de abandonar essa plataforma, veremos para ano que vem 2017 o que vai dar.
A atualização de aniversário deve vir sem muitas novidades pra mobile, acho que vai ser maior pra PC. E espero que no prazo prometido para aliviar a má fama de atrasos.
Sinceramente estou decepcionado com a plataforma eles deveriam ser mais específicos, deveriam colocar uma coisa nova na plataforma eles poderiam continuar com o desenvolvimento do projeto de migrar aplicativos, deveria dar mais assistência com os usuarios ela simplesmente deu um tiro no seu próprio pé no ramo de smartphones ninguém n quer windows phone estava querendo vender o meu e a primeira coisa q a pessoal perguntou era se era android !!! Estou querendo largar esse sistema so me falta a oportunidade
Mas a Microsoft inovou, que outra plataforma nos traz apps universais? E o continuum é surpreendente, um smartphone que tbm é um computador.
A unificação do móvel cm PC é uma excelente jogada
Inovou jovem: Tiles, Modo Continnum, Unificação total, Integração Total, Aplicativos Universais, entre outros, quem não inova a anos é o Android e o IOS, aliais, até o 3D Touch foi uma copia das Tiles Interativas mostrada pela Microsoft, o qual ela não colocou ainda, pois ela quer amadurecer e muito estas Tiles.
Nessa Atualização de aniversário estou vendo que nós é quem vamos receber o presente de grego! E que bom que ele reconhece que não tem como concorrer com o Android e o IOS, WP ainda falta muita coisa e básicas que é o que mais me assusta.