Um dos planos da Microsoft para futuro é estar presente para todos e em todos os lugares possíveis, logo, podemos dizer que a empresa está fazendo isso de forma exemplar. Uma vez dominante nos computadores, a companhia invadiu todos os sistemas operacionais de smartphones, emplacou um console, trouxe vestíveis, entrou no mundo IOT, e até já lidera o mercado de realidade aumentada. E ainda que não haja uma solução de hardware própria da empresa para este mercado, os carros não escapam da vista de gigante.
Após firmar uma acordo que trará a assistente virtual do Windows para a nova linha da Volvo, é hora da Cortana chegar aos automóveis da Nissan e BMW. Através de uma parceria com estas grandes companhia de carros, podemos esperar uma plataforma conectada aos veículos da empresa, integrando de forma completa não só à assistente como também o Azure e Office 365.
Durante a CES 2017 a Nissan apresentou um conceito de como funcionará esta integração, mostrando tudo oque será possível fazer com a vasta inteligência virtual da simpática e inteligente Cortana. Aprendendo e se adaptando aos gostos e costumes do motorista, a assistente vai ser capaz de oferecer trajetos, informações sobre clima, noticias, lembretes, agenda e até mesmo sugestões inteligentes. A BWM ainda demonstrou como ela planeja trazer a assistente para um display diretamente conectado ao carro (to topo da matéria).
Após estes anúncios, a Microsoft deixou claro que tem planos de oficializar a sua plataforma para automóveis até o fim deste ano. Com o poder da nuvem, a empresa vai oferecer os seus serviços para aperfeiçoar os carros de suas parceiras, assim como capacitar a criação de carros autônomos com a inteligência da Cortana. O executivo de desenvolvimento de negócios da Microsoft, Peggy Johnson, alega que “a Microsoft não está construindo seu próprio carro inteligente. Em vez disso, queremos ajudar as montadoras a criarem soluções de automóveis conectadas que se encaixem perfeitamente com suas marcas”.