A nova atualização Windows Phone 8.1 (o Update 2) que está presente em novos aparelhos como Lumia 640, 640 XL, incluiu a capacidade de bloquear completamente um Windows Phone se ele for roubado, de tal forma que até mesmo um hard reset não vai torná-lo utilizável novamente. O novo recurso deve está presente também no recente anunciado Lumia 540.
O recurso, chamado “Reset de Proteção” pela Microsoft, que impediria do ladrão de remover uma senha, redefinir o telefone, Instalar uma nova ROM ou até mesmo piscando versões antiga do Windows Phone. Os dispositivos só devem voltar a ser utilizáveis por meio do próprio usuário com contas legítimas da Microsoft, o que significa que o dispositivo será amplamente inutilizável. Há excepção das peças do aparelho, o recurso que já existe no iPhone levou a uma redução drástica de furtos e roubos.
Redefinição de Proteção normalmente deverá ser ativado em conjunto com novos dispositivos, mas por outro lado pode ser habilitado a partir do menu “Find My Phone” em Configurações.
Você pode verificar o status atual do Reset Proteção de um dispositivo apenas com IMEI no site da Microsoft aqui . Mesmo depois dos aparelhos serem vendidos os utilizadores registados podem desativar a proteção de reposição, indo em Find My telefone aqui também no site da Microsoft, e gerar uma chave de recuperação que pode ser enviada para o novo proprietário do aparelho.
No caso de aparelhos de segunda mão é importante verificar se a proteção foi realmente desativada. Isso poderá ser feito neste link fornecido pela Microsoft usando o IMEI, apenas digitando * # 06 # no telefone.
Infelizmente o novo recurso não foi lançado para aparelhos atualizados recentemente para GDR2 através do Windows Insider, mas parece que será incluído com o Windows 10 Mobile (imagem acima). Então, provavelmente, todos os usuários do Windows Phone em breve poderão desfrutar do mesmo nível de proteção.
Via: WMPU