Este mês foi escolhido pela empresa de Redmond para jogar as cartas na mesa e mostrar quais são as suas propostas para sacudir o mercado, ainda que não seja o momento ideal para quem está aguardando um foco mobile.
Junto com o anúncio de novos hardwares como o Surface Book e o incrível Surface Studio, o Windows 10 Creators Update foi anunciado como a nova atualização para o todos os dispositivos que rodam Windows 10 e traz diversas novidades de valor: suporte a realidade aumentada, 3D, integração do recurso My People, jogos em 4k e broadcasting. Porém não foi só isso. Através do vídeo promocional da nova atualização, é possível afirmar que a empresa deu algumas pistas sobre mais funções das quais não foram citadsa e que com certeza vão fazer você ficar ainda mais interessado!
Action Center
A Microsoft alterou a central de ações mais uma vez, atendendo pedidos de muito tempo atrás: agora temos medidores deslizantes para controlar áudio e brilho da tela, nos permitindo ajustar a nosso gosto ao invés de ficar refém das opções que iam de 25 em 25 porcento. Além disso, os toggles presentes foram redesenhados e os indicadores foram remanejados, aproveitando melhor e espaço e recheando mais a àrea de funções.
Cores em destaque
Para os que valorizam a personalização: agora é possível modificar ainda mais as cores de destaque. Isso por que a Microsoft adicionou um regulador para trabalhar com cores customizadas, possibilitando que você coloque o tema com a cor que você quiser, sendo possível ousar ao máximo e sair do padrão da palheta disponível.
Temas para Windows na loja
Se novas cores não são o suficiente para você, então talvez goste de saber que a Windows Store agora oferece temas completos para mudar a cara do seu sistema. Você pode adotar um perfil ainda mais pessoal para o seu dispositivo, colocando um tema do seu personagem favorito, ou de um jogo/filme que você goste muito.
A barra de Pessoas
Como uma das grandes novidades da nova atualização, a Microsoft apresentou como novo recurso “My People“, que se integra a barra de ferramentas, mas isso se estende a também um Widget completo. Com este Widget é possível rapidamente alternar entre o email e o Skype e facilmente entrar em contato com o amigo desejado. Por enquanto não foi anunciado nenhuma integração com terceiros, o que seria uma bela adição.
Groove Music Maker
Como uma bela surpresa, a Microsoft aparenta estar trazendo um app chamado Groove Music Maker, que apresenta várias funções para que o usuário possa criar músicas e remixa-las, semelhante ao que os apps Surface Music Kit Remix – que nunca foi disponibilizado para todos- supostamente faz. Utilizando uma interface touch simplificada, o app te permite construir novas melodias, assim como trabalhar com riffs prontos disponíveis ou até mesmo com sons já finalizados. Este recurso é mais um dos que fazem jus e reforçam o foco da atualização aos criadores.
Suporte completo do Word a canetas
A empresa de Redmond vem indicando desde o inicio deste ano as mudanças relacionadas ao uso de canetas inteligentes no sistema conforme as explicações sobre o Windows Ink no evento passado, porém apenas agora vimos estas funções de fato inseridas em ferramentas como o Word. Conforme é possível verificar no vídeo promocional divulgado, será possível manipular e deletar os textos muito mais facilmente, e até mesmo deixar comentários para edição compartilhada utilizando o Windows Ink.
Navegação no Microsoft Edge
Foram observadas no vídeo promocional também novidades sobre o navegador Microsoft Edge, mais precisamente relacionadas a facilidade de uso. Agora é possível fazer uso de um “alternador de abas”, permitindo navegar entre as abas apenas expandindo o preview da mesma. Aparentemente é possível verificar o desenvolvimento de um gerenciador de sessões, possibilitando recuperar páginas fechadas depois de fechar ou reiniciar o navegador, sendo elas até mesmo de dias ou semanas atrás.
Windows Defender
Por último mas não menos importante temos a atualização do Windows Defender, que parece ter deixado de ser um programa convencional e passado a atuar como um aplicativo universal. Esta mudança, indica mais um passo em direção a substituição dos clássicos programas win32, que talvez estejam vendo o seu tempo acabar.
https://www.youtube.com/watch?v=zdJBurRbT4o