Mais um mês se vai e mais uma pesquisa do AdDuplex chega para nos mostrar dados sobre a plataforma da Microsoft, que não são tão diferentes dos apresentados no mês passado.
Com resultados voltados para o mercado americano, podemos ver que o Lumia 640 continua reinando com a fatia de 20.2% dos smartphones ativos com Windows, seguindo perto dos Lumias 950, 650 e 950 XL. A noticia ruim fica por conta do Elite x3, a grande aposta da HP não ter causado todo impacto esperado, ficando na 19ª posição do ranking.
No entanto, a surpresa é ver que o Idol 4S recentemente lançado pela Alcatel no mesmo dia do último evento da Microsoft, está ocupando a 16ª posição. É importante notar que o Idol 4s só tem um mês no mercado, mostrando resultados superiores ao modelo da HP e exibindo um potencial maior para as vendas do fim do ano. Um dos motivos desta diferença está relacionado ao modelo de vendas, uma vez que o Elite x3 só é vendido por uma operadora, sendo estas as maiores responsáveis pelas vendas em larga escala para o padrão de compras americano.
Com o resultado do novo flagship da empresa, a Alcatel fica com 6.2% de participação entre as vendas de dispositivos com Windows 10 Mobile, o que não é nada mal para uma empresa que tem apenas dois dispositivos rodando com a plataforma. No demais, a linha 6xx continua a dominar com 57% da base dos Windows Phones, ainda que o Lumia 650 fique apenas na 9ª posição com 2.6%.
Nos Computadores também se tem novidades, uma vez que mais que 90% dos usuários da plataforma Windows já atualizaram para o update de Aniversário, mostrando que a estrategia de atuar como um serviço está funcionando e diminuindo ainda mais a fragmentação das versões.
É incrível ver que 83% dos dispositivos móveis com Windows estão nesta mesma versão e 8.1% estão testando as primeiras builds do Creators Update, ainda que para simplesmente atualizar para a primeira compilação oficial do Windows 10 seja preciso fazer uso de um procedimento nada intuitivo ligado a um aplicativo.
O sucesso da Anniversary Update’s tende a trazer maiores avanços para a plataforma, uma vez que tanto a plataforma universal quanto os programas tradicionais poderão fazer uso das novas API’s existentes na atualização, incluindo as ferramentas ligadas os projeto Centennial.