Quando acionamos o recurso “hey Cortana” através de um telefone, tablet, PC e Console de jogos que executam o Windows 10, isso pode causar confusão entre os dispositivo com eles despertando ao ouvir você dá o comando, dando resultados imprevisíveis. A Microsoft já pensou nisso e propõe uma solução para isto através de uma nova requisição de patente intitulada:
A solução iria comunicar uns dispositivos com os outros antes de serem acionados totalmente, decidindo qual dispositivo deve ser o único a ouvir o comando. Por exemplo, quando você está digitando em seu PC o seu telefone provavelmente deverá ignorar o comando.
Algo ainda mais interessante presente na documentação seria onde um dispositivo busca as capacidades do outro, por exemplo, se o seu PC está escutando você pedir para fazer uma chamada de telefone, o PC poderia entregar esse pedido para o seu smartphone.
Isso naturalmente vem como um benefício adicional para um ecossistema integrado, no qual ainda está sendo trabalhado pela Microsoft.
A patente pode ser visto aqui. Via: MSPU