Nokia decide abandonar de vez a Rússia por tempo indeterminado

A empresa finlândesa acaba de anunciar sua saída, suspendendo suas operações no mercado russo por tempo indeterminado. Segundo a empresa, o encerramento se deve aos recentes conflitos entre a Rússia e Ucrânia afim de cumprir as sanções feitas contra a Rússia.

De acordo com o comunicado oficial publicado pela companhia, ela não irá parar de oferecer suporte para que as redes existentes no país permaneçam funcionando mesmo após sua saída e afirma que mercado russo representou apenas 2% do seu faturamento em 2021, enquanto outras regiões estão apresentando forte demanda por produtos Nokia. A HMD Global responsável pelos celulares Nokia também já abandonou o país.

Comunicado oficial:

“Nokia sairá do mercado russo, sem impacto nas perspectivas financeiras

Espoo, Finlândia – Ficou claro para a Nokia desde os primeiros dias da invasão da Ucrânia que continuar nossa presença na Rússia não seria possível. Nas últimas semanas, suspendemos as entregas, interrompemos novos negócios e estamos transferindo nossas atividades limitadas de P&D para fora da Rússia. Agora podemos anunciar que sairemos do mercado russo. Durante este processo a nossa prioridade continua a ser a segurança e o bem-estar dos nossos colaboradores.

Por razões humanitárias, os governos ocidentais expressaram preocupação com o risco de falha na infraestrutura crítica da rede de telecomunicações na Rússia. Eles também enfatizaram a importância de garantir o fluxo contínuo de informações e acesso à Internet, que fornece perspectivas externas ao povo russo. Portanto, à medida que sairmos, visaremos fornecer o suporte necessário para manter as redes e estamos solicitando as licenças relevantes para habilitar esse suporte em conformidade com as sanções atuais.

Felizmente a empresa não sentirá tanta queda nos seus lucros com a saída devido ao seu baixo faturamento no país. A Nokia assim como a Ericcson e a Apple fazem parte das várias outras empresas que também decidiram abandonar a federação russa. Até o momento, o governo do país não deu nenhuma resposta sobre o assunto.

Via: NokiaPowerUser

Sobre Eliel Santana