Desde as primeiras versões do Windows Phone, os dispositivos tem suportado apenas processadores Qualcomm Snapdragon. Mas parece que Microsoft está quebrando essa classificação, pois vimos o primeiro dispositivo equipado com um processador Rockchip RK3288W SoC, o Pipo U8T, mostrado na CES 2016.
De acordo com o site Winfuture.de , algumas fabricantes de smartphones no Mobile World Congress 2016 estavam confiantes de que o suporte a este processador estava a caminho.
A fabricante ODMs reclamou que havia uma barreira para a entrada no uso de processadores Snapdragon, relatando que eram demasiadamente elevados, fazendo as fabricantes desembolsar meio milhão de dólares apenas para se tornar um cliente da empresa. De acordo com a fonte em questão, os processadores da MediaTek melhorou muito o desempenho e eles podem oferecer um custos ainda mais competitivos do que com os produtos da Qualcomm. O Windows 10 Mobile, aparentemente, já suporta tais processadores, restando apenas ser incorporados com base nas política da Microsoft.
Empresas tais como a Xiaomi, Lenovo e Acer usam processadores MediaTek em alguns de seus aparelhos. Ainda em 2015 eles surpreenderam o mercado lançando dispositivos equipados com Helio X20, que é um processador com incríveis 10 núcleos de processamento.
Não se sabe ainda se todo este trabalho irá resultar em produtos reais, ou se a relação entre a Qualcomm e a Microsoft continuará a ser exclusiva para telefones, mas os dispositivos como o Pipo U8T demonstra claramente sua capacidade em substituir os processadores da Qualcomm.
Via: WMPU