A Nokia abriu processo judiciais contra a Apple por ter violado 32 de suas patentes, incluindo interface de usuário, software, antena, chipsets e tecnologias de codificação de vídeo. Na verdade, a Apple e a Nokia têm uma longa história de disputas legais e isso vem desde 2009 e 2011. A batalha de dois anos terminou com um acordo, que concedeu a Nokia receber royalties de cada iPhone vendido por um período determinado!
Em dezembro do ano passado, a Apple retrucou a Nokia, e a empresa finlandesa acabou respondendo por seu próprio processo diretamente contra a Apple. De um lado, tivemos a Apple, alegando que tinha direito de usar algumas patentes da Nokia, mas esta última transferiu as mesmas patentes para terceiros a fim de receber pagamentos por sua tecnologia. Segundo Tim Cook e companhia, isso era “anticompetitivo e abusivo”. Por outro lado, A Nokia alegou que a empresa Cupertino ainda devia pagamentos por patentes usadas em produtos Apple.

Hoje, entretanto, as duas companhias entraram em acordo para acabar de uma vez com tanta disputas em tribunais, com ambas concordando em uma licença de patente multi-year. De forma geral, a Nokia estará fornecendo certos produtos de infra-estrutura de rede e serviços para a Apple, enquanto a maça retomará a venda de produtos de saúde da Nokia, anteriormente conhecidos como Withings (agora uma marca de propriedade Nokia), em suas lojas físicas e on-line.
“Este é um acordo significativo entre a Nokia e Apple”, disse Maria Varsellona, Diretora Jurídica da Nokia. “Isso move nosso relacionamento com a Apple de disputas em tribunal para parceiros de negócios que trabalham para o benefício de nossos clientes.”
Jeff Williams a Apple também comentou sobre o acordo. “Estamos satisfeitos com esta resolução da nossa disputa e estamos ansiosos para expandir o nosso relacionamento comercial com a Nokia” , disse ele.
Os detalhes do acordo são mantidos confidenciais, mas a declaração confirma que a Nokia receberá pagamentos imediatos da Apple por cada produto vendido, seguido da receita adicional durante o prazo do contrato.